Infância & Educação

Mestrados: Educação Pré-escolar | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

| Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB |

Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB

 

O Ciclo Internacional de Conferências@Distância: Infância & Educação foi organizado no âmbito da coordenação do Mestrado em Educação Pré-escolar, à qual se juntaram os outros mestrados profissionalizantes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Permitirá a estudantes dos mestrados em Educação Pré-escolar e Educação Pré-escolar e Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, a professores, a cooperantes e a outros docentes o contacto com partilhas de Angola, Brasil e Portugal.

Teremos algumas conferências sobre Educação, outras particularmente relacionadas com a Educação de Infância no atual contexto de pandemia e consequente isolamento social, partilhas acerca de experiências de educadores de infância que se aventuraram no continente africano, partilhas sobre modelos curriculares diferenciados e partilhas relacionadas com outros conteúdos da Prática de Ensino Supervisionada dos mestrados supramencionados, nomeadamente sobre avaliação ou sobre a abordagem de projeto.

Os conferencistas convidados têm tido um papel ativo na reflexão alargada sobre o estado da Educação neste contexto de distanciamento generalizado. São pessoas que inspiram pelo que escrevem, pelo que partilham, pelo que nos transmitem e por tudo o que têm feito pelas suas/nossas crianças. Temos autores de referência, representantes de projetos diferenciados, estudantes e ex-estudantes da ESECS, educadores cooperantes… todos unidos nesta partilha de experiências, reflexões e estratégias para que consigamos encarar o futuro próximo com otimismo.

O ciclo de conferências contará com as partilhas de:
Liliana Jorge, José Pacheco, Carla Radamanto, Catarina Bagagem, Catarina Marquês, Gabriel de Andrade Junqueira Filho, Rui Inácio, Aida Figueiredo, Bruno Leite, Ana Martins, Beatriz Gomes, Patrícia Roberts e Ana Lopes-Mesquita

 

Calendário de Conferências na Plataforma Zoom

Um mês de conferências, um mês de reflexão, um mês de desafios
DE 8 DE MAIO A 8 DE JUNHO

08 maio | 17h30  Liliana Jorge
14 maio | 15h00  José Pacheco (restrita)
15 maio | 17h30  Carla Radamanto, Catarina Bagagem e Catarina Marquês
20 maio | 17h00  Gabriel de Andrade Junqueira Filho
21 de maio | 17h30  Rui Inácio
25 de maio | 17h30  Aida Figueiredo
 
27 de maio | 18h00  Bruno Leite
28 de maio | 17h30  Ana Martins
04 de junho | 17h30  Beatriz Gomes
05 de junho | 17h30  Patrícia Roberts
08 de junho | 17h30  Ana Lopes-Mesquita

Oradores e Temáticas

08 maio | 17:30
Ser educadora em tempo de isolamento social: estratégias de trabalho à distância com crianças e famílias

Sessão: Link
ID da reunião: 824 5229 5638
Senha: esecs

14 maio | 15:00 — restrita
Novas construções sociais de aprendizagem








Liliana Jorge
Creche, Jardim de Infância e CATL o Ninho
liliana.sfj@gmail.com 

Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do politécnico de Leiria, concluído em 2014.

Entre novembro de 2014 e agosto de 2015, realizou Estágio Profissional em Educação Pré-Escolar (vertente Creche) na instituição “Creche, Jardim de Infância e CATL o Ninho”.
Atualmente, encontra-se a trabalhar como Educadora de Infância na mesma instituição, onde já teve oportunidade de experienciar as vertentes de Creche e Jardim de Infância.

Todos nós, profissionais de educação, fomos confrontados com este isolamento social que nos levou à necessidade de transformar a nossa ação educativa, enquanto educadores de infância. Optamos por novas estratégias, que nos ajudassem a aproximar-nos das crianças e das famílias à distância. Tornarmo-nos educadores “virtuais” foi uma forma de mitigar os efeitos nefastos do afastamento com as crianças e famílias.





José Pacheco
Instituto Gaia Escola 
jpacheco.1951@gmail.com 

Mestre em Ciências da Educação, fundador da Escola da Ponte, membro do Conselho Nacional de Educação, coordenador de pesquisa educacional, consultor de formação, formador de professores e de formadores. Pela sua relevante contribuição para a educação, recebeu diversos prêmios, entre os quais, o “Primeiro Prémio do Concurso Experiências Inovadoras no Ensino”, que lhe conferiu o título de “notório especialista”. E condecorações, como a “Comenda da Ordem da Instrução Pública” atribuída pela Presidência da República. Acompanha mais de 100 projetos para uma nova educação. Foi colaborador voluntário na Escola Projeto Âncora, em Cotia (SP). No IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), participou no Projeto Brasília 2060. No Ministério da Educação do Brasil, integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade. Foi facilitador do Gaia Education no Brasil. É diretor técnico da EcoHabitare. É coordenador da Rede de Comunidades de Aprendizagem, projeto da SEEDF. É autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática.

Os projetos humanos contemporâneos não se coadunam com as práticas escolares que ainda temos, carecem de um novo sistema ético e de uma matriz axiológica clara, baseada no saber cuidar e conviver.

Urge constituir redes de aprendizagem, que promovam desenvolvimento humano sustentável. Urge humanizar a educação, conceber novas construções sociais de aprendizagem, nas quais, efetivamente, se concretize uma educação integral.

 


15 maio | 17:30
Abordagem aos princípios fundamentais do movimento da escola moderna

Sessão: Link
ID da reunião: 883 6770 8306
Senha: esecs

 

 

 

 

 


Carla Radamanto

Benedita-Leiria do Movimento Escola Moderna 

Licenciatura em Educação de Infância pela Universidade de Évora.
Educadora de infância numa sala de pré-escolar da INFANCOOP – Caldas da Rainha.
Fundadora e membro da coordenação do Núcleo Benedita-Leiria do Movimento Escola Moderna.
Formadora da formação cooperada em Educação Pré-escolar do MEM.


