Opções Condicionadas

ESAD.CR

Artes Plásticas

A Linguagem das Coisas” visa explorar os limites entre oralidade e não-verbalidade, convocando ao contacto com sujeitos, corpos e sensibilidades humanos e não-humanos, através de práticas artísticas colaborativas, processos conversacionais, tecnologias do som e da voz, e experiências de descrição e tradução que convoquem diferentes formatos de intersubjetividade e coautoria.

AP – Opção Condicionada TP 4a
Professor: Miguel Ferrão
6 ECTS
2º ano/1º semestre

Esta opcional propõe a experimentação direta e a execução, como uma estratégia de resolução criativa. Explorando as ações a par dos conceitos. Um roteiro cronológico e geográfico, sem qualquer fronteira, pela história dos objetos e dos métodos de invenção e execução. Independente da origem geográfica, material, funcional ou estética. Um périplo de análise essencial para lançar propostas e criar ou recriar em modo “talhe directo” às matérias. Um conjunto de exercícios interligados, que determinam e identificam problemas e procuram distintas soluções para as questões técnicas e teóricas do trabalho artístico. Uma consciencialização sobre a multiplicidade dos modos de fazer, concretizar e refletir.

AP – Opção Condicionada TP 4a
Professor: Rui Pereira
6 ECTS
2º ano/2º semestre

Esta unidade curricular tem como objetivo permitir um conhecimento básico das Técnicas, e dos processos cerâmicos, no desenvolvimento criativo de peças Cerâmicas singulares , e seriadas. Pretende-se, com os exercícios práticos propostos, e os processos tecnológicos aplicados, que os alunos apreendam a relacionar os distintos materiais cerâmicos com os diversos processos tecnológicos, na execução de peças marcadamente conceptuais e artísticas.

AP – Opção Condicionada TP 3a
Professora: Alexandra Abreu
6 ECTS
2º ano/1º semestre

Atelier de Leitura (Arte, Filosofia, Poesia) é um atelier teórico-prático de estética e pensamento sobre arte. Em torno de uma mesa de exercícios de leitura, procuramos escutar alguns textos seminais sobre a origem da arte e sobre as motivações filosóficas do gesto criador. Uma travessia das palavras – essenciais, singulares – de alguns dos criadores, que escreveram sobre as operações mais secretas e imemoriais dos processos criativos que estão na origem – múltipla, iniciática – das Artes. Uma meditação filosófica sobre as ressonâncias e ligações entre a experiência da arte e a experiência espiritual. Serão nossos guias no mistério do visível alguns poetas, filósofos e artistas – R.M.Rilke, S. de Mello Breyner, C. Campo, F. Cheng, J.L.Nancy, entres outros visitantes surpresa.

AP – Opção Condicionada TP 3b
Professor: Rodrigo Silva
6 ECTS
2º ano/1º semestre

Esta UC enquadra-se no 1º semestre do 2ºano da Licenciatura em Artes Plásticas e pretende constituir-se, através de uma abordagem teórico-prática, como reflexão sobre os elementos e processos que compõem a imagem pictural como construção; tem particular enfoque sobre a prática da pintura e o processo criativo, cujos procedimentos técnicos, conceptuais e significações próprias são conducentes ao posicionamento ímpar desta disciplina no contexto da história da arte e da prática artística contemporâneas.

AP – Opção Condicionada TP 3b
Professora: Marta Soares
6 ECTS
2º ano/1º semestre

Esta disciplina estuda e contextualiza a arte portuguesa posterior a 1960. Não apenas os artistas e agentes principais no meio artístico português, como as marcas distintivas de cada geração, as grandes exposições, as instituições e o esforço contínuo de internacionalização feito pelo Estado e pelos particulares.

AP – Opção Condicionada 1 T
Professora: Luísa Oliveira
3 ECTS
1º ano/1º semestre

Arte e Mundo centra-se na apresentação e discussão teórica de alguns trabalhos na sua relação com o mundo atual. Esse nexo de algumas práticas artísticas, e não artísticas, com o mundo atual será explorada em territórios distintos: da política ao ambiente, passando pela ciência e pelas atuais transformações tecnológicas.

AP – Opção Condicionada 6 T
Professor: Miguel Ferrão
3 ECTS
3º ano/2º semestre

Um laboratório teórico-prático de leitura e discussão de temas em torno da arte e da ecologia. Em aulas de apresentação de temas com recursos audiovisuais, vamos pensar e trabalhar a relação entre humano e natureza, a ideia de Antropoceno, qual o contributo das artes num mundo assolado pela crise climática. Ao longo do semestre os estudantes desenvolverão um projeto artístico que convoque um pensamento sobre os assuntos abordados.

