Mulheres na Fotografia em Portugal – Livros de Fotografia c.1970 / 2020
Filipa Valladares
AULAS ABERTAS DE QUESTÕES E DEBATES DO CONTEMPORÂNEO
5 JUNHO DE 2024, 17:30H
SALA 34 DO EP.1 – ESAD.CR
Esta apresentação tem como ponto de partida um conjunto de livros de fotografia feitos por mulheres (fotógrafas e artistas que usaram a fotografia) em Portugal, reunindo autoras com publicações editadas entre c.1970 e 2020.
Pretende-se mostrar uma parte da prática editorial de 10 mulheres, no contexto nacional, questionando as narrativas dominantes da história da fotografia e o papel do livro como veículo de criação artística e documental.
Apresentar-se-á ainda a plataforma digital Segunda fotografia, criada por Margarida Correia e Filipa Valladares,com a intenção de aumentar a visibilidade e a representatividade da pluralidade de mulheres que trabalham em fotografia, em Portugal.
Filipa Valladares, curadora independente, editora e livreira.
Licenciada pela Faculdade Belas Artes da Universidade de Lisboa (1996). Pós-graduação em Estudos Curatoriais, FBAUL/Gulbenkian (2005). Actualmente frequenta o Doutoramento em Arte Multimédia na FBAUL.
Foi coordenadora da Fundació Foto Colectania em Portugal (2001/2009). Desde 2007 tem sido professora convidada em diversas Universidades e escolas de arte. Desde 2020 tem lecionado e coordenado o curso Mulheres na Fotografia, no Atelier de Lisboa, para o qual convida diversas fotógrafas e investigadoras de fotografia. Tem feito várias exposições como curadora na área da fotografia. Em 2011 fundou a Associação STET – livros & fotografias, que abre uma livraria especializada em fotografia e livros de artista. Com a STET edita várias publicações, organiza e participa regularmente em eventos relacionados com edições de arte. Destaca-se a publicação Livros de Fotografia em Portugal: da Revolução ao Presente (eds. David Gueniot, Filipa Valladares, Jose Luis Neves, Susana Lourenço Marques), 2023, co-edição GHOST/Pierrot le Fou/STET.