Artes Plásticas
Esta unidade curricular tem como objetivo permitir um conhecimento básico das Técnicas, e dos processos cerâmicos, no desenvolvimento criativo de peças Cerâmicas singulares , e seriadas. Pretende-se, com os exercícios práticos propostos, e os processos tecnológicos aplicados, que os alunos apreendam a relacionar os distintos materiais cerâmicos com os diversos processos tecnológicos, na execução de peças marcadamente conceptuais e artísticas.
LAP – Opção Condicionada TP-1
Docente: Alexandra Abreu
6 ECTS
1º ano/1º semestre
Introdução à Fotografia apresentará os fundamentos da captação fotográfica com máquinas analógicas pin hole e com DSLRs. Será ensinada a revelação de ficheiros RAW e as técnicas fundamentais de ajuste de imagem no Adobe Photoshop, assim como a adequação de ficheiros para impressão e uso em écran. Serão discutidas a gramática e história da fotografia para um enquadramento crítico da sua representação no contexto cultural contemporâneo.
LAP – Opção Condicionada TP-1
Docente: Pedro Letria
6 ECTS
1º ano/1º semestre
Esta UC introduz conhecimentos básicos nos recursos plásticos e técnicos do sistema de impressão em relevo e/ou calcográfico, através da realização de exercícios com as matérias da linguagem gráfica seriada, possibilitando a multiplicação da imagem através de uma matriz. Pretende-se dotar os alunos com meios teóricos e técnicos, instrumentos de reflexão, consciencialização estética e plástica, adaptada ao percurso individual e singular de cada aluno.
LAP – Opção Condicionada TP-1
Docente: Célia Bragança
6 ECTS
1º ano/1º semestre
Métodos Criativos ou Como nascem as obras de arte? Apresentação e abordagem de autores cujas obras permitam refletir formalmente a dimensão inconsciente e/ou inefável da criatividade artística. Especulação e reflexão em torno das condições subjacentes à ocorrência de objetos de arte e seus processos criativos. Por se tratar de entidades oriundas da experiência interior e singular de cada indivíduo, as “obras de arte” serão abordadas num contexto biográfico-histórico que permita uma aproximação às circunstâncias envolventes ao nascimento destes objetos. Intenta-se assim, refletir e dar a descobrir indícios passíveis de serem usados pelos alunos como ferramentas de investigação úteis para a individuação o seu percurso criativo.
LAP – Opção Condicionada T-1
Docente: Catarina Câmara Pereira
3 ECTS
1º ano/1º semestre
Compreender diferentes aspetos nas relações e fronteiras entre ilustração e artes plásticas. Representações narrativas em diversas épocas históricas e culturas. Compreender a narrativa em Arte: representação, espaço, tempo. Compreender e identificar diferentes tipologias de narrativa visual. Conhecer suportes, tecnologias e meios para a criação de narrativa visual. Compreender o papel da ilustração na sua relação com a arte contemporânea.
LAP – Opção Condicionada T-1
Docente: Nuno Fragata Marques
3 ECTS
1º ano/1º semestre
Esta disciplina estuda e contextualiza a arte portuguesa posterior a 1960. Não apenas os artistas e agentes principais no meio artístico português, como as marcas distintivas de cada geração, as grandes exposições, as instituições e o esforço contínuo de internacionalização feito pelo Estado e pelos particulares.
LAP – Opção Condicionada T-1
Docente: Celso Martins
3 ECTS
1º ano/1º semestre
A unidade curricular visa iniciar os alunos no domínio de diversas técnicas da pintura e no seu universo de significações próprias, tendo por base exercícios específicos que pretendem conduzir cada aluno a uma exploração das potencialidades deste meio. Pretende-se realizar trabalhos individuais em diversas técnicas da pintura, revelando domínio técnico e entendimento das potencialidades dos elementos fundamentais da linguagem plástica deste meio.
LAP – Opção Condicionada TP-2
Docente: Paulo Quintas
6 ECTS
1º ano/2º semestre
Esta unidade curricular tem como objetivos gerais dar início às questões teórico-práticas relacionáveis com o uso de matérias convencionais e atuais da prática escultórica, materiais dúcteis como o barro, de transição como o gesso, naturais, industriais bem como objetos do quotidiano – à luz das mais recentes utilizações dadas por artistas cujas práticas criativas estão reconhecidamente inseridas no campo da arte contemporânea.
AP – Opção Condicionada TP-2
Docente: Samuel rama
6 ECTS
1º ano/2º semestre
Esta UC introduz conhecimentos básicos nos recursos plásticos e técnicos do sistema de impressão em plano-gráfico. Serão realizados exercícios práticos com as matérias da linguagem gráfica seriada, para possibilitar a multiplicação da imagem através de uma matriz. Pretende-se dotar os alunos com meios teóricos e técnicos, instrumentos de reflexão, consciencialização estética e plástica, adaptada ao percurso individual e singular de cada aluno.