AP – Opção Condicionada 6 TP
Professor: Catarina Leitão
6 ECTS
3º ano/2º semestre

A unidade curricular opcional “Arte e Perceção” visa, fornecer competências de reflexão crítica sobre o trabalho próprio e o de outros – e (ainda que mais indiretamente) competências práticas – na medida em que o fazer artístico é inseparável da perceção que se exerce durante o processo de trabalho, e da perceção do trabalho de outros e da perceção do mundo.

Opção Condicionada 5 T
Professor: Fernando Poeiras
3 ECTS
3º ano/1º semestre

A criação artística integra a experiência da urbe e da paisagem. Aos alunos é proposto pensarem os espaços onde a sua obra possa ser desdobrada, o lugar da arte no quotidiano e a sua relação com o espaço público. O contato com ferramentas teóricas, conceptuais, pragmáticas e discursivas vão proporcionar corresponder a desafios espaciais específicos, num processo de reconciliação da singularidade individual com a unidade social (Herbert Mead).

AP – Opção Condicionada 5 T
Professor: Mário Caeiro
3 ECTS
3º ano/1º semestre

Autorretrato e Autorrepresentação é uma disciplina organizada por módulos temáticos sobre o uso que os artistas fazem da sua própria imagem na afirmação da sua identidade e do seu estatuto profissional. Serão mostradas obras provenientes de diversos contextos da arte contemporânea, escultura, pintura e desenho, performance e body art, livros de artista, banda-desenhada, entre outros territórios afins.

AP – Opção Condicionada 5 TP
Professora: Isabel Baraona
6 ECTS
3º ano/1º semestre

Esta unidade curricular visa dar a conhecer os cineastas e obras que se identificaram formal e conceptualmente com o modernismo. Os alunos terão de saber relacionar obra cinematográfica e vanguardas plásticas, identificar o nascimento e consolidação da linguagem especificamente cinematográfica, com o objetivo de conhecer o novo entendimento do espaço e do tempo que a vulgarização do cinema traduz.

AP – Opção Condicionada 2 T
Professora: Luísa Oliveira
3 ECTS
1º ano/2º semestre

A UC de configuração e forma procura desenvolver as competências já adquiridas no âmbito das práticas bidimensionais e tridimensionais, nomeadamente na área do desenho e da escultura com o fito no desenvolvimento de uma prática configuradora cada vez mais autónoma e informada pelas práticas da arte contemporânea.

AP – Opção Condicionada TP 4b
Professora: Samuel Rama
6 ECTS
2º ano/2º semestre

Com o apoio de um conjunto de referências de obras de artistas, a disciplina compreende a prática do desenho como um campo de experimentação em aberto, explorando duas vertentes: uma mais focada no desenho enquanto sequência, capaz de criar movimentos ilusórios, e a outra trabalhando o modo como a prática do desenho é mediada pelo uso da luz, do vídeo e do som, explorando as múltiplas intercepções entre todos.

AP – Opção Condicionada TP 3a
Professor: Miguel Ferrão
6 ECTS
2º ano/1º semestre

Esta unidade curricular tem como objetivo desenvolver do ponto de vista teórico e prático, as várias questões que afetam as noções de espaço na articulação deste com o corpo e o objeto.
Serão aprofundados os principais momentos de expressão tridimensional de fuga ao objeto fechado sobre si mesmo. Desde os penetráveis, passando pelos ambientes, até à instalação. Serão edificadas criticamente instalações in-situ, a partir do desenvolvimento de processos/projetos de trabalho.

AP – Opção Condicionada 5 TP
Professora: Samuel Rama
6 ECTS
3º ano/1º semestre

Estudos de Fotografia é uma unidade curricular teórica, que visa fornecer conhecimentos e introduzir alguns dos modos de ver estruturantes para a compreensão da fotografia nas práticas artísticas contemporâneas. O programa da u.c. articula três temáticas: i) conceções do ver fotográfico baseadas na especificidade do medium; ii) referências basilares da cultura fotográfica; iii) panorama das práticas artísticas contemporâneas com fotografia.

AP – Opção Condicionada 2 T
Professor: José Emanuel Brás
3 ECTS
1º ano/2º semestre

Esta unidade curricular visa introduzir o aluno na dialética histórica da figuração e da abstração em arte, ao longo do século XX. Serão dadas algumas aulas teóricas sobre o tema e um conjunto de aulas práticas, exploratórias de processos de trabalho que lidam diretamente com estes conceitos. Pretende-se que o aluno desenvolva um ponto de vista individual, através de uma relação teórica e prática com estes conteúdos, de modo a que possam vir a constituir um início do seu projeto pessoal no âmbito da produção artística contemporânea.

