Arquivo

ESAD.CR

design & storytelling | relações fortes

Plácido Afonso (M.Sc. Design Industrial)

AULA ABERTA
20 DE MAIO DE 2024, 14H30
SALA 10 DO EP1

Tanto o design quanto o storytelling são práticas antigas, porém, a sua importância continua crescente no contexto actual e tudo leva a crer que no futuro também.
O design, disciplina assumida e emancipada, secular até, teve um desenvolvimento exponencial a partir de meados do seculo XX, onde foram estabelecidos os principais fundamentos e vectores de orientação que continuam a ser válidos.
O storytelling embora usado desde os primórdios da invenção da linguagem ou narração (pictórica ou oral/escrita) assume (talvez) mais tarde que o design a sua importância “comercial”, ou seja, como ferramenta metodológica e sistemática para a venda de produtos, serviços ou experiências.
Embora no contexto do entretenimento (audiovisual), tenha mais de um século de existência, e no contexto publicitário tenha já estado particularmente activo no pós-guerra – sobretudo nos Estados Unidos – o storytelling assume agora uma importância determinante e uma especialização inédita que o torna numa ferramenta incontornável no sucesso comercial de quase tudo o que se queira vender. Para esta especialização, destaca-se o forte contributo das plataformas de streaming, que habituaram – especialmente neste século – os consumidores a epopeias, tanto em narrativas históricas como narrativas biográficas, mas também no desenvolvimento de histórias envolventes acerca de “factos” que antes seria improvável: (Mayday – Air Crash Investigation, National Geographic Channel / Discovery Channel / Disney+, 2003-present), (MH370: The Plane That Disappeared, 2023, Netflix), são exemplos paradigmáticos desta “recente” tendência – também conhecida por docudrama – que embora se considere os primeiros exemplos nos meados do sec. XX, revela agora a completa maturidade.
Assim, com as audiências ávidas por narrativas envolventes, sentimentais e emotivas, o storytelling comercial tem o caminho aberto para se expressar e apoiar o design – para o bem e para o mal – na sua abrangência plena.
Plácido Afonso, 2024

Plácido Afonso
Especialista em Gestão de Aeronaves, Marketing Digital e Imagem Corporativa.
Bacharelato em Design Industrial pela ESAD.CR – Escola Superior de Artes e Design (Caldas da Rainha, Portugal), Licenciatura em Design Industrial pela ESAD – Esc. Sup. de Artes e Design (Matosinhos, Portugal) e Mestrado também em Design Industrial na FEUP – Fac. de Engenharia da Universidade do Porto (Porto, Portugal). Investigação académica na Aalto-yliopisto, (Espoo, Finlândia) e vários cursos, incluindo Product Development Specialist na Koulutuskeskus Salpaus (Lahti, Finlândia) e Business Lead Program ’19 na Hanken & SSE Executive Education (Helsínquia, Finlândia). Vasta experiência no ensino, tanto em formação profissional como em contexto universitário, com destaque para o ensino na ESAD e na FEUP.
Sempre focado no interface, nas relações práticas e emocionais com o utilizador, com resultados frequentemente premiados ou seleccionados para representações – do design português – em exposições em vários pontos do planeta, como: Rimini (Itália), Londres (Reino Unido), Porto/ Lisboa (Portugal), Osaka/ Tokio (Japão), Pasila (Finlândia), Frankfurt/ Berlim (Alemanha), Madrid/ Barcelona (Espanha) e São Francisco (EUA).
Recebeu vários prémios e menções honrosas no “Prémio Jovem Designer” promovido pela AICEP / República Portuguesa, tendo posteriormente sido júri deste concurso em várias ocasiões, nomeado para integrar a delegação portuguesa, participando no concurso “Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo” na edição de Lisboa, Menção Honrosa “LG Electronics Design competition’99” LG Electronics / ICSID e Menção Honrosa “THE BSIDE 2.0 competition – 2016” Bologna Ass. of Architects.
Apaixonado pela aviação, tem desenvolvido projectos de Marketing Digital de Gestão de Aeronaves – com uma forte componente de storytelling visual imersivo e emocional – para várias companhias aéreas/agentes aéreos, nomeadamente a Jetflite (Finlândia).