LAP – Opção Condicionada TP-2
Docente: Célia Bragança
6 ECTS
1º ano/2º semestre
A unidade curricular visa desenvolver competências no âmbito da captação, produção e reprodução de objetos sonoros e videográficos, apresentando um programa de experimentação e reflexão sobre os aspetos escultóricos, pictóricos e tecnológicos associados às atividades sensoriais de ver e ouvir, colocadas em pé de igualdade. Abordando questões de edição e instalação audiovisual, numa aproximação ao trabalho de campo e à criação de ambientes, o programa oferece um panorama prático e conceptual que vai do DIY ao POV, passando pelo vídeo amador, a legendagem criativa e a rádio-pirata, recorrendo a convidados relevantes tanto para as áreas artísticas como para as áreas técnicas.
LAP – Opção Condicionada T-2
Docente: Miguel Ferrão
3 ECTS
1º ano/2º semestre
Estudos de Fotografia é uma unidade curricular teórica, que visa fornecer conhecimentos e introduzir alguns dos modos de ver estruturantes para a compreensão da fotografia nas práticas artísticas contemporâneas. O programa da UC articula três temáticas: i) conceções do ver fotográfico baseadas na especificidade do medium; ii) referências basilares da cultura fotográfica; iii) panorama das práticas artísticas contemporâneas com fotografia.
LAP – Opção Condicionada T-2
Docente: José Emanuel Brás
3 ECTS
1º ano/2º semestre
Nesta UC pretende-se experienciar a decomposição do movimento e a sua relação com as artes. Conhecer os primeiros experimentalistas e realizar exercícios práticos em animação analógica. Conhecer a decomposição do movimento na contemporaneidade e na sua interação com as artes plásticas. Compreender as potencialidades de técnicas e softwares na construção de discursos artísticos pessoais e explorações direcionadas ao cruzamento de técnicas e hibridização.
LAP – Opção Condicionada T-2
Docente: Fernando Galrito Domingues
3 ECTS
1º ano/2º semestre
A UC de configuração e forma procura desenvolver as competências já adquiridas no âmbito das práticas bidimensionais e tridimensionais, nomeadamente na área do desenho e da escultura com o fito no desenvolvimento de uma prática configuradora cada vez mais autónoma e informada pelas práticas da arte contemporânea.
LAP – Opção Condicionada TP 3a)
Docente: Samuel Rama
6 ECTS
2º ano/1º semestre
A unidade curricular de Observação e Representação enquadra-se no campo das artes visuais como uma ferramenta fundamental de análise e estruturação do pensamento crítico, na interpretação visual do mundo que nos rodeia.
Através da prática da observação direta e da representação manual, os estudantes exploram diferentes métodos e técnicas de registo visual, promovendo a capacidade de interpretar e representar objetos de diferentes naturezas. A disciplina, pela prática regular, nas suas diversas vertentes e funções, incentiva a reflexão sobre o ato de ver e representar como processo cognitivo e cultural, na construção de um olhar atento, sensível e analítico, essencial para o entendimento individual da realidade, na comunicação com os outros ou como um fim em si mesmo.
LAP – Opção Condicionada TP-3a)
Docente: Marco Correia
6 ECTS
2º ano/1º semestre
A edição 2025-2026 desta unidade curricular será dedicada a uma leitura comentada do Tao Te King. Texto cuja edição remonta ao sec. V a.c., atribuído a Lao-Tseu, é o escrito matricial da espiritualidade da China Antiga, centro irradiante do Taoísmo, uma das mais antigas tradições espirituais do Oriente. É um dos mais misteriosos e enigmáticos textos das literaturas sapienciais da história da espiritualidade humana, com múltiplas declinações poéticas, artísticas, filosóficas e cosmológicas, pleno de ensinamentos intemporais sobre a relação do humano com o universo, com a natureza e com as infinitas transformações e manifestações das coisas vivas. Num Atelier de Leitura comparada, percorreremos as diferentes nuances de sentido algumas das mais marcantes traduções, em várias línguas, desse conjunto milenar de ideogramas, possuidores de infinitas camadas de significado e das quais se podem extrair tantas interpretações, quantas as diferentes possibilidades de tradução para as línguas alfabéticas (é considerado o texto de que existem mais traduções diferentes em cada língua, superando os textos bíblicos). Com uma escuta atenta dessa densa floresta simbólica, plena de significados místicos e filosóficos profundos, percorremos os seus excêntricos aforismos, feitos de alusões oblíquas e metáforas obscuras. Cada um destes pequenos textos, pela sua linguagem tão singular, é uma fonte inesgotável de compreensões interiores e iniciações, únicas e iluminantes, para a criação artística e, sobretudo, como tentaremos demonstrar, para as artes de viver nos Próximos Futuros das Humanidades Terrestres.
