Arquivo

ESAD.CR

Migraaaantes de Matéi Visniec

2º Ano da Licenciatura em Teatro da ESAD.CR

TEATRO
22 DE JANEIRO DE 2025, 21H
23 DE JANEIRO DE 2025, 21H
SALA 17 DO EP2 – ESAD.CR

Na vida, existem fronteiras muito ténues que nos separam entre os sonhos e o caos, assim como entre a vida e a morte. Esta é a história de muitos que têm a coragem de atravessar o desconhecido em busca de um futuro, enfrentando mares, terras e céus, mergulhados em contradições e falsas esperanças. São migrantes. A partir de um barco à deriva, a narrativa desta peça explora as tensões entre pessoas oriundas de diferentes lugares cujas vozes se cruzam carregadas de esperança e desespero. Barco-metáfora da nossa sociedade contemporânea – um mundo aparentemente global e conectado, mas marcado pelas desigualdades e injustiça. Fragmentos da humanidade são apresentados – dos que ajudam com intenções ambíguas aos consumidos pelo egoísmo ou pela sede de poder, afetando a vida de todos. Este é um texto que convida o público a refletir sobre muros visíveis e invisíveis, físicos e emocionais, que cercam a condição humana, já que as escolhas de cada um definem o destino de todos. Se todos estamos no mesmo barco, porque somos incapazes de remar na mesma direção?

Ficha artística

Direção: Maria Gil e Miguel Castro Caldas
Apoio à sonoplastia e apoio vocal: Afonso Godinho e Ana Sacramento
Interpretação: Carolina de Oliveira, Carolina Ferreira, Francisco Paixão, Gusmão Soeiro, Iara Jesus, Inês Gregório, Joana Bolinhas, Joaquina Maposse, Judith António, Maria Carlota, Mariana Silvério, Michael Tetine, Nando Tomás e Viviana Nicolau
Espaço cénico e adereços: Nando Tomás e Mariana Silvério
Sonoplastia: Francisco Paixão e Iara Jesus
Desenho de luz: Carolina Ferreira, Gusmão Soeiro e Joana Bolinhas
Ponto: Gil Lobo
Direção de cena: Joaquina Maposse e Viviana Nicolau
Figurinos, cabelos e maquilhagem: Judith António e Maria Carlota
Comunicação e textos da folha de sala: Carolina de Oliveira, Inês Gregório e Michael Tetine
Design cartaz e folha de sala: Bárbara Cardoso e Marta Carola
Técnico responsável da ESAD.CR: Daniel Coimbra
Operação de luz: Inês Homem Cardoso
Operação de som: Raí Simões
Registo Fotográfico: Pedro Cá

Agradecimentos: Sofia Cabrita; Centro para as Migrações do Fundão; ESTE – Estação Teatral; Gardunha Viva, Mestre Francisco Gil (embarcação Raio), Simão Jesus e Hélder Horta, Paróquia de Carnide.