AP – Opção Condicionada TP 4b
Professora: Marta Soares
6 ECTS
2º ano/2º semestre

Compreender diferentes aspetos nas relações e fronteiras entre ilustração e artes plásticas. Representações narrativas em diversas épocas históricas e culturas. Compreender a narrativa em Arte: representação, espaço, tempo. Compreender e identificar diferentes tipologias de narrativa visual. Conhecer suportes, tecnologias e meios para a criação de narrativa visual. Compreender o papel da ilustração na sua relação com a arte contemporânea.

AP – Opção Condicionada 1 T
Professor: Nuno Fragata
3 ECTS
1º ano/1º semestre

Nesta UC o aluno experimenta, desenvolve e aprofunda conhecimentos básicos adquiridos, nos recursos plásticos e técnicos do sistema de impressão em plano, em relevo e/ou em calco-gráfico. Realiza exercícios exploratórios, inseridos nas problemáticas da arte contemporânea, com base numa consciencialização estética e plástica das matérias da linguagem gráfica seriada.

AP – Opção Condicionada TP 4b
Professora: Célia Bragança
6 ECTS
2º ano/2º semestre

Nesta UC pretende-se experienciar a decomposição do movimento e a sua relação com as artes. Conhecer os primeiros experimentalistas e realizar exercícios práticos em animação analógica. Conhecer a decomposição do movimento na contemporaneidade e na sua interação com as artes plásticas. Compreender as potencialidades de técnicas e softwares na construção de discursos artísticos pessoais e explorações direcionadas ao cruzamento de técnicas e hibridização.

AP – Opção Condicionada 2 T
Professores: Fernando Galrito e Nuno Fragata
3 ECTS
1º ano/2º semestre

Esta unidade curricular tem como objetivos gerais dar início às questões teórico-práticas relacionáveis com o uso de matérias convencionais e atuais da prática escultórica, materiais dúcteis como o barro, de transição como o gesso, naturais, industriais bem como objetos do quotidiano – à luz das mais recentes utilizações dadas por artistas cujas práticas criativas estão reconhecidamente inseridas no campo da arte contemporânea.

AP – Opção Condicionada 2 TP
Professores: Samuel rama
6 ECTS
1º ano/2º semestre

Introdução à Fotografia apresentará os fundamentos da captação fotográfica com máquinas analógicas pinhole e com DSLRs. Será ensinada a revelação de ficheiros RAW e as técnicas fundamentais de ajuste de imagem no Adobe Photoshop, assim como a adequação de ficheiros para impressão e uso em écran. Serão discutidas a gramática e história da fotografia para um enquadramento crítico da sua representação no contexto cultural contemporâneo.

AP – Opção Condicionada 1 TP
Professor: Pedro Letria
6 ECTS
1º ano/1º semestre

Esta UC introduz conhecimentos básicos nos recursos plásticos e técnicos do sistema de impressão em relevo e/ou calco-gráfico, através da realização de exercícios com as matérias da linguagem gráfica seriada, possibilitando a multiplicação da imagem através de uma matriz. Pretende-se dotar os alunos com meios teóricos e técnicos, instrumentos de reflexão, consciencialização estética e plástica, adaptada ao percurso individual e singular de cada aluno.

AP – Opção Condicionada 1 TP
Professor: Célia Bragança
6 ECTS
1º ano/1º semestre

No âmbito das Artes Plásticas, esta disciplina permite que o aluno contacte e adquira um conhecimento básico das técnicas de edição de imagem em movimento. Aprender a definir enquadramentos e olhares, identificar atmosferas e ações, encenar processos e modos de captura, de modo a desenvolver uma linguagem visual conceptualmente significativa.

AP – Opção Condicionada 1 TP
Professora: Susana Anágua
6 ECTS
1º ano/1º semestre

A unidade curricular visa iniciar os alunos no domínio de diversas técnicas da pintura e no seu universo de significações próprias, tendo por base exercícios específicos que pretendem conduzir cada aluno a uma exploração das potencialidades deste meio. Pretende-se realizar trabalhos individuais em diversas técnicas da pintura, revelando domínio técnico e entendimento das potencialidades dos elementos fundamentais da linguagem plástica deste meio.

AP – Opção Condicionada 2 TP
Professor: Paulo Quintas
6 ECTS
1º ano/2º semestre

Esta UC introduz conhecimentos básicos nos recursos plásticos e técnicos do sistema de impressão em plano-gráfico. Serão realizados exercícios práticos com as matérias da linguagem gráfica seriada, para possibilitar a multiplicação da imagem através de uma matriz. Pretende-se dotar os alunos com meios teóricos e técnicos, instrumentos de reflexão, consciencialização estética e plástica, adaptada ao percurso individual e singular de cada aluno.

AP – Opção Condicionada 2 TP
Professora: Célia Bragança
6 ECTS
1º ano/2º semestre

Esta UC percorre o espectro mais alargado das técnicas gráficas associadas ao múltiplo. As relações entre o original e a cópia podem assumir formas e procedimentos – visuais e intelectuais – cuja complexidade ultrapassa a especificidade das técnicas usadas para esse fim. A produção de múltiplos é parte integrante dos processos de invenção da imagem, sendo o espaço da gravura um meio invulgarmente fértil para a sua exploração.

AP – Opção Condicionada 6 TP
Professora: Célia Bragança
6 ECTS
3º ano/2º semestre

Laboratório de Desenho propõe a criação de um espaço experimental de exploração das teorias e práticas do desenho, no contexto do trabalho artístico e autoral. Propõe recuperar e desenvolver algumas das problemáticas abordadas e experimentadas anteriormente, revisitando-as através do desenho. Pressupõe uma formulação experimental do desenho integrada num diagnóstico da produção artística contemporânea.

AP – Opção Condicionada 6 TP
Professor:
6 ECTS
3º ano/2º semestre

Nesta UC são exploradas diferentes estruturas de livros, sendo esta prática acompanhada por estudos do contexto histórico-teórico e pela análise de exemplos inseridos na arte moderna e contemporânea. A introdução é seguida de uma abordagem dinâmica à publicação de livros de artista. Privilegiando em todos os momentos a trilogia de aprendizagem: hands on, minds on, hearts on. Aprender fazendo, fazer pensando e pensar envolvendo- se.

AP – Opção Condicionada TP 3a
Professora: Ana João Romana
6 ECTS
2º ano/2º semestre

METAMORFOSES
corpos mudados (de Ovídio a Coccia, do vegetal ao humano)
— romantismos, transformismos, surrealismos, passagens, flutuações, entidades, géneros, linhas de corrente, irrisórias explosões —
Na era em que vivemos, duas linhas de pensamento parecem ser urgentes: pensamento processual e lógica colaborativa ou solidariedade inter-espécies. Como um vulcão em atividade, o mundo está em permanente mudança e, assim, também os corpos e as mentes. A arte e a poesia refletem, desde tempos imemoriais, o fascínio e a perplexidade perante a transformação incessante dos entes, das mentes e dos corpos.
Nesta unidade curricular vamos sondar este pensamento mutante e em processo através do estudo de matérias visuais e sonoras, bem como de discursos oriundos de vários territórios artísticos.
Tomando o paradigma da metamorfose como fio condutor — presente desde a origem do pensamento filosófico, mas do qual encontramos vestígios ainda na Pré-História — e partindo da célebre obra de Ovídio, abordaremos outros autores, narrativas e obras que nos permitirão figurar e nomear as transformações radicais pelas quais o mundo contemporâneo é atravessado.

AP – Opção Condicionada 5 T
Professor: Nuno Faria
3 ECTS
3º ano/1º semestre

Métodos Criativos ou Como nascem as obras de arte? Apresentação e abordagem de autores cujas obras permitam refletir formalmente a dimensão inconsciente e/ou inefável da criatividade artística. Especulação e reflexão em torno das condições subjacentes à ocorrência de objetos de arte e seus processos criativos. Por se tratar de entidades oriundas da experiência interior e singular de cada indivíduo, as “obras de arte” serão abordadas num contexto biográfico-estórico que permita uma aproximação às circunstâncias envolventes ao nascimento destes objetos. Intenta-se assim, refletir e dar a descobrir indícios passíveis de serem usados pelos alunos como ferramentas de investigação úteis para a individuação o seu percurso criativo.

AP – Opção Condicionada 1T
Professora: Catarina Câmara Pereira
3 ECTS
1º ano/1º semestre

Toda a Música é Arte, mas nem toda a Arte é música. Partindo deste paradoxo retórico, o programa desta disciplina aborda — na teoria e na prática — as interações estéticas, poéticas, técnicas e éticas entre as Artes Plásticas e a Música – ou entre as Artes Visuais e as Artes Sonoras – no espaço performativo, editorial e audiovisual, desde os remotos tempos arcaicos às redes complexas da contemporaneidade, passando pelos conceitos clássicos e modernos.

AP – Opção Condicionada TP 4a
Professor: José Eduardo Rocha
6 ECTS
2º ano/2º semestre

Esta UC finaliza e dá continuidade aos conhecimentos adquiridos nas técnicas de impressão, de forma a consolidar o percurso individual do estudante no espaço da obra gráfica original. Com base em instrumentos de reflexão do ato criativo consolidados, aprofunda-se uma consciencialização estética e plástica, um percurso individual de comunicação visual inserido nos debates da arte gráfica e plástica contemporânea.