LAP – Opção Condicionada TP-3a)
Docente: Rodrigo Silva
6 ECTS
2º ano/1º semestre
Esta UC enquadra-se no 1º semestre do 2ºano da Licenciatura em Artes Plásticas e pretende constituir-se, através de uma abordagem teórico-prática, como reflexão sobre os elementos e processos que compõem a imagem pictural como construção; tem particular enfoque sobre a prática da pintura e o processo criativo, cujos procedimentos técnicos, conceptuais e significações próprias são conducentes ao posicionamento ímpar desta disciplina no contexto da história da arte e da prática artística contemporâneas.
LAP – Opção Condicionada TP-3b)
Docente: Paulo Quintas
6 ECTS
2º ano/1º semestre
No âmbito das Artes Plásticas, esta disciplina permite que o aluno possa explorar uma vertente de mediação artística e cultural, através da sua prática e processo artístico. A unidade curricular pretende capacitar o aluno a construir um percurso paralelo ao desenvolvimento do seu projeto artístico, usando as suas técnicas e meios na mediação, conceção e orientação de atividades pedagógicas, workshops e eventos públicos. A implementação de atividades mediadoras na relação com as diversas instituições culturais, assim como explorar formas de interpretação e relação com os mais diversos públicos.
LAP – Opção Condicionada TP-3b)
Docente: Susana Anágua dos Santos
6 ECTS
2º ano/1º semestre
Propõe-se exercícios práticos partindo de noções de performance, corpo e dispositivo, para a descoberta do meu corpo, dos outros corpos, das suas imagens, das fragilidades atuais dos nossos corpos, da sua expressividade. Explora-se relações de poder entre os corpos, o ambiente ao seu redor, e outros corpos, através de ações poéticas quotidianas em espaço doméstico, atelier e espaço público.
LAP – Opção Condicionada TP-3b)
Docente: Teresa Morais
6 ECTS
2º ano/1º semestre
Toda a Música é Arte, mas nem toda a Arte é música. Partindo deste paradoxo retórico, o programa desta disciplina aborda — na teoria e na prática — as interações estéticas, poéticas, técnicas e éticas entre as Artes Plásticas e a Música – ou entre as Artes Visuais e as Artes Sonoras – no espaço performativo, editorial e audiovisual, desde os remotos tempos arcaicos às redes complexas da contemporaneidade, passando pelos conceitos clássicos e modernos.
LAP – Opção Condicionada TP-4a)
Docente: José Eduardo Rocha
6 ECTS
2º ano/2º semestre
Esta UC relaciona a prática da performance (efémera) e a performatividade dos seus vestígios, através de exercícios orientados por uma linguagem pictórica presente nos corpos. Percorremos o corpo de todos os dias como um recipiente vazio pelo qual formas, imagens e emoções, flutuam: no espaço-tempo liminar da performance; na nossa perceção dos acontecimentos. Que imagens internas transitam e se colocam em movimento no corpo, e como dar a ver?
LAP – Opção Condicionada TP-4a)
Docente: Teresa Morais
6 ECTS
2º ano/2º semestre
Nesta UC são exploradas diferentes estruturas de livros, sendo esta prática acompanhada por estudos do contexto histórico-teórico e pela análise de exemplos inseridos na arte moderna e contemporânea. A introdução é seguida de uma abordagem dinâmica à publicação de livros de artista. Privilegiando em todos os momentos a trilogia de aprendizagem: hands on, minds on, hearts on. Aprender fazendo, fazer pensando e pensar envolvendo- se.
LAP – Opção Condicionada TP-4a)
Docente: Ana João Romana
6 ECTS
2º ano/2º semestre
Nesta UC o aluno experimenta, desenvolve e aprofunda conhecimentos básicos adquiridos, nos recursos plásticos e técnicos do sistema de impressão em plano, em relevo e/ou em calco-gráfico. Realiza exercícios exploratórios, inseridos nas problemáticas da arte contemporânea, com base numa consciencialização estética e plástica das matérias da linguagem gráfica seriada.
