Gestão Cultural
Tipo de curso MestradoO Mestrado em Gestão Cultural da ESAD.CR proporciona uma formação especializada em gestão cultural, articulando o conhecimento do campo da produção artística e cultural contemporânea com competências práticas de planeamento, organização, financiamento, comunicação, mediação e acompanhamento de projetos e equipamentos culturais.
A formação baseia-se na aprendizagem de metodologias de investigação, na análise de políticas culturais e na observação direta de práticas institucionais. O curso prepara os estudantes para atuar em diferentes contextos profissionais, desde instituições públicas a estruturas independentes, abordando também os setores da economia e indústrias criativas.
Inserido numa escola de arte e design, o mestrado permite um contacto direto com práticas artísticas, contextos interdisciplinares e projetos colaborativos, proporcionando uma aproximação concreta aos processos culturais contemporâneos. Esta vivência quotidiana com o objeto artístico e com os seus processos de produção permite compreender as especificidades da gestão cultural em relação a outras áreas da gestão, nomeadamente no que diz respeito às dinâmicas da criação, colaborativas e experimentais que caracterizam o trabalho cultural, incluindo os setores da economia cultural e criativa.
Objetivos
O Mestrado em Gestão Cultural da ESAD.CR visa formar profissionais capazes de intervir em diferentes contextos culturais, com pensamento crítico, autonomia e sentido estratégico, articulando saberes teóricos e operacionais no desenvolvimento de políticas, programas e projetos culturais.
A formação tem como objetivos:
- Desenvolver uma base sólida de reflexão crítica e metodológica, a partir do contato com práticas institucionais e da análise de políticas culturais, permitindo compreender e atuar sobre os diversos contextos da produção, mediação e circulação cultural;
- Articular conteúdos conceptuais com instrumentos de planeamento, organização, financiamento e avaliação, preparando os estudantes para acompanhar projetos culturais em equipamentos, estruturas independentes ou entidades públicas;
- Estimular a capacidade de análise e decisão através do estudo de casos e da aplicação de metodologias a situações concretas do trabalho cultural;
- Proporcionar o contato com agentes, redes e estruturas culturais, através de seminários, visitas de estudo e outras atividades extracurriculares que expõem os estudantes a diferentes práticas profissionais;
- Promover o contato direto com a criação artística e os seus contextos específicos, decorrente da inserção numa escola de artes e design com intensa atividade nas áreas de teatro, artes plásticas, som e imagem, e design.
Estes objetivos não limitam o percurso formativo, permitindo que cada estudante construa um trajeto próprio, em função das suas motivações, interesses e experiências profissionais ou artísticas.
Docentes
Carla Cardoso, José Marmeleira, Lígia Afonso, Luísa Arroz Albuquerque, Maria Mire Carriço, Nuno Faria, Rui Matoso, Teresa Fradique
Parceria com Cátedra da UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade