Arquivo

ESAD.CR

Quarry Sonnets, 2022

Uma semana de diálogo entre arte e ecologia, na Serra de Aire e Candeeiros.
Residência artística internacional.

19 a 26 de novembro 2022.

Quarry Sonnets é um projeto pioneiro de investigação artística, de antecipação de algumas complexidades inerentes às alterações climáticas e contributo para a resiliência dos ecossistemas e suas populações.

É um projeto de investigação em arte e ecologia desenvolvido pelo LIDA e ESAD.CR, em parceria com o Conselho Diretivo dos Baldios de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira, Instituto da Conservação da Natureza e Florestas/Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (ICNF/PNSAC), Centro Ciência Viva de Alviela e com o apoio do município de Alcanena.

Entre 19 e 27 de novembro cerca de 45 participantes oriundos de seis universidades europeias de arte e design irão desenvolver propostas para a reabilitação de antigas pedreiras de calçada e sua envolvente em Vale de Meios e Algar dos Potes, no PNSAC, onde se encontram importantes jazidas de pegadas de dinossáurios.

Os vários participantes implementarão metodologias de investigação artística para especular e propor ideias à comunidade. O trabalho experimental e colaborativo pretende estabelecer um diálogo com todo o ecossistema, criando uma conversa multifacetada e geradora de ideias para futura implementação. Os trabalhos de campo têm o apoio do ICNF/PNSAC, e os participantes ficarão em residência artística no Centro Ciência Viva do Alviela.

No dia 26 de novembro será feita uma apresentação e discussão das múltiplas propostas para a comunidade em Pé da Pedreira, Alcanede.