LAP – Opção Condicionada TP-4b)
Docente: Célia Bragança
6 ECTS
2º ano/2º semestre
A Unidade Curricular de Atelier de Cerâmica tem como objetivo o desenvolvimento e aprofundamento das técnicas de modelação da cerâmica, proporcionando um amplo conhecimento dos materiais cerâmicos para a criação artística. Procura-se potenciar a experimentação e as possibilidades expressivas do barro e da cerâmica para o desenvolvimento de linguagens próprias e de um pensamento crítico como parte do processo criativo. Adotando uma abordagem expandida da cerâmica, além dos aspetos tecnológicos desta área, propõe-se também a utilização do barro cru e da terra como matérias finais para a criação artística, assumindo ou não a efemeridade como qualidade plástica.
LAP – Opção Condicionada TP-4b)
Docente: Marta Castelo
6 ECTS
2º ano/2º semestre
Nesta UC as práticas são baseadas em contextos sociais, são desenvolvidos projetos em colaboração, participativos ou comunitários. A UC concilia o enquadramento teórico e estudos de caso, com de trabalho de campo e metodologia colaborativa, na qual valorizamos o processo artístico em detrimento da criação de objetos, os projetos são centrados nas relações. Via a arte propomos promover o espaço democrático, a cidadania e o ativismo.
LAP – Opção Condicionada TP-4b)
Docentes: Ana João Romana e Ana Anacleto
6 ECTS
2º ano/2º semestre
Autorretrato e Autorrepresentação é uma disciplina organizada por módulos temáticos sobre o uso que os artistas fazem da sua própria imagem na afirmação da sua identidade e do seu estatuto profissional. Serão mostradas obras provenientes de diversos contextos da arte contemporânea, escultura, pintura e desenho, performance e body art, livros de artista, bandadesenhada, entre outros territórios afins.
LAP – Opção Condicionada TP-5
Docente: Isabel Baraona
6 ECTS
3º ano/1º semestre
Esta UC finaliza e dá continuidade aos conhecimentos adquiridos nas técnicas de impressão, de forma a consolidar o percurso individual do estudante no espaço da obra gráfica original. Com base em instrumentos de reflexão do ato criativo consolidados, aprofunda-se uma consciencialização estética e plástica, um percurso individual de comunicação visual inserido nos debates da arte gráfica e plástica contemporânea.
LAP – Opção Condicionada TP-5
Docente: Célia Bragança
6 ECTS
3º ano/1º semestre
Esta unidade curricular tem como objetivo desenvolver do ponto de vista teórico e prático, as várias questões que afetam as noções de espaço na articulação deste com o corpo e o objeto. Serão aprofundados os principais momentos de expressão tridimensional de fuga ao objeto fechado sobre si mesmo. Desde os penetráveis, passando pelos ambientes, até à instalação. Serão edificadas criticamente instalações in-situ, a partir do desenvolvimento de processos/projetos de trabalho.
LAP – Opção Condicionada TP-5
Docente: Samuel Rama
6 ECTS
3º ano/1º semestre
A unidade curricular opcional “Arte e Perceção” visa, fornecer competências de reflexão crítica sobre o trabalho próprio e o de outros – e (ainda que mais indiretamente) competências práticas – na medida em que o fazer artístico é inseparável da perceção que se exerce durante o processo de trabalho, e da perceção do trabalho de outros e da perceção do mundo.
LAP – Opção Condicionada T-5
Docente: Fernando Poeiras
3 ECTS
3º ano/1º semestre
METAMORFOSES
corpos mudados (de Ovídio a Coccia, do vegetal ao humano), romantismos, transformismos, surrealismos, passagens, flutuações, entidades, géneros, linhas de corrente, irrisórias explosões
Na era em que vivemos, duas linhas de pensamento parecem ser urgentes: pensamento processual e lógica colaborativa ou solidariedade interespécies. Como um vulcão em atividade, o mundo está em permanente mudança e, assim, também os corpos e as mentes. A arte e a poesia refletem, desde tempos imemoriais, o fascínio e a perplexidade perante a transformação incessante dos entes, das mentes e dos corpos.
Nesta unidade curricular vamos sondar este pensamento mutante e em processo através do estudo de matérias visuais e sonoras, bem como de discursos oriundos de vários territórios artísticos. Tomando o paradigma da metamorfose como fio condutor — presente desde a origem do pensamento filosófico, mas do qual encontramos vestígios ainda na Pré-História — e partindo da célebre obra de Ovídio, abordaremos outros autores, narrativas e obras que nos permitirão figurar e nomear as transformações radicais pelas quais o mundo contemporâneo é atravessado.
LAP – Opção Condicionada T-5
Docente: Nuno Faria
3 ECTS
3º ano/1º semestre
Processos de Pintura, promove uma continuidade das competências técnicas e conceptuais adquiridas no âmbito experimental das disciplinas de Introdução a Pintura – 1ºano e Atelier de Pintura – 2ºano. Pretende-se que os alunos com base nas competências (teóricas-práticas) adquiridas, desenvolvam um trabalho(s) individual, considerando todos e quais queres os suportes bidimensionais ou tridimensionais para o efeito do seu percurso artístico.
