Arquivo

ESAD.CR

A seriedade no cinema e os seus realismos: da dimensão ética à dimensão estética

Filipe Martins

AULAS ABERTAS DE SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO
19 DE NOVEMBRO DE 2024, 14:00h
SALA 34  EP.1 – ESAD.CR

A dualidade fundamental do cinema – que combina o realismo inato do dispositivo técnico (nos termos de Bazin) com a capacidade de contar histórias, inventar mundos, entreter ou produzir arte – convida-nos irresistivelmente a colocar a questão sobre a sua seriedade. Em que sentido podemos afirmar que o cinema é sério? O que nos faz levar a sério um filme e reconhecer-lhe relevância, mesmo sabendo que é pura fantasia? O que nos permite determinar que uma obra cinematográfica é mais séria do que outra? O que é a seriedade no cinema? As respostas adivinham-se difíceis, não só porque o dispositivo cinematográfico proporciona usos diversos, mas também, desde logo, porque existem formas diversas de seriedade.
Nesta aula aberta, distinguirei e analisarei duas dimensões fundamentais da seriedade no cinema: uma seriedade ética e uma seriedade estética.

Filipe Martins é realizador, investigador no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto e professor na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD/IPP), onde dirige o Mestrado em Cinema e Fotografia. A sua filmografia inclui filmes nos géneros de ficção e documentário, selecionados e premiados em diversos festivais e mostras internacionais. Codiretor e programador do Family Film Project – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia, que ocorre anualmente no Porto desde 2012. Doutorado em Ciências da Comunicação (UM) e pós-doutorado em Filosofia (FLUP). Autor e editor de vários livros sobre cinema, narrativa e estética.