Arquivo

ESAD.CR

A pôr os sonhos de pé

Manuel Lobão

AULA ABERTA
18 DE NOVEMBRO DE 2024, 10H
SALA 32 DO EP1 – ESAD.CR

Manuel Lobão tem um amplo percurso ligado à construção de exposições e de cenários para cinema, teatro e publicidade. Parte de projectos, esquemas, desenhos, ideias de criativos para, como ele mesmo define, pôr os sonhos de pé. O seu atelier é simultaneamente um armazém de materiais, ferramentas, estruturas e um acervo que documenta esse percurso. A montagem e a desmontagem de cada projecto levam-o para espaços diferentes que transforma diariamente. Os seus dias de trabalho raramente são tranquilos, mas é a mudança constante, essa construção de mundos, que o realiza. Nesta aula aberta Manuel Lobão apresenta o seu trabalho, com ênfase na construção e montagem de exposições e cenários, nas equipas, no planeamento e organização, nos materiais e nos processos de trabalho que fazem parte do seu quotidiano.

Manuel Lobão inicia o seu percurso em 1989, na cenografia em Cinema e Teatro, em projectos de diversos realizadores como Manoel de Oliveira, Joaquim Pinto, Flora Gomes, Leão Lopes, Manuel Mozos, João Canijo, Bertrand Tavernier, e companhias como a Cornucópia, Artistas Unidos entre outros. A partir de 1994 desenvolve paralelamente, trabalhos de construção e montagem de exposições, salientando trabalhos como: World Press Photo – Cordoaria Nacional – Lisboa Capital da Cultura, Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo – Lisboa Capital da Cultura, Modigliani – Desenhos – Culturgest, Centenário da Escola Superior de Belas Artes do Porto – Edificio da Alfândega Velha – Escola Superior de Belas Artes do Porto.
Também na cenografia participa em diversas rodagens de Publicidade com as principais produtoras do mercado, diversificando sempre as áreas de intervenção, alargando a execução de mobiliário para lojas inovadoras como a Vida Portuguesa, ou eventos diversos para o Lux-Frágil , ou colaborando na execução de inúmeras peças para artistas plásticos como Fernanda Fragateiro, Pedro Portugal, Alberto Plácido ou Joana Vasconcelos ou ainda instalações de arquitectura para Nadir Bonaccorso, irmãos Mateus ,Filipe Jorge da Argumentum ou Carrilho da Graça.
Nos últimos anos, como projectos executados destaca a colaboração com o Palácio Nacional da Vila de Sintra, no seu processo de requalificação, com diversas produções de peças e montagem de salas, exposições diversas para o Museu de Ciência ou para o Instituto Italiano de Cultura, e acompanhamento de algumas produções nacionais e internacionais na área do Cinema como Damsel-Netflix ou Projecto Global de Ivo Ferreira.
Mantendo na actualidade, todas estas áreas de interesse e este carácter multidisciplinar, encontrou um parceiro natural no Projecto Letreiro Galeria, com o privilégio de participar nesta extraordinária viagem e desta vital recuperação do património gráfico, tendo colaborado com a Rita Múrias e Paulo Barata nas últimas fantásticas exposições como BrilhaRio, ou Estabelecimentos. “São mais de 30 anos acompanhando fantásticas pessoas e equipas, no sentido da realização de maravilhosos sonhos de alguém que chega com a uma ideia, quantas vezes rabiscada numa simples folha de papel.”