ESAD.CR

Sabrina Rufino e José Roque

15 DE ABRIL DE 2024, 15H
ESPAÇO VERDE EM FRENTE À BIBLIOTECA – ESAD.CR

Traz a tua manta de picnic, toalha de praia e chapéu de sol!

A Unidade Curricular de Seminário da Licenciatura em Design Industrial, volta a ocupar os espaços informais da ESAD.CR para receber convidadas e convidados para debater “Futuros Plurais” e as mudanças do pensamento e das matrizes da interseccionalidade na disciplina do design, questionando as suas implicações no mundo contemporâneo e usando o design e as suas criações como inspiradores de reflexões emergentes.
Cada seminário é um espaço de encontro, escuta e descoberta da/o convidada/o e do seu trabalho, mas também de projecção dessas contribuições para os passos seguintes no percurso dos estudantes e para a investigação em design.

Sabrina Rufino
Esta investigação pretende, através da criação de objetos, mitigar o estigma associado às pessoas com deficiência visual, promover a sua independência e acesso à informação. Como base de trabalho, realizou-se um estudo junto com a comunidade cega e de baixa visão através de entrevistas com pessoas com deficiência visual, familiares, técnicos de mobilidade e a direção da Associação de cegos e amblíopes de Portugal (ACAPO) de Aveiro, de modo a recolher as suas experiências e desenvolver os projetos de acordo com as suas necessidades. Criaram-se três projetos: um jogo de palavras, que leva ao contacto entre pessoas normovisuais e pessoas cegas ou com baixa visão, estimulando a descoberta sobre o universo das pessoas com deficiência visual através partilha de experiências e da reflexão sobre as barreiras do quotidiano; Um conjunto de seringas táteis, que permitem medir pequenas quantidades de líquidos, permitindo a autonomia e autodeterminação no cuidado com a saúde assim como no cuidado dos outros; Um estudo exploratório de etiquetas táteis para identificação de alergénicos de uso abrangente não recorrendo ao braille. Os resultados alcançados permitiram confirmar a importância de incluir as pessoas no processo de design de forma a gerar soluções que vão de encontro às suas necessidades reais.

Sabrina Rufino é licenciada em Design pela Universidade de Aveiro, Mestre em Design de Produto na ESAD CR. e a terminar o mestrado em Design para a Saúde e Bem-Estar. Depois de terminar a licenciatura trabalhou como estagiária de design de produto na empresa irlandesa WASP onde pôde explorar as capacidades de fabrico aditivo utilizando a impressão 3D. É bolseira de investigação do LIDA – Laboratório de Investigação de Design e Arte no projeto INOV.AM tendo sido também bolseira no ciTechCare – Center for Innovative Care and Health Technology nos projectos co-design for Independence e GRASPon. Os seus interesses residem nos métodos de prototipagem rápida, no design inclusivo e na relação entre o design e a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

José Roque
Portugal é o quinto país da União Europeia com maior prevalência de problemas de saúde mental, sendo que os problemas mais proeminentes são as perturbações de depressão e ansiedade. Esta investigação teve como objetivo propor objetos auxiliares para a área de saúde mental, especificamente para problemas de ansiedade. O projeto teve como objetivo materializar diversos estudos teóricos. A finalidade pretendida foi desenvolver objetos, funcionais e aplicáveis a casos reais que ajudem a lidar com algumas das incapacidades ligadas a esta doença.

Meu nome é José Almeida, sou um profissional de Design Industrial de Aveiro, com um Mestrado em Design de Produtos, concluído em setembro de 2022. Tenho particular interesse na área de modelação 3D e na inovação de produtos. Anteriormente, desempenhei o cargo de Designer de Produtos na empresa Next Light, onde adquiri uma significativa experiência no campo da iluminação industrial. Posteriormente, passei a ser Designer Técnico na Solancis SA, onde cuidei de vários projetos de clientes. Além de certificar da qualidade dos projetos, trabalhei de perto com equipas diferentes para garantir que tudo saía de acordo com o pedido do cliente.