Pauliana Valente Pimentel
AULA ABERTA
20 DE NOVEMBRO DE 2024, 14:30H
SALA 40 DO EP1 – ESAD.CR
Pauliana Valente Pimentel, artista e fotógrafa, virá apresentar o seu trabalho no âmbito da U.C. Autorretrato e Autorrepresentação. Interessa esboçar um autorretrato por via da documentação minuciosa das comunidades às quais se pertence por afinidade ou pela duração necessária à realização de um projecto, como nas séries “Family Album” ou “entre nós”.
Pauliana Valente Pimentel nasceu em Lisboa em 1975, cidade onde ainda vive, mas trabalha em todo o mundo. Como artista e fotógrafa freelancer, produz reportagens fotográficas desde 1999 para várias revistas e jornais portugueses e estrangeiros. Em 2005 participou no curso de fotografia do Programa Gulbenkian de Criatividade e Criação Artística.
Foi membro do coletivo [Kameraphoto] de 2006 até à sua extinção em 2014, e membro fundador do coletivo “N’WE” em 2016. Além da sua participação em livros de autoria coletiva, produziu o seu primeiro livro ‘VOL I’ em 2009, publicado por Pierre Von Kleist e ‘Caucase, Souvenirs de Voyage’ em 2011 pela Fundação Gulbenkian. Filmografia: “Diz-se que Portugal é um bom país para se viver”, 40 min, Portugal 2011; “Jovens de Atenas / Youth of Athens”, 13 min. Atenas, Grécia, 2012; “Entre Nous”, 51 min. Portugal, França, 2014. Em 2015 ganhou o prémio de melhor trabalho fotográfico do ano pela Sociedade Portuguesa de Autores e em 2016 foi nomeada para o prémio Novo Banco, o prémio mais importante em Portugal para a fotografia contemporânea. Já fez várias exposições na Europa – Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha, Grécia, mas também fora, como EUA, Turquia, China e África (Marrocos e Cabo Verde). Foi representada durante cinco anos pela Galeria 3+1 Arte Contemporânea no Chiado e atualmente é representada pela Galeria das Salgadeiras, em Lisboa. Parte do seu trabalho pertence a coleções privadas e institucionais.