Save the Date – ABALADIÇA

[one for the road]

Exposição do Ano da ESAD.CR

8 A 12 DE MAIO, 2024

Partindo do regionalismo alentejano, “abaladiça” é a última bebida que se toma antes de sair de um bar ou de uma festa. Uma para o caminho, consumida na despedida, marca de um momento especial: a derradeira ronda de um percurso, seja este um regresso a casa ou o início de uma nova jornada. ABALADIÇA, a exposição dos atuais finalistas da ESAD.CR, é uma imersão na longa partilha realizada entre estudantes dos diferentes cursos da escola, nas suas experiências e expectativas individuais e coletivas, onde o último gole é metáfora de conexão, impermanência e transição.

De 8 a 12 de maio, convidamos os visitantes a testemunhar o ato final destes alunos, atravessando corredores, átrios, salas de aula, ateliês, questionando as obras e os processos, desconstruindo padrões e propondo novas questões ao mundo contemporâneo. Cada obra, cada objeto, abre para uma narrativa, para uma expressão única e singular que convida à reflexão.

A exposição assinala o culminar de vários anos de aprendizagem, autodescoberta e os desafios da entrada eminente no mundo artístico profissional, diferentemente expressos em sonhos, angústia, medo, vazio, curiosidade, nostalgia, entusiasmo e ousadia. Dos brindes entre amigos às viagens solitárias, das promessas do que virá às memórias do que foi, celebramos, ao mesmo tempo, esta despedida e o seu passo adiante.

Turma de 2º ano da licenciatura em Programação e Produção Cultural