LAP – Opção Condicionada T-5
Docente: Marta Soares
3 ECTS
3º ano/1º semestre
Esta UC percorre o espectro mais alargado das técnicas gráficas associadas ao múltiplo. As relações entre o original e a cópia podem assumir formas e procedimentos – visuais e intelectuais – cuja complexidade ultrapassa a especificidade das técnicas usadas para esse fim. A produção de múltiplos é parte integrante dos processos de invenção da imagem, sendo o espaço da gravura um meio invulgarmente fértil para a sua exploração.
LAP – Opção Condicionada TP-6
Docente: Célia Bragança
6 ECTS
3º ano/2º semestre
Nesta UC propõe-se o desenvolvimento de competências teórico-práticas em Animação Digital, no contexto das Artes Plásticas e da prática audiovisual contemporânea. Com foco no discente como autor e na sua exploração pessoal, os exercícios propostos incorporam conceitos teórico-práticos, técnicas e ferramentas de manipulação de imagem e de criação de Animação Digital em 2D, 3D e Processing.
LAP – Opção Condicionada TP-6
Docente: Nuno Fragata Marques
3 ECTS
3º ano/2º semestre
Esta UC propõe a exploração pessoal e criativa de uma das quatro características indispensáveis para compreender a condição contemporânea da fotografia: i) a luz como génese das imagens; ii) a relação icónica com o real; iii) a materialidade das imagens e as implicações no modo de ver; iv) a era pós-fotográfica das imagens.
LAP – Opção Condicionada TP-6
Docente: Emanuel Brás
6 ECTS
3º ano/2º semestre
Ensaio de mapeamento de alguns universos artísticos, idiossincráticos e singulares, que se constituíram como momentos de rutura e que nos chegaram fora de qualquer cânone.
LAP – Opção Condicionada T-6
Docente: Nuno Faria
3 ECTS
3º ano/2º semestre
A criação artística integra a experiência da urbe e da paisagem. Aos alunos é proposto pensarem os espaços limite e de transição onde a sua obra possa ser desdobrada, o lugar da arte no quotidiano, procurando estabelecer uma correspondência entre a arte e a vida. O contato com ferramentas teóricas e conceptuais vão proporcionar corresponder a desafios espaciais específicos partindo da discussão sobre lugar e não-lugar, público e privado, interior e exterior.
LAP – Opção Condicionada T-6
Docente: Teresa Morais
3 ECTS
3º ano/2º semestre
A UC Arte, Política e Tecnologia tem como objetivo proporcionar aos estudantes um conjunto plural de ferramentas conceptuais, analíticas, hermenêuticas e críticas que lhes permitam discutir, à luz dos tempos coevos e das transformações que os instigam, diferentes aceções de arte, política e tecnologia.
Os conceitos enunciados serão discutidos a partir de obras diversas e de uma ampla pluralidade de discursos em sessões que permitirão:
Construir um discurso argumentativo e reflexivo sobre as relações entre arte, cultura, política e tecnologia.
Refletir sobre a tecnologização coeva das experiências estéticas e artísticas.
Pensar os contextos, as possibilidades e os limites da obra de arte na sua relação com a técnica, a tecnologia e a digitalização da cultura.
Pensar os sentidos e os efeitos da Inteligência Artificial (IA) na produção artística e na condição do artista.
Obter competências para investigar e escrever, criticamente, sobre os temas explorados no âmbito das aulas. Identificar e problematizar a influência da técnica, da tecnologia e da digitalização da cultura na transformação da experiência estética e da obra de arte.
LAP – Opção Condicionada T-6
Docente: José Marmeleira
3 ECTS
3º ano/2º semestre
Design de Produto – Cerâmica e Vidro
A partir de uma consideração do corpo transdisciplinar e da identificação de práticas e representações do corpo em Design, propõe-se um processo de reflexão e experimentação. Recorrendo a processos heurísticos, pretende-se que os alunos construam um discurso e uma prática em torno do corpo. Trata-se de revalorizar o corpo em Design e de contribuir para um reencantamento do mundo.
LDPCV – Opção Condicionada I
Docente: Rui Dias
3 ECTS
2º ano/2º semestre
Design de Espaços
Partindo de uma conceção aberta da noção de corpo, visa-se, num 1º momento, identificar relações entre corpo, objetos e espaços na Arte, Arquitetura e Design. Através de discussão de casos, pretende-se, num 2º momento, alimentar um processo de reflexão acerca da vida do corpo no “corpo social” e no “corpo da Terra”. Este processo reflexivo pretende, por fim, conduzir a elaborações teóricas que desencadeiem ações e projetos. O percurso permitirá evidenciar a importância da revalorização do corpo – a partir de olhares diversos sobre a corporeidade – para o ato de projetar.