AP – Opção Condicionada 5 TP
Professora: Célia Bragança
6 ECTS
3º ano/1º semestre

Nesta UC as práticas são baseadas em contextos sociais, são desenvolvidos projetos em colaboração, participativos ou comunitários. A UC concilia o enquadramento teórico e estudos de caso, com de trabalho de campo e metodologia colaborativa, na qual valorizamos o processo artístico em detrimento da criação de objetos, os projetos são centrados nas relações. Via a arte propomos promover o espaço democrático, a cidadania e o ativismo.

AP – Opção Condicionada TP 4b
Professora: Ana João Romana
6 ECTS
2º ano/2º semestre

Numa sequência de exercícios organizados em módulos temáticos serão abordadas questões, práticas e técnicas da escultura e da instalação. Com um enfoque especial no processo, a experimentação em ateliê, o contacto com os materiais e a análise de obras de artistas contemporâneos, esta UC permitirá ao aluno expandir o seu vocabulário e pensamento plástico no campo da escultura e Instalação.

AP – Opção Condicionada TP 3b
Professora: Catarina Leitão
6 ECTS
2º ano/1º semestre

Propõe-se exercícios práticos partindo de noções de performance, corpo e dispositivo, para a descoberta do meu corpo, dos outros corpos, das suas imagens, das fragilidades actuais dos nossos corpos, da sua expressividade. Explora-se relações de poder entre os corpos, o ambiente ao seu redor, e outros corpos, através de ações poéticas quotidianas em espaço doméstico, atelier e espaço público.

AP – Opção Condicionada TP 3b
Professora: Teresa Luzio Morais
6 ECTS
2º ano/1º semestre

Desde a sua génese que a fotografia e o livro se encontram ligados, quer como destino original, quer como suporte privilegiado para a sua partilha e arquivo. Hoje, o Photobook é um termo generalizado e a sua popularidade um atestado da procura pela imagem fotográfica e a sua posse, como também da construção narrativa que o códex promete e possibilita. A UC Photobook tem como objectivo introduzir o estudo dos exemplos maiores dos livros de fotografia, reflectir sobre a sua forma, estrutura e técnica, e contextualizar os seus discursos em termos históricos e críticos. Cada aluno definirá um projecto fotográfico que será finalizado e materializado em forma de livro, adequadamente paginado, impresso e encadernado, e que reflectirá estratégias e conceitos anteriormente abordados. Entre os exemplos que serão alvo de estudo contam-se The Pencil of Nature, de Fox Talbot; Let Us Now Praise Famous Men, de Walker Evans; The Americans, de Robert Frank; Lisboa Cidade Triste e Alegre, de Costa Martins e Vitor Palla; Un Paese, de Paul Strand e Cesare Zavattini; The Chain, de Chen Chi Chang; Ray’s a Laugh, de Richard Billingham e The Graves, de Gilles Peress. Esta UC enquadra-se no plano de estudos de Artes Plásticas enquanto Opção do Ano 2 e para alunos que já tenham frequentado Introdução à Fotografia ou equivalente. Noções elementares de Adobe Photoshop ou Adobe Lightroom são necessárias, assim como recomendada alguma familiarização com Adobe InDesign.

AP – Opção Condicionada TP 3a
Professora: Pedro Letria
6 ECTS
2º ano/1º semestre

Processos de Pintura, promove uma continuidade das competências técnicas e conceptuais adquiridas no âmbito experimental das disciplinas de Introdução a Pintura – 1ºano e Atelier de Pintura – 2ºano. Pretende-se que os alunos com base nas competências (teóricas-práticas) adquiridas, desenvolvam um trabalho(s) individual, considerando todos e quais queres os suportes bidimensionais ou tridimensionais para o efeito do seu percurso artístico.

AP – Opção Condicionada 5 T
Professor: Paulo Quintas
3 ECTS
3º ano/1º semestre

Esta unidade curricular explorará teoricamente e aprofundará conteúdos ligados à temática do espaço e instalação, familiarizando o aluno no conhecimento sobre o campo da instalação pela análise de criadores, curadores e instituições museológicas que têm promovido este campo artístico de relevo no panorama da arte contemporânea.

AP – Opção Condicionada 6 T
Professores: Luísa Oliveira e José Marmeleira
3 ECTS
3º ano/2º semestre

Ensaio de mapeamento de alguns universos artísticos, idiossincráticos e singulares, que se constituíram como momentos de rutura e que nos chegaram fora de qualquer cânone. Sondamos a zona de sombra por onde vagueiam os chamados “autores malditos”, mas também anónimos, os loucos, os visionários, os excêntricos, os poetas, aqueles que se deram aos insondáveis mistérios da escuridão e que se situam nas margens da grande narrativa da História.

