Provas Públicas de Mestrado

ESAD.CR

Mestrado em Design de Produto

De-composição: Artefactos que exploram a habitação

Por: Diogo Francisco DMP

Esta investigação centra-se num projeto de carácter experimental no qual se desenvolveu uma coleção de objetos que permitem pensar, por parte do utilizador, um conjunto de interpretações e de relações entre os objetos e o espaço arquitetónico interior.
Durante o tempo de vida de interação entre o utilizador e os objetos desenvolvidos dever o ser desencadeados estímulos, pois estes objetos foram pensados para provocar alterações ao nível da sua performance e comportamento material, ajudando a modificar o espaço arquitetónico, promovendo momentos performativos, como se a habitação fosse encarada como um local performativo. O mesmo objeto pode/deve desencadear renovados estímulos.
Sendo o espaço doméstico um “palco”, para a relação com quem os usa, propõem-se que os objetos desenvolvidos funcionem como objetos performativos, criando ligações fortes com os utilizadores, impelidos a participar na dinâmica entre estes e o espaço onde habitam.
Com este projeto pretende-se que o utilizador se relacione com os objetos, que estes perdurem no tempo em diferentes contextos e o acompanhem. Que a DE-COMPOSIÇÃO não seja apenas formal e funcional, mas seja motivadora de uma relação afetiva entre o utilizador e os vários componentes que constituem os objetos e que esta evolua no tempo através do dinamismo e do modo como abordamos a vida contemporânea.