Cineclube das Caldas da Rainha
6º Ciclo
O Cineclube das Caldas da Rainha abre as suas portas a todos os interessados em cinema da cidade. Com foco em cinema autoral jovem, este cineclube visa promover a acessibilidade à sétima arte e a promoção do cinema português, através de sessões de cinema quinzenais com a participação dos realizadores, deixando fluir uma entrevista, em tom de conversa, no fim de cada sessão.
As sessões decorrem no Auditório EP1 da ESAD.CR, a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, mas este projeto não limita esta arte às salas de cinema, levando as suas sessões até cafés, coletivos e até espaços abertos. Nas sessões, todos são bem-vindos a participar, intervir com perguntas, fomentando o interesse e a curiosidade.
Para além de apresentar sessões quinzenais, o Cineclube também prepara exercícios que incentivam ao uso da criatividade e do trabalho em equipa, sempre com o foco de criar e explorar novos meios de expressão e ainda tem mais eventos e atividades planeadas para acontecer ao longo deste ano.
Neste momento, a equipa do cineclube está a trabalhar para tornar todos os seus projetos atuais e futuros acessíveis a toda a comunidade, contando com o seu apoio nesse caminho que está a ser traçado.
Contactos:
e-mail: cineclubedascaldasdarainha@gmail.com
instagram: @cineclubecr
PROGRAMA
(ENTRADA LIVRE)
1ª Sessão
“As Lágrimas de Adrian”
de Miguel Cabral • 2023 • FIC/DOC/EXP • Portugal, Bélgica • 18’
14 de Outubro de 2024 das 19H às 21H30
Sinopse
Quando a noite cai, Adrian chora rios de lágrimas. Forçado ao exílio, descobrirá o mundo, entre guerras e milagres.
Biografia Realizador
Miguel Moraes Cabral (1984) é realizador e diretor de som. Licenciado pela Escola Superior de Teatro e Cinema, especializa-se em som na escola Louis Lumière, em Paris. Trabalhou com vários realizadores na captação e montagem de som. Os seus filmes foram mostrados em festivais nacionais e internacionais nomeadamente Locarno, Camerimage, Turim, Indielisboa e Doclisboa.
2ª Sessão
“That’s How I Love You”
de Mário Macedo • 2024 • FIC • Croácia, Portugal • 18’
21 de Outubro de 2024 das 19H às 21H30
Sinopse
Um rapaz de férias em casa em casa dos avós aprende uma cruel lição de misericórdia.
Biografia Realizador
Licenciou-se em 2010 em Som e Imagem pela Universidade Católica Portuguesa do Porto. Em 2011 finaliza o curso de cinema da European Film College na Dinamarca. É realizador e fundador do colectivo internacional de cinema 73collective – uma comunidade de jovens realizadores com foco em projetos altamente pessoais. As suas curtas metragens documentais ‘Tio Rui’ (2011) e ‘Maria Sem Pecado’ (2016) estrearam no Festival DocLisboa. A segunda ganhou o Grande Prémio Nacional no FEST 2017 e foi exibida no programa Cinemax da RTP. Ambos os filmes fizeram parte dos Novos Olhares do Cinema Português na Cinemateca Portuguesa nesse mesmo ano. Sob a comissão do Observatório de Cinema de Famalicão – Close-up estreou em 2018 ‘A Volta da Revolta’, finalizando assim a trilogia de curtas-metragens documentais realizadas com o seu tio e a sua avó. Em 2014, trabalhou como assistente de Andrew Sugerman na Pantheon Entertainment em Hollywood (produtor de Conviction, Shopgirl, The Whole Ten Yards e outros títulos de cariz comercial e nomeado para um Óscar de melhor curta metragem em 1979 com Mandy’s Grandmother). Em 2021, a sua primeira curta-metragem de ficção Terceiro Turno (Skin River) estreou na Competição Nacional do Festival Curtas de Vila do Conde, onde arrecadou o prémio de Melhor Realizador. Estando agora presente no Festival Internacional do Cairo para a sua estreia internacional. Também trabalha como fotógrafo, tendo a sua obra exibida em várias mostras e usada por diferentes artistas musicais nos seus respectivos trabalhos gráficos. Prepara-se em breve para lançar o seu primeiro photobook ‘Running Away Into You’ pela Lebop. Atualmente encontra-se a finalizar duas novas curtas-metragens na Croácia, a preparar uma longa metragem em Berlim, a escrever uma série de ficção e a desenvolver uma curta metragem em Portugal, que fará parte do programa Factory e estreará na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes em 2023.
3ª Sessão
“Natureza Humana”
de Mónica Lima • 2023 • FIC • Portugal, Alemanha • 25’28’’
5 de Novembro de 2024 das 19H às 21H30
Sinopse
Num apartamento de uma cidade em confinamento, um dia expande-se entre o início da primavera e o fim do verão. Um casal vê os seus planos em começar uma família serem tomados por um sentimento de incerteza.