AP – Opção Condicionada 6 T
Professor: Nuno Faria
3 ECTS
3º ano/2º semestre

Esta UC propõe a exploração pessoal e criativa de uma das quatro características indispensáveis para compreender a condição contemporânea da fotografia: i) a luz como génese das imagens; ii) a relação icónica com o real; iii) a materialidade das imagens e as implicações no modo de ver; iv) a era pós-fotográfica das imagens.

AP – Opção Condicionada 6 TP
Professor: Emanuel Brás
6 ECTS
3º ano/2º semestre

Design de Produto – Cerâmica e Vidro

A partir de uma consideração do corpo transdisciplinar e da identificação de práticas e representações do corpo em Design, propõe-se um processo de reflexão e experimentação. Recorrendo a processos heurísticos, pretende-se que os alunos construam um discurso e uma prática em torno do corpo. Trata-se de revalorizar o corpo em Design e de contribuir para um reencantamento do mundo.

DPCV – Opção Condicionada I
Professor: Rui Dias
3 ECTS
2º ano/2º semestre

O aumento da complexidade verificada no desenvolvimento de projetos posiciona o designer como um profissional capaz de integrar e gerir equipas multidisciplinares capazes de desenvolver projetos complexos, onde organização, estruturação e planeamento de tarefas são fatores de sucesso. A aplicação de métodos e técnicas de gestão de projeto permite a redução dos riscos de fracasso e de ocorrência de desvios nos custos, nos prazos e na qualidade.

DPCV – Opção Condicionada II
Professor: Francisco Fernandes
3 ECTS
3º ano/2º semestre

Design de Espaços

Partindo de uma conceção aberta da noção de corpo, visa-se, num 1º momento, identificar relações entre corpo, objetos e espaços na Arte, Arquitetura e Design. Através de discussão de casos, pretende-se, num 2º momento, alimentar um processo de reflexão acerca da vida do corpo no “corpo social” e no “corpo da Terra”. Este processo reflexivo pretende, por fim, conduzir a elaborações teóricas que desencadeiem ações e projetos. O percurso permitirá evidenciar a importância da revalorização do corpo – a partir de olhares diversos sobre a corporeidade – para o ato de projetar.

DE – Opção Condicionada II
Professora: Rui Dias
3 ECTS
3º ano/1º semestre

Esta unidade curricular visa aprofundar processos de trabalho sobre como usar a cor como fator relevante no desenvolvimento do produto e como elemento singular na qualidade dos espaços habitados. Através da articulação de conteúdos teóricos (visão e perceção da cor) com a experimentação em contextos abstratos e reais, evidenciar-se-á o uso da cor enquanto ferramenta de projeto.

DE – Opção Condicionada/DI – Opção condicionada II
Professora: Susana António
3 ECTS
3º ano/1º semestre

Esta unidade curricular complementa os conhecimentos desenvolvidos nas unidades curriculares de projeto, articulando-se com a UC de Projeto Final de Design de Ambientes, onde se desenvolve um projeto de síntese final. Pretende-se, com a UC de Instrumentos para Comunicação do Projeto, dotar os alunos das competências e conhecimentos específicos, que são fundamentais para uma comunicação clara e eficaz dos resultados da sua atividade projetual. O programa da UC incide no desenvolvimento das capacidades de apresentação e comunicação dos projetos, quer a nível oral e escrito, assim como na construção de um portefólio individual dos trabalhos desenvolvidos ao longo do curso.

DE – Opção Condicionada
Professores: Miguel Baptista, Filipe Alarcão, Joana Morais e Henrique Ralheta

Esta UC permite aos alunos tomar conhecimento das tecnologias necessárias à elaboração de modelos/protótipos. Numa fase inicial serão realizadas formações práticas ao mesmo tempo que serão desenvolvidos os temas lançados para execução. Com este paralelismo pretende-se que tenham conhecimento das tecnologias e da melhor forma de serem aplicadas no desenvolvimento de modelos/protótipos.

DE – Opção Condicionada
Professor: Rui Leal
6 ECTS
3º ano/1º semestre

Design Industrial

A UC de Design e Cultura Material pretende contribuir, de um modo experimental, para a preparação da/os designers para enfrentarem a complexidade dos desafios que atualmente se colocam à sua prática (Cardoso [2011] 2016). Esse trabalho terá como objetivo pensar sobre futuros transformativos capazes de lidar com questões humanas e ecológicas emergentes (Escobar 2018). Serão exploradas metodologias práticas de desenvolvimento da criatividade em design a partir da interdisciplinaridade e da observação.

DI – Opção Condicionada I
Professor: Teresa Fradique
6 ECTS
2º ano/2º semestre

Nesta unidade curricular serão descritas e analisadas as teorias mais relevantes, ligadas ao conceito de espaço, que emergiram desde o início do século XX até aos nossos dias. Paralelamente serão analisados casos de estudos e textos críticos pertinentes para uma melhor compreensão dos conceitos que formam o corpo de estudo da UC, assim como os efeitos que tiveram em diferentes áreas e práticas, tais como: arte, design, arquitetura, cinema, cenografia.

