Workshops à sexta 2024
Oficinas da ESAD.CR
WORKSHOPS
17 DE MAIO A 14 DE JUNHO, 2024
OFICINAS DA ESAD.CR
Para celebrar a primavera e com o estio à vista, as oficinas da ESAD.CR vão proporcionar momentos de encontro e trabalho com as/os estudantes, na forma de workshops. Nas 3 horas da sua duração, terás a oportunidade de conhecer e experimentar técnicas, estratégias, materiais e máquinas, aprofundando conhecimentos e criando entusiasmo e novas possibilidades para os teus próximos projetos.
Esta edição realiza-se entre 17 de maio e 14 de junho, as inscrições são nas oficinas e as vagas são limitadas. Despacha-te!
17 DE MAIO
Laminadora
OFICINA DE CERÂMICA E VIDRO – 5 VAGAS
Exploração das potencialidades da laminadora para a conformação de objetos a partir de planos de barro.
Risografia
OFICINA DIGITAL – 6 VAGAS
Realização de um trabalho gráfico de impressão através da técnica de impressão por Risografia. Este workshop consiste na realização do desenho (manual ou com auxílio de computador), preparação da arte final, alinhamento das Masters e impressão.
Introdução ao homestudio
OFICINA DE AUDIOVISUAIS – 5 VAGAS
Introdução á utilização de ferramentas de produção musical e sonora no contexto de home studio e sua história. Que DAW usar, plugins e outro software disponível assim como hardware indicado para uma diversidade de utilizações que a democratização dos meios audiovisuais veio permitir.
24 DE MAIO
Linogravura
OFICINA DE GRAVURA E SERIGRAFIA – 5 VAGAS
Exploração da técnica de Impressão em Linóleo. Serão apresentadas ferramentas, equipamentos e técnicas essenciais à realização de uma matriz em linóleo, assim como técnicas de impressão utilizando esta mesma matriz.
Peças de revolução com berbequim e engenho de furar
OFICINA DE MADEIRAS – 4 VAGAS
Exploração de técnicas que permitam realizar peças de revolução sem utilizar o torno. Os/as participantes poderão aprender a realizar peças de revolução pequenas e simples sem depender de equipamento específico, utilizando berbequim, aparafusadora ou engenho de furar.
Iluminação de cena
OFICINA DE TEATRO – 10 VAGAS
Conhecer a iluminação de cena desde aquilo que é um espaço de representação teatral aos equipamentos que o constituem. Serão visitados vários equipamentos de iluminação de cena suas características e utilização.
31 DE MAIO
Captação de imagem sobre vidro
OFICINA DE FOTOGRAFIA – 4 VAGAS
Exploração de técnicas de captação fotográfica de imagens sobre superfície em vido, explorando a plasticidade deste material.
Construção de um sketchbook
OFICINA DIGITAL – 6 VAGAS
Criação e encadernação de livro do tipo “diário gráfico”, com aproveitamento de papéis impressos, recurso a vários tipos de encadernação como cola quente, pontes de arame ou argolas. Os livros serão realizados através da reutilização de materiais já impressos da oficina os dos/as participantes.
Torno de gesso
OFICINA DE CERÂMICA E VIDRO – 3 VAGAS
Experienciar a utilização do torno de gesso na conformação de objetos de revolução.
07 DE JUNHO
Edição multicâmera
OFICINA DE AUDIOVISUAIS – 6 VAGAS
Introdução á edição multi-camara com recurso à aplicação Adobe Premiere, onde serão abordada a sincronização e gestão de ficheiros produzidos por várias câmaras.
Técnicas de estampagem e impressão têxtil
OFICINA DIGITAL – 8 VAGAS
Realização de uma composição gráfica (manual ou através de computador), realização da arte final e para posteriormente aplicar umas das técnicas apresentadas. A peça têxtil será trazida pelo estudante, ou usado saco de pano cru, já existente na oficina digital de outras atividades.
Troféus
OFICINA DE METAIS – 4 VAGAS
Criação de um troféu utilizando sobras de metal como chapas e perfis diversos,
e recorrendo a técnicas de dobragem, quinagem, soldadura, etc
14 DE JUNHO
Papel salgado
OFICINA DE FOTOGRAFIA – 4 VAGAS
Realização de fotogramas recorrendo à técnica do papel salgado, inventada no Séc. XIX
Serigrafia
OFICINA DE GRAVURA E SERIGRAFIA – 5 VAGAS
Exploração dos fundamentos práticos necessários para a impressão em serigrafia a uma cor.
Peças de revolução no torno
OFICINA DE MADEIRAS – 4 VAGAS
Conhecimento e exploração de técnicas fundamentais para trabalhar com o Torno de Madeira. Serão abordadas as madeiras mais indicadas para tornear, a sua preparação, e tipos de torneamento possíveis, nomeadamente o torneamento livre a a cópia.