Joana Rêgo
AULA ABERTA
28 DE NOVEMBRO DE 2024, 14:30H
SALA 32 EP1 – ESAD.CR
Joana Rêgo, artista Plástica e Professora Auxiliar na FBAUP (departamento de Artes Plásticas) virá falar sobre o seu trabalho plástico. A obra da artista relaciona de forma complexa imagem e palavra. Joana Rêgo tem participado em diversos júris e orientado vários workshops nacionais e internacionais. Realizou o Doutoramento na FBAUP (DAD Doutoramento em Arte e design), 2017 e tem um Diploma de Estudos Avançados do Doutoramento “Modos de conhecimento na prática Artística Contemporânea”, 2006 Pela Universidade de Vigo — Faculdade de Belas Artes de Pontevedra, Espanha. Foi Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento em 1998 / 1999 para realizar um Mestrado em Pintura no San Francisco Art Institute, EUA, 1999.
Realizou cerca de 35 exposições individuais em Portugal e no estrangeiro e participou em diversas exposições / projectos colectivos em Portugal e no estrangeiro. Está representada em várias colecções particulares e institucionais em Portugal e no estrangeiro entre elas Colecção Caixa Geral de Depósitos; Fundação PMLJ; Parlamento Europeu, Bruxelas; Colecção de Arte Contemporânea do Estado Português.
Joana Rêgo, além de Artista Plástica – Pintora, é Professora Auxiliar na FBAUP no departamento de Artes Plásticas, Pintura. Tem participado em diversos júris e orientado vários workshops nacionais e internacionais. Realizou o Doutoramento na FBAUP (DAD Doutoramento em Arte e design), 2017 e tem um Diploma de Estudos Avançados do Doutoramento “Modos de conhecimento na prática Artística Contemporânea”, 2006 Pela Universidade de Vigo — Faculdade de Belas Artes de Pontevedra, Espanha. Foi Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento em 1998 / 1999 para realizar um Mestrado em Pintura no San Francisco Art Institute, EUA, 1999. Fez a sua Licenciatura, Curso de Artes – Plásticas, Pintura na FBAUP em 1995.
Em 2001 obteve uma bolsa da Comissão Tripartida (IAC; Gulbenkian e FLAD) para realização de exposição Individual em Roterdão – Holanda, no âmbito do projecto Porto – Roterdão Capitais Europeias da Cultura.
Realizou cerca de 35 exposições individuais em Portugal e no estrangeiro. Participou em diversas exposições / projectos colectivos em Portugal e no estrangeiro.
Está representada em várias colecções particulares e institucionais em Portugal e no estrangeiro entre elas Colecção Caixa Geral de Depósitos; Fundação PMLJ; Parlamento Europeu, Bruxelas; Colecção de Arte Contemporânea do Estado Português. O seu trabalho está reproduzido em vários livros, capas de livros e catálogos.