Arquivo

ESAD.CR

74 x Caldas = Uma ideia clara? Culturgest | Coleção Caixa Geral de Depósitos

Adriana Proganó, Albuquerque Mendes, Ana Vidigal, Ana Vieira, Bartolomeu Cid dos Santos, Bruno Pacheco, Catarina Lopes Vicente, Clara Menéres, Fernando Travassos, Filipa César, Francisco Queirós, Hansi Staël, Hugo Canoilas, João Gabriel, João Paulo Feliciano, Jorge Queiroz, Júlio Pomar, Luís Ferreira da Silva, Paulo Quintas, Pedro Cabrita Reis, Pedro Diniz Reis, Ricardo Jacinto, Von Calhau!, Zé Júlio.


EXPOSIÇÃO
28.NOV.2024 – 3.MAR.2025 (Entrada gratuita)
Centro de Artes das Caldas da Rainha (Museu Leopoldo de Almeida, Atelier-Museu António Duarte, Espaço Concas), Biblioteca da ESAD.CR/IPLeiria

INAUGURAÇÃO NO DIA 28 DE NOVEMBRO:
16h00 — 
Biblioteca da ESAD.CR, na Rua Isidoro Inácio Alves de Carvalho, Campus 3, 2500-321 Caldas da Rainha;
17h00 — Centro de Artes: Museu Leopoldo de Almeida, seguindo para visita ao Atelier-Museu António Duarte e Espaço Concas, na Rua Dr. Ilídio Amado, 2500-217 Caldas da Rainha

Partindo de uma multiplicação inquietante, esta exposição propõe um desafio: poderá extrair-se clareza de uma história que insiste em desdobrar-se? Nomeamos esta exposição sugestionados por uma tela em branco que carrega tanto o que revela como o que permanece oculto. Tal é a narrativa que esculpimos para esta cidade, onde o fazer artístico é fértil em interrogações – pausas onde repousam as nossas certezas.

A exposição propõe uma reflexão sobre a identidade e a memória do trabalho artístico individual e coletivo produzido ou apresentado nas Caldas da Rainha, percorrendo 74 anos (de 1950 a 2024) de uma cidade que afirmamos como um incontornável centro de produção artística contemporânea.

Tomando como âncora episódios históricos como o Estúdio SECLA (50-60), o Caldas 77: IV Encontros Internacionais de Arte em Portugal, a Bienal Internacional de Escultura das Caldas (85-97), a criação da ESTGAD/ESAD.CR (1990-2024), a Galeria 30 Dias (2000), o Jardim da Água (décadas de 90 a 2000), o Caldas Late Night (1997-2024) ou o Slow Motion (2000-2003), a exposição parte de uma seleção de obras da coleção da CGD de artistas que têm, ou tiveram, contacto com as Caldas da Rainha e que permitem contar uma história da arte e dos acontecimentos artísticos em Portugal a partir desta cidade.

Esta travessia por 74 anos das Caldas é uma história que se reescreve ao toque de cada obra. Com a Coleção CGD como espinha dorsal, destacamos o trabalho de artistas cuja trajetória se entrelaça com estes episódios e cidade. Ao lado destes, três outros artistas e coletivos fundamentais para a leitura desta história, cujo percurso se iniciou na ESAD.CR e cuja obra é omissa da coleção da CGD, foram convidados a produzir obras especificamente para o espaço da exposição.

Esta viagem, que é também um exercício pedagógico atravessado por várias unidades curriculares (história das artes visuais contemporâneas, projeto de programação e produção cultural, mediação artística e cultural) e por turmas de vários anos, obriga a pensar no passado e no futuro com a mesma abertura. O processo implicou visitas a exposições, reconhecimento de espaços, consulta de acervo, visita às reservas, encontros com curadores, produtores e conservadores, investigação histórica, definição concetual, contato com artistas, seleção de obras, escrita de textos, planificação de exposição, apoio à criação, dinâmica de montagem e ações de mediação, bem como com uma parceria particularmente especial no design dos conteúdos.

A pergunta que se coloca na partida não pede solução na chegada, mas acolhe a incerteza do percurso artístico ainda por trilhar, o legado a ser levado avante por quem a lê. É a promessa de uma história que ainda se constrói, nas entrelinhas de cada época e nas ações que estão por vir.


Curadoria coletiva do 2.º ano da licenciatura em Programação e Produção Cultural da ESAD.CR (Ana Yse Rocha, Angela Pinciotti, Carlos Cordeiro, Carolina Morais, Francisca Caridade, Inês Dias, João Grilo, Leonor Dias, Leonor Lima, Maria Jesus, Maria Veloso, Matilde Maia, Sara Silva, Roberto Domingues, Violeta Gregório) e Lígia Afonso, docente da ESAD.CR/IPLeiria e investigadora LiDA.

Design e Comunicação de Joana dos Remédios, Mestranda em Design Gráfico da ESAD.CR, e Afonso Nunes, com orientação de António Gomes e João Maio Pinto, docentes ESAD.CR/IPLeiria.


Programação conjunta: Culturgest, Município das Caldas da Rainha e Politécnico de Leiria.