LDE – Opção Condicionada
Docente: Rui Dias
3 ECTS
3º ano/1º semestre
Esta unidade curricular visa aprofundar processos de trabalho sobre como usar a cor como fator relevante no desenvolvimento do produto e como elemento singular na qualidade dos espaços habitados. Através da articulação de conteúdos teóricos (visão e perceção da cor) com a experimentação em contextos abstratos e reais, evidenciar-se-á o uso da cor enquanto ferramenta de projeto.
LDE – Opção Condicionada
Docente: Susana António
3 ECTS
3º ano/1º semestre
Esta UC permite aos alunos tomar conhecimento das tecnologias necessárias à elaboração de modelos/protótipos. Numa fase inicial serão realizadas formações práticas ao mesmo tempo que serão desenvolvidos os temas lançados para execução. Com este paralelismo pretende-se que tenham conhecimento das tecnologias e da melhor forma de serem aplicadas no desenvolvimento de modelos/protótipos.
LDE – Opção Condicionada
Docente: Rui Leal
6 ECTS
3º ano/1º semestre
Esta unidade curricular complementa os conhecimentos desenvolvidos nas unidades curriculares de projeto, articulando-se n com a UC de Projeto Final de Design de Ambientes, onde se desenvolve um projeto de síntese final. Pretende-se, com a UC de Instrumentos para Comunicação do Projeto, dotar os alunos das competências e conhecimentos específicos, que são fundamentais para uma comunicação clara e eficaz dos resultados da sua atividade projetual. O programa da UC incide no desenvolvimento das capacidades de apresentação e comunicação dos projetos, quer a nível oral e escrito, assim como na construção de um portefólio individual dos trabalhos desenvolvidos ao longo do curso.
LDE – Opção Condicionada
Docentes: Pedro Jorge e Henrique Ralheta
3 ECTS
3º ano/2º semestre
Design Industrial
Nos últimos 15 anos, observamos uma mudança de paradigma que destaca a importância de envolver as pessoas em diálogos contínuos no processo de design. As pessoas não apenas desejam participar das mudanças, mas também se veem como criadoras das suas próprias experiências, desafiando assim o conceito tradicional de consumidor. Atualmente, o design procura não apenas satisfazer necessidades, mas também capacitar as pessoas a realizarem mudanças e desenvolverem suas habilidades. Como prática de investigação colaborativa, o design permite que as pessoas influenciem decisões em futuras intervenções, como produtos, serviços, experiências e ambientes. No final desta unidade curricular (UC), os alunos deverão ser capazes de propor processos de investigação em design que envolvam a participação de uma diversidade de pessoas com diferentes experiências e perspetivas, trabalhando juntas de forma colaborativa. Esta UC permite aos alunos explorar métodos e técnicas para desenvolver práticas de design centradas nas pessoas.
LDI – Opção Condicionada I
Docente: Sandra Neves
6 ECTS
2º ano/2º semestre
Esta unidade curricular tem como objetivo sensibilizar os estudantes para os desafios relacionados com a sustentabilidade, capacitando-os para o desenvolvimento de projetos de menor impacte ambiental e social. Pretende-se conhecer a relação entre o sistema de produção e consumo, o ambiente, a responsabilidade social e os métodos e ferramentas ao alcance do designer. Para tal serão discutidos os princípios e as estratégias de design para a economia circular e sustentabilidade em projetos de design espaços, de produto e de comunicação. Os estudantes irão desenvolver competências para a elaboração de projetos de design que integrem critérios de circularidade, ambientais e sociais, para que possam assim contribuir para uma mudança de paradigma rumo à sustentabilidade. Serão desenvolvidos exercícios práticos de projeto e de avaliação de ciclo de vida.
LDI – Opção Condicionada I
Docentes: José Vicente e David Camocho
6 ECTS
2º ano/2º semestre
Partindo de uma conceção aberta da noção de corpo, visa-se, num 1º momento, identificar relações entre corpo, objetos e espaços na Arte, Arquitetura e Design. Através de discussão de casos, pretende-se, num 2º momento, alimentar um processo de reflexão acerca da vida do corpo no “corpo social” e no “corpo da Terra”. Este processo reflexivo pretende, por fim, conduzir a elaborações teóricas que desencadeiem ações e projetos. O percurso permitirá evidenciar a importância da revalorização do corpo – a partir de olhares diversos sobre a corporeidade – para o ato de projetar.
