Conversas sobre Cinema – Perspectivas e Alguns Contributos
Manuel Mozos
AULAS ABERTAS DE PRÁTICAS ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS_2024_25
20 NOVEMBRO DE 2024, 17H30
SALA 34 dO EP.1 – ESAD.CR
Partindo da exposição do meu percurso no Cinema, enquanto espectador, aluno no conservatório e do meu trabalho em diversos sectores ligados a esta actividade, designadamente na montagem, enquanto realizador, funcionário e investigador do ANIM – Cinemateca Portuguesa, tentarei estabelecer uma abordagem à História do Cinema em geral e do Cinema Português, em particular, focando temas como: a criação e realização de filmes; a produção; questões técnicas e a sua evolução; a exibição e alterações nos modos de ver e fazer; o desenvolvimento das políticas para o cinema e datas marcantes; a censura; a ficção, o documentário e outros tipos de filmes; conservação, preservação, restauro e digitalização e mais algumas matérias que possam surgir no decurso de um diálogo que se pretende criar com a plateia presente.
Manuel Mozos, nasceu em Lisboa em 1959. Frequentou o curso de Cinema de 1981 a 1984, na Escola Superior de Teatro e Cinema. Trabalhou como montador, argumentista, anotador e assistente de realização.
Em 1989 realizou o seu primeiro filme. Desde então, realizou mais de vinte filmes, entre ficção e documentário, curtas e longas-metragens.
Colabora assiduamente com publicações, escolas, institutos, universidades, associações culturais e de cinema, cineclubes e festivais. Desde 2002 trabalha na Cinemateca Portuguesa como técnico superior no ANIM.