DI – Opção Condicionada I
Professor: Luís Baptista
6 ECTS
2º ano/2º semestre

Design Gráfico e Multimédia

Esta é uma unidade curricular, onde, partindo de casos em design, se fará uma análise crítica dos projetos de forma a se percecionar o pensamento e os processos usados para a comunicação criativa. Ao longo do semestre, vão-se dissecando e simultaneamente delineando estratégias capazes de proporcionar ideias, conceitos, com uma aplicação prática ao design gráfico e direção de arte.

DGM (G) – Opção Condicionada
Professor: Paula Dona
3 ECTS
2º ano/2º semestre

A UC realiza-se através da exposição de noções de interação humano-dispositivo e no desenvolvimento do design de protótipos digitais, em diferentes contextos de uso. Os conteúdos são lecionados de modo a capacitar os alunos para o desenvolvimento de produtos digitais, como aplicações e websites, onde os diferentes elementos que compõem esta tipologia de produto, sejam ergonómicos e esteticamente harmoniosos, explorando de forma sistemática e experimental os conceitos de unidade visual, forma, hierarquia e equilíbrio.

DGM (DM) – Opção Condicionada
Professor: Luís Carradas
3 ECTS
2º ano/1º semestre

Nesta UC são estudadas as várias fases de construção de um processo narrativo, com técnicas e recursos específicos de diversas linguagens: a ilustração, a fotografia, a banda desenhada, a animação, o vídeo. Estudam-se relações entre texto e imagem, focando a atenção na construção de narrativas aplicáveis ao mundo gráfico, da ilustração e da publicidade. Através do contato com modelos existentes e através de exercícios de criação, os alunos ganham conhecimento de formas de criação de conteúdos adaptados a estratégias comunicativas e a recursos específicos, colocados a favor da comunicação gráfica.

DGM (G) – Opção Condicionada
Professor: Nuno Fragata
3 ECTS
2º ano/2º semestre

A Unidade Curricular propõe a compreensão dos processos envolvidos na perceção visual humana e a sua relação com a construção de uma ideia visual do mundo como fenómeno cognitivo, ativo e criativo, incentivando à reflexão e apoiando a construção de pensamento analítico e crítico sobre modos de ver e de representar.

DGM (G) – Opção Condicionada
Professora: José Eduardo Rocha
3 ECTS
2º ano/2º semestre

Uma disciplina sobre desconstrução, crítica e prática, que explora o diálogo entre o mostrar e o esconder o lugar dos processos de criação de modo que uma parte ou mesmo a totalidade da sua matéria é a realização do próprio projeto. Compreender a conceção de uma arquitetura dos sentidos, para a qual o papel do corpo é entendido como locus da perceção, do pensamento e da consciência, ajuda-nos a contruir as relações de contexto com os processos de criação na prática projetual em design.

DGM (PL) – Opção Condicionada
Professora: Inês Laranjeira
3 ECTS
2º ano/2º semestre

Som e Imagem

Pretende-se criar personagens para animação. Exercícios de desenho, modelação, visualização, expressividade. Criar model sheet, turnaround e modelação tridimensional. Construir as suas qualidades expressivas, estéticas e comunicativas, expressão, fisicalidade, movimento e interação. Relacionar a personagem com o seu universo. A personagem e a animação (Animação facial, rigs, marionetas digitais ou Lip Sync).

SI – Opção Condicionada II
Professor: Nuno Fragata
6 ECTS
2º ano/2º semestre

Sobre os conceitos teórico-históricos, tecnologias, ferramentas, métodos e práticas que definem o Design de Som em objetos audiovisuais, explorando a experimentação em torno da gravação, edição, mistura e síntese áudio. Os exercícios serão dedicados ao desenvolvimento das técnicas e metodologias para a edição áudio e criação de efeitos sonoros especiais, destacando a criatividade sobre as funções narrativas dos efeitos sonoros em bandas sonoras.

SI – Opção Condicionada II
Professor: Ricardo Costa
6 ECTS
2º ano/2º semestre

Partindo do legado das “Recording Arts”, pretende-se estimular a criatividade sonora dos alunos através da manipulação das ferramentas existentes no estúdio de gravação. Dar conhecimentos base sobre as técnicas de captação, gravação e reprodução de som. Práticas de captação profissionalizantes nos diversos formatos de gravação multipista e estéreo, e estímulo da criatividade no sentido da maximização dos meios de um estúdio.