LDI – Opção Condicionada II
Docente: Rui Dias
3 ECTS
3º ano/1º semestre
Esta unidade curricular visa aprofundar processos de trabalho sobre como usar a cor como fator relevante no desenvolvimento do produto e como elemento singular na qualidade dos espaços habitados. Através da articulação de conteúdos teóricos (visão e perceção da cor) com a experimentação em contextos abstratos e reais, evidenciar-se-á o uso da cor enquanto ferramenta de projeto.
LDI – Opção condicionada II
Docente: Susana António
3 ECTS
3º ano/1º semestre
Design Gráfico e Multimédia
Esta unidade curricular propõe a exploração da impressão como um dispositivo expandido de criação de imagens, articulando suportes como o cartaz, o livro de autor e o projeto editorial pessoal. Através da serigrafia, tipografia e gravura, os estudantes desenvolverão práticas que promovem uma interação fluida entre texto e imagem autoral, potenciando abordagens experimentais e críticas à produção gráfica contemporânea.
LDGM – Opção Condicionada 1
LDGMPL – Opção Condicionada 1
Docentes: Ricardo Castro e Nuno Miguel Torres
3 ECTS
2º ano/1º semestre
Esta UC procura propõe: i) dotar cada estudante com conhecimentos e competências técnicas para trabalhar autonomamente em fotografia digital ao longo de todo o processo fotográfico, desde a captura de imagem, passando pela pós-produção e pré-impressão, até à modelação final da imagem ou impressão final; ii) aplicar criativamente esses conhecimentos e competências no desenvolvimento de um projeto fotográfico materializado no formato de foto livro; iii) experimentar o design editorial na elaboração de um foto livro. O plano de trabalhos desta UC está estruturado em três fases. A 1ª fase, inicia com a consolidação de conhecimentos previamente adquiridos sobre o funcionamento da câmara digital, para captura de imagem em fotografia, e com a explicação sobre a especificidade do ver fotográfico. A partir daí, já na 2ª fase, é pedido a cada estudante que desenvolva criativamente um projeto fotográfico. Período no qual o trabalho de captura de imagem é acompanhado pelo trabalho de pós-produção e impressão das imagens. Pós-produção feita com os programas Bridge, Camera Raw e Photoshop, da Adobe. Na 3ª fase, com base na análise de casos de estudo de diferentes tipos de design editorial do foto livro, o projeto fotográfico deverá ser adaptado ao formato de foto livro. Em virtude das necessidades do projeto de cada estudante, poderão coexistir as fases 2 e 3, isto é o trabalho de captura de imagem e pós-produção subsequente poderão prolongar-se durante o processo de paginação do foto livro.
LDGM – Opção Condicionada 1
LDGMPL – Opção Condicionada 1
Docentes: José Emanuel Brás e Luísa Baeta
3 ECTS
2º ano/1º semestre
Som e Imagem
Guião surge no segundo ano, num momento em que os alunos já consolidaram alguns conhecimentos técnicos e em que projetos pessoais se encontram suficientemente maturados. Adquirem-se conhecimentos de carácter técnico que concernem as normas próprias da indústria do audiovisual, desenvolvendo-se ao mesmo tempo competências criativas. O modelo de aula compreende discussão, visionamento de extratos de séries e filmes e exercícios criativos.
LSI – Opção Condicionada I
Docente: Guilherme Mendonça
6 ECTS
2º ano/1º semestre
A unidade curricular procura aprofundar competências inerentes ao fazer fotográfico através da exposição e revelação de película e papel em vários formatos (pequeno, médio e grande). O conhecimento e utilização dos vários tipos de máquina fotográfica e a digitalização dos respetivos resultados fotográficos constituirão o portefólio individual do aluno.
LSI – Opção Condicionada I
Docente: Diogo Saldanha
6 ECTS
2º ano/1º semestre
Partindo do legado das “Recording Arts”, pretende-se estimular a criatividade sonora dos alunos através da manipulação das ferramentas existentes no estúdio de gravação. Dar conhecimentos base sobre as técnicas de captação, gravação e reprodução de som. Práticas de captação profissionalizantes nos diversos formatos de gravação multipista e estéreo, e estímulo da criatividade no sentido da maximização dos meios de um estúdio.
LSI – Opção Condicionada I
Docente: Luís Caldeira e Silva
6 ECTS
2º ano/1º semestre
Nesta UC pretende-se dar a conhecer e experimentar os principais conceitos, técnicas e ferramentas de Animação Digital 2D: Princípios da Animação; Animação Digital com recurso a Desenho, Fotografia e Vídeo; Rotoscopia e Desenho Digital; Layers, Interpolação e Keyframes; Criação e Animação de Personagens; Animação Programática (programação de animação através de código); Animação Multiplano; Câmaras e Luzes 3D; Composição, Integração e Pós-Produção.
