Arquivo

ESAD.CR

Uma recepção da cultura eurocêntrica.

Nuno Domingos

AULA ABERTA
13 DE NOVEMBRO DE 2024, 18H
SALA 30 EP1 – ESAD.CR

Antropólogo e investigador principal no ICS-UL, co-editor da coleção História e Sociedade (Ed. 70) e editor da Fora de Jogo, Nuno Domingos apresentará, no dia 13 de Novembro, uma aula aberta na qual discutirá as formas da sua recepção da cultura eurocêntrica.
Mais recentemente tem trabalhado sobre a antropologia da alimentação, desenvolvendo um projeto sobre vinho português no contexto colonial e pós-colonial. Foi investigador principal do projeto “O Império colonial português e a cultura popular urbana: visões comparativas da metrópole e das colónias” (1945-1974), no qual escreveu acerca da formação de públicos cinematográficos na Maputo colonial.

Nuno Domingos (Lisboa, 1976) é investigador principal no ICS-UL. Doutorou-se em antropologia social pela School of Oriental and African Studies da Universidade de Londres (SOAS), com a tese Football in Colonial Lourenço Marques, Bodily Practices and Social Rituals (2009). Trabalha sobre a história do colonialismo português, nomeadamente em Moçambique durante o período do Estado Novo. No doutoramento realizou uma antropologia histórica urbana da cidade de Maputo, investigando a disseminação da cultura popular moderna a partir das práticas e consumos desportivos. Pesquisou as políticas sociais e culturais no período Estado Novo. Na sua tese de mestrado, estudou as dinâmicas do corporativismo português no regime de Salazar a partir do caso de uma companhia de ópera baseada em Lisboa. Escreveu sobre práticas de leitura e sobre a história do desporto em Portugal e em Moçambique. Mais recentemente tem trabalhado sobre a antropologia da alimentação, desenvolvendo um projeto sobre vinho português no contexto colonial e pós-colonial. Foi investigador principal do projeto “O Império colonial português e a cultura popular urbana: visões comparativas da metrópole e das colónias” (1945-1974), no qual escreveu acerca da formação de públicos cinematográficos na Maputo colonial. É atualmente coordenador do Doutoramento em Antropologia da Universidade de Lisboa. É co-editor da coleção História e Sociedade (Ed. 70) e da coleção de livros da editora Outro Modo.