Biografia Realizador
MÓNICA LIMA (n. Lisboa) estudou Artes-plásticas/pintura em Lisboa, e Escrita e Realização em Praga (FAMU) e Berlim (DFFB). As suas curtas metragens “O silêncio entre duas canções”, “Viktoria” e “Verão Saturno”, foram exibidas em diversos festivais internacionais e nacionais (Angers Premiers Plans, Leuven, Dresden, Vila do Conde, i.a.) e distinguidas com prémios e menções. O seu filme de graduação “Natureza Humana” fez parte da seleção oficial do International Film Festival Rotterdam 2023, onde recebeu o Ammodo Tiger Short Award. Ao longo do seu percurso académico estudou escrita e realização com Valeska Grisebach, Fred Kelemen, Franz Rodenkirchen, i.a.. Profissionalmente tem trabalhado como argumentista e script advisor, assim como assistente de realização e formadora nas áreas da realização e escrita de argumento. Encontra-se atualmente a desenvolver a sua primeira longa-metragem de ficção que recebeu apoio financeiro para Escrita e Desenvolvimento do ICA, tendo sido ainda selecionada para as residências de Escrita e Realização do Oxbelly Lab (Sundance/Faliro House) e Escrita para Cinema Hoje da Fundação Calouste Gulbenkian.
4ª Sessão
“Azul”
de Ágata de Pinho• 2022 • FIC/DOC • Portugal • 20’
18 de Novembro de 2024 das 19H às 21H
Sinopse
Ara sempre acreditou que iria desaparecer quando fizesse vinte e oito anos. Com a aproximação desse aniversário, ela procura as sensações mais elementares da existência na água, no sol e no sublime. O estado de transe é um lugar pleno, quase extraterrestre, impregnado de forças invisíveis. Quando Ara percebe a razão para a sua crença, é impelida para a catarse e terá de perceber se desapareceu ou se continua a existir.
Biografia Realizador
Ágata de Pinho nasceu no Porto em 1989 e passou a última década a desdobrar-se entre o teatro e o cinema. Em teatro, para além de ter sido intérprete em diversas criações de diferentes autores, também assinou o texto, encenação, produção e interpretação de duas peças: “O Fosso dos Heróis” (2015) e “Nova Criação” (2016), ambas co-produzidas pelo Teatro Nacional D. Maria II. Em cinema, continua o seu trabalho enquanto actriz em curtas e longas-metragens e, mais recentemente, tem estado dedicada à escrita e criação própria. Para além de “AZUL”, o seu primeiro filme, é co-argumentista da primeira longa-metragem de ficção de Leonor Teles. Está actualmente a desenvolver o seu próximo projecto, uma longa-metragem intitulada “Femmes de Ménage”, com a qual participou na Edição de 2021 de CineCerca – residência de escrita de argumento, na Residência Dear Doc/Seminário Doc’s Kingdom e no Seminário de Realização/DocLisboa, 2021.
5ª Sessão
“O Cordeiro de Deus”
de David Pinheiro Vicente • 2020 • FIC • Portugal • 15’
2 de Dezembro de 2024 das 19H às 21H
Sinopse
As festas de verão de uma vila portuguesa enchem-se de sensualidade e violência neste enigmático retrato de uma íntima família.
Biografia Realizador
David Pinheiro Vicente nasceu em 1996, na Ilha Terceira, Açores. Estudou realização na Escola Superior de Teatro e Cinema e está atualmente a tirar um mestrado em Estética. Em 2016, realizou o documentário Simão, apresentado no DocLisboa nesse mesmo ano. Desde então, tem trabalhado como diretor de arte de vários filmes apresentados em festivais de cinema nacionais e internacionais.
Em 2017, trabalhou com a realizadora Salomé Lamas como sua assistente em vários projetos.
6ª Sessão
“FLYBY KATHY”
de Pedro Bastos• 2023 • DOC/EXP • Portugal • 11’
6 de Janeiro de 2024 das 19H às 21H
Sinopse
Kathy [Harcourt] era uma bela e voluptuosa actriz que apareceu em cerca de dez longas-metragens pornográficas por volta de 1980. Ela apareceu em revistas, despojada nos melhores clubes, e durante um curto período de tempo apareceu em todos os eventos e festas da indústria. Parecia fervilhante, feliz e doce, e todos falavam muito dela. E depois foi encontrada morta em circunstâncias misteriosas.
Biografia Realizador
Pedro Bastos nasceu em 1980 em Guimarães, Portugal. É artista plástico e realizador. O seu primeiro filme experimental, “Ao Lobo Da Madragoa”, é dedicado ao poeta satírico do século XVIII António Lobo de Carvalho e teve estreia no Internacional Film Festival of Rotterdam 2013. Em 2015 foi selecionado como artista plástico para participar na JCE – Jeune Création Européenne, Biennale D’Art Contemporain 2015/17. Trabalha ainda como argumentista, tendo escrito entre outros filmes, “Carosello” de Jorge Quintela, (Grande Prêmio “Cidade de Vila do Conde”, Curtas Festival Internacional de Cinema 2013); é co-argumentista da curta-metragem “Fuligem” de David Doutel&Vasco Sá (Grande Prêmio Cinanima – Festival Internacional de Animação de Espinho, Portugal 2014) e da longa-metragem “Ornamento & Crime” de Rodrigo Areias (Menção Honrosa no Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira 2015).