LSI – Opção Condicionada I
Docente: João Pombeiro
6 ECTS
2º ano/1º semestre
Unidade curricular de análise e prática do trabalho de realização e produção para ficção, com base em exercícios de aprendizagem de técnicas de filmagem e discussão da sua pertinência expressiva. O objetivo final é que o aluno seja capaz de pensar a estrutura formal integrada com a prática da produção e filmagem, num contexto de coerência das opções criativas, quando aplicadas a tipologias de cinema mais próximas ou distantes do paradigma clássico.
LSI – Opção Condicionada II
Docente: Carlos Braga e Inês Oliveira
6 ECTS
2º ano/2º semestre
A unidade curricular pretende desenvolver competências inerentes ao fazer fotográfico e relacionadas com as práticas laboratoriais da fotografia analógica. Para além das técnicas de ampliação a preto e branco serão desenvolvidas práticas experimentais utilizando processos fotográficos alternativos.
LSI – Opção Condicionada II
Docente: Diogo Saldanha
6 ECTS
2º ano/2º semestre
Sobre os conceitos teórico-históricos, tecnologias, ferramentas, métodos e práticas que definem o Design de Som em objetos audiovisuais, explorando a experimentação em torno da gravação, edição, mistura e síntese áudio. Os exercícios serão dedicados ao desenvolvimento das técnicas e metodologias para a edição áudio e criação de efeitos sonoros especiais, destacando a criatividade sobre as funções narrativas dos efeitos sonoros em bandas sonoras.
LSI – Opção Condicionada II
Docente: Ricardo Costa
6 ECTS
2º ano/2º semestre
Pretende-se criar personagens para animação. Exercícios de desenho, modelação, visualização, expressividade. Criar model sheet, turnaround e modelação tridimensional. Construir as suas qualidades expressivas, estéticas e comunicativas, expressão, fisicalidade, movimento e interação. Relacionar a personagem com o seu universo. A personagem e a animação (Animação facial, rigs, marionetas digitais ou Lip Sync).
LSI – Opção Condicionada III
Docente: Inês Oliveira
6 ECTS
3º ano/1º semestre
Unidade curricular sobre as várias fases de preparação, produção e distribuição de um filme. Explorará uma concepção de produção baseada na criação de modelos específicos de financiamento, de organização e de distribuição, adequados à natureza particular de cada projecto. Será proporcionado um conhecimento profissional sobre o desenvolvimento, a préprodução, a produção e pós-produção de um filme, sendo também desenvolvida uma abordagem às estratégias de promoção e distribuição de uma obra. Esta unidade visa desenvolver uma atitude crítica e criativa sobre o papel do produtor e as dinâmicas de trabalho de produção em equipa, e traçar modelos de produção e distribuição audiovisual a partir da análise específica de projectos.
LSI – Opção Condicionada III
Docente: Inês Oliveira
6 ECTS
3º ano/1º semestre
Nesta unidade curricular analisam-se as relações conceptuais entre fotografia e arquivo e aplicam-se práticas arquivísticas na organização de imagens fotográficas, com o objetivo de criar as bases para um arquivo individual de cada aluno. Destes arquivos parte-se para a exploração de diferentes formas de apresentação de projetos fotográficos, quer através da estruturação de portfólios individuais, quer da conceção de um plano expositivo.
LSI – Opção Condicionada III
Docente: Luísa Baeta
6 ECTS
3º ano/1º semestre
A disciplina reflete sobre a etapa da mistura sonora de um objeto musical, dissertando sobre os processos sonoros inerentes à sua prática em relação com as técnicas e metodologias mais comuns na obtenção de um registo sonoro coeso e consistente. Os alunos serão conduzidos através de exercícios teórico-práticos que visam o estímulo da criatividade através do enriquecimento dos seus referenciais sonoros, ao relacionarem estes conceitos com os adquiridos na disciplina de Estúdio de Som I.
LSI – Opção Condicionada III
Docente: Luís Caldeira e Silva
6 ECTS
3º ano/1º semestre
A narrativa audiovisual pode assumir formas heterodoxas nas várias linguagens de imagem e de som, a solo ou coordenação, cuja especificidade importa dominar. Através de exercícios e estratégias práticas e focadas, esta disciplina visa explorar essas formas, e as maneiras como as coordenar para os mais diversos propósitos comunicativos, expressivos ou artísticos.
LSI – Opção Condicionada III
Docente:
6 ECTS
3º ano/1º semestre