SI – Opção Condicionada I
Professor: Luís Caldeira
6 ECTS
2º ano/1º semestre

A disciplina reflete sobre a etapa da mistura sonora de um objeto musical, dissertando sobre os processos sonoros inerentes à sua prática em relação com as técnicas e metodologias mais comuns na obtenção de um registo sonoro coeso e consistente. Os alunos serão conduzidos através de exercícios teórico-práticos que visam o estímulo da criatividade através do enriquecimento dos seus referenciais sonoros, ao relacionarem estes conceitos com os adquiridos na disciplina de Estúdio de Som I.

SI – Opção Condicionada III
Professor: Luís Caldeira
6 ECTS
3º ano/1º semestre

A unidade curricular procura aprofundar competências inerentes ao fazer fotográfico através da exposição e revelação de película e papel em vários formatos (pequeno, médio e grande). O conhecimento e utilização dos vários tipos de máquina fotográfica e a digitalização dos respetivos resultados fotográficos constituirão o portefólio individual do aluno.

SI – Opção Condicionada I
Professor: Diogo Saldanha
6 ECTS
2º ano/1º semestre

Nesta unidade curricular analisam-se as relações conceptuais entre fotografia e arquivo e aplicam-se práticas arquivísticas na organização de imagens fotográficas, com o objetivo de criar as bases para um arquivo individual de cada aluno. Destes arquivos parte-se para a exploração de diferentes formas de apresentação de projetos fotográficos, quer através da estruturação de portfólios individuais, quer da conceção de um plano expositivo.

SI – Opção Condicionada III
Professora: Luísa Baeta
6 ECTS
3º ano/1º semestre

A narrativa audiovisual pode assumir formas heterodoxas nas várias linguagens de imagem e de som, a solo ou coordenação, cuja especificidade importa dominar. Através de exercícios e estratégias práticas e focadas, esta disciplina visa explorar essas formas, e as maneiras como as coordenar para os mais diversos propósitos comunicativos, expressivos ou artísticos.

SI – Opção Condicionada III
Professor: Pedro Vieira Moura
6 ECTS
3º ano/1º semestre

A narrativa audiovisual pode assumir formas heterodoxas nas várias linguagens de imagem e de som, a solo ou coordenação, cuja especificidade importa dominar. Através de exercícios e estratégias práticas e focadas, esta disciplina visa explorar essas formas, e as maneiras como as coordenar para os mais diversos propósitos comunicativos, expressivos ou artísticos.

SI – Opção Condicionada III
Professor: Guilherme Mendonça
6 ECTS
3º ano/1º semestre

A unidade curricular pretende desenvolver competências inerentes ao fazer fotográfico e relacionadas com as práticas laboratoriais da fotografia analógica. Para além das técnicas de ampliação a preto e branco serão desenvolvidas práticas experimentais utilizando processos fotográficos alternativos.

SI – Opção Condicionada II
Professor: Diogo Saldanha
6 ECTS
2º ano/2º semestre

Unidade curricular sobre as várias fases de preparação, produção e distribuição de um filme. Explorará uma concepção de produção baseada na criação de modelos específicos de financiamento, de organização e de distribuição, adequados à natureza particular de cada projecto. Será proporcionado um conhecimento profissional sobre o desenvolvimento, a pré-produção, a produção e pós-produção de um filme, sendo também desenvolvida uma abordagem às estratégias de promoção e distribuição de uma obra. Esta unidade visa desenvolver uma atitude crítica e criativa sobre o papel do produtor e as dinâmicas de trabalho de produção em equipa, e traçar modelos de produção e distribuição audiovisual a partir da análise específica de projectos.

SI – Opção Condicionada III
Professor: Susana Nobre
6 ECTS
3º ano/1º semestre

Unidade curricular de análise e prática do trabalho de realização e produção para ficção, com base em exercícios de aprendizagem de técnicas de filmagem e discussão da sua pertinência expressiva. O objetivo final é que o aluno seja capaz de pensar a estrutura formal integrada com a prática da produção e filmagem, num contexto de coerência das opções criativas, quando aplicadas a tipologias de cinema mais próximas ou distantes do paradigma clássico.

SI – Opção Condicionada II
Professor: Carlos Braga
6 ECTS
2º ano/2º semestre

Nesta UC pretende-se dar a conhecer e experimentar os principais conceitos, técnicas e ferramentas de Animação Digital 2D: Princípios da Animação; Animação Digital com recurso a Desenho, Fotografia e Vídeo; Rotoscopia e Desenho Digital; Layers, Interpolação e Keyframes; Criação e Animação de Personagens; Animação Programática (programação de animação através de código); Animação Multiplano; Câmaras e Luzes 3D; Composição, Integração e Pós-Produção.

SI – Opção Condicionada I
Professor: João Pombeiro
6 ECTS
2º ano/1º semestre