ESAD.CR

SEMINÁRIO
22 DE ABRIL DE 2024, 15H
ESPAÇO VERDE EM FRENTE À BIBLIOTECA – ESAD.CR

Traz a tua manta de picnic, toalha de praia e chapéu de sol!

O seminário “Social 3D Printing” irá explorar o potencial transformador da impressão 3D para o desenvolvimento de projetos de inclusivos e sociais, abrindo caminhos para uma economia mais democratizada e sustentável. Num primeiro momento serão apresentados e discutidos os potenciais desta tecnologia na criação de soluções personalizadas, ou em pequena escala, em contextos em que a indústria tradicional não consegue dar resposta. De seguida serão apresentados alguns projetos desenvolvidos no LiDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes da ESAD.CR

Renato Bispo
Doutorado em Design, Diretor do LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes, Coordenador do Mestrado em Design de Produto e Professor Adjunto na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR) onde leciona desde 2001. Desenvolve uma abordagem humanizada do design onde a diversidade humana assume um papel central no desenvolvimento de novos produtos. Conduz investigação na área do design inclusivo à cerca de 20 anos, focando-se no desenvolvimento de produtos antiestigmatizantes para o envelhecimento e incapacidade, o que o levou a publicar vários livros e artigos científicos; a coordenar e participar em projetos; a dinamizar workshops; a orientar trabalhos académicos; e a apresentar regularmente comunicações em conferências. Na área do design inclusivo, colaborou com diversas instituições, nomeadamente, como consultor da unidade Design Response da ExperimentaDesign (2010); como membro da Comissão Técnica Acessibilidade e Design Inclusivo do IPQ – Instituto Português da Qualidade (2009 – 2010); como consultor do Centro Português de Design (2001 – 2010); como formador na área do Design Inclusivo  do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação (2009), do IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (2006 – 2008), do ICEP – Instituto das Empresas para os Mercados Externos (2005 -2006) e da EPUL – Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (2004); e como membro da direcção da APDR – Associação Portuguesa para o Design e Reabilitação, representante portuguesa no EIDD – European Institute for Design e Disability (2002 – 2004).