Fotografia e Arquivo
António Coelho
AULA ABERTA
11 DE NOVEMBRO DE 2024, 10H
SALA 32 DO EP1 – ESAD.CR
Na primeira parte desta sessão António Coelho abordará o papel do fotógrafo numa equipa de arquivo, mostrará o trabalho que tem vindo a desenvolver, com ênfase na importância de adopção de métodos objectivos na captura digital de património Cultural, bem como nas ferramentas, equipamentos, materiais, processos e fluxo de trabalho. Para além da vertente arquivística, António Coelho desenvolve a sua prática artística em vários projectos fotográficos, sobre os quais incidirá a segunda parte desta aula aberta.
Fotógrafo, especialista em Imagem do Património Cultural — em normas acordadas, formatos, conteúdos e requisitos de harmonização. Coordenador do Grupo de Trabalho de Património Cultural Digital da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação. Lecciona na Universidade Lusófona, na disciplina Técnicas e Processos Fotográficos: Técnicas Avançadas e Experimentais, do âmbito do Mestrado de Fotografia. Colabora com a Fundação Mário Soares desde 1999, como Gestor de Biblioteca e Especialista em TIC, concebendo protocolos de boas práticas, fluxos de trabalho e Controlo de Qualidade em sistemas de reprodução digital. Especialista Sénior, coordena vários projectos de digitalização em massa de arquivos históricos e colecções de arte significativas; colabora com várias instituições culturais e científicas para estabelecer protocolos e fluxos de trabalho para as melhores práticas de representação digital de materiais do património cultural.
Expõe desde 1999, para além de ser publicado em catálogos, capas de livros e reportagens em revistas de circulação nacional. Co-autor do livro Um Minuto de Silêncio, fotografias e textos de 60 personalidades portuguesas editado pela Guerra & Paz, em 2007. Membro do Grupo do Risco desde 2008.