 









Catarina Bagagem
Benedita-Leiria do Movimento Escola Moderna
Licenciatura em Educação de Infância pela Universidade de Évora.
Mestrado em Educação e Desenvolvimento Comunitário pelo Instituto Politécnico de Leiria.
Educadora de infância numa sala de pré-escolar da ACUREDE – Guia.
Fundadora e membro da direção da Associação Casa do Mimo – Centro Lúdico e Ocupacional para crianças e jovens com deficiência.
Fundadora e membro da coordenação do Núcleo Benedita-Leiria do Movimento Escola Moderna.









Catarina Marquês
Benedita-Leiria do Movimento Escola Moderna
Licenciatura em Educação de Infância pela Universidade de Évora.
Educadora de infância numa sala de pré-escolar da Fundação Vida Nova – Alcobaça
Fundadora e membro da coordenação do Núcleo Benedita-Leiria do Movimento Escola Moderna.
Formadora da formação cooperada em creche do MEM.

O Modelo do Movimento Escola Moderna (MEM) faz parte das nossas práticas pedagógicas desde que iniciamos a nossa atividade profissional enquanto educadoras de infância. Pretendemos partilhar uma breve abordagem da história do MEM em Portugal, sua dinâmica e explanar a sintaxe do modelo que tem como base a cooperação, a comunicação e a democracia numa constante construção conjunta do conhecimento. A par desta exposição mais teórica apraz-nos partilhar a nossa prática em contexto de sala e o nosso desenvolvimento profissional nesta comunidade de formação cooperada (onde nos formamos uns aos outros).


20 maio | 17:00
Famílias em casa na pandemia.

O que a escola de educação infantil pode fazer?

Sessão: Link
ID da reunião: 820 7267 5665
Senha: esecs

21 maio | 17:30
Há tanto a aprender com a educação de infância – uma caixa cheia de nada

Sessão: Link
ID da reunião: 821 7529 9957
Senha: esecs




Gabriel de Andrade Junqueira Filho
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
gabrieljunqueirafilho@gmail.com 

Pedagogo, mestre e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Departamento de Estudos Especializados. Área de Educação Infantil. Autor de Interdisciplinaridade na pré-escola: anotações de um educador on the road (1995) e Linguagens geradoras: seleção e articulação de conteúdos em Educação Infantil (2005),

Numa sociedade organizada para que a vida cotidiana das pessoas, de todas as idades, aconteça grande parte fora de casa, de que maneira a escola de Educação Infantil pode estar lado a lado com as famílias – e, principalmente, com as crianças – nesse período de isolamento social, em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus? O fortalecimento dos vínculos e a atualização dos afetos entre os sujeitos dessas duas instituições são dois fortes indicadores para refletirmos sobre uma situação que é provisória, mas que pode revelar muito sobre o futuro dessa relação.





Rui Inácio
Agrupamento Ruy Belo, Sintra 
roderium82@gmail.com  

Formação em Educação de Infância, na Escola Superior de Educação de Viseu – Pólo Educacional de Viseu, Pós-graduação em Educação Especial, na Escola Superior de Educação de Lisboa. Formador Acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico, participação em projetos de formação CNIS, APEI e Centros de Formação privados. Autor do blog: Uma caixa cheia de nada, que tem como propósito a reflexão na área da Educação de Infância, e na educação de um modo geral. Surge como espaço de reflexão de profissionais da educação, de encarregados de educação e de todos os que se quiserem aventurar nas leituras.

Esta partilha é uma pequena viagem ao mundo da Educação da Infância. Partindo de uma carta aos pais, sensibiliza-se para uma perspetiva baseada no interesse e bem-estar das crianças, levando a que se cruzem temáticas que surgem de um modo natural nas nossas práticas. A criança é a prioridade, o brincar a sua forma de expressão e de aprendizagem.

 


25 maio | 17:30
Limites invisíveis como um exemplo de integração da natureza nas práticas educativas

Sessão: Link
ID da reunião: 851 4659 1305
Senha: esecs

27 maio | 17:30
Metodologia de trabalho de projeto, uma ferramenta transversal às práticas pedagógicas

Sessão: Link
ID da reunião: 850 9818 6614
Senha: esecs




Aida Figueiredo 
Universidade de Aveiro 
afigueiredo@ua.pt 

Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia-UA. Promove a formação de educadores de infância e professores do 1.º CEB, desde 2003, e de psicólogos mais recentemente.
Bacharelato em Enfermagem, Licenciatura em Psicologia, Mestrado em Psicologia Clínica do Desenvolvimento e Doutoramento em Psicologia no domínio dos espaços exteriores em contextos de infância. Integra a Equipa Científica do Projeto Limites Invisíveis promovido pela parceria UA/ESEC/CASPAE, considerado uma Academia Gulbenkian do Conhecimento desde maio 2019. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções, Brasil; do Special Interest Group – Outdoor Play and Learning in Early Childhood Education; e da International Play Association (IPA). Investigadora do Centro de Investigação CIDTFF; registada no CNPq (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) do Brasil. Pertence à Comissão Científica da Série Educazione e Nature.

Este período de pandemia reforça alguma reflexão já efetuada em torno de alguns conceitos, designadamente Tempo/Criança/Brincar/Natureza/Práticas Educativas.
O Projeto Limites Invisíveis contribuiu, e conrtibui, largamente para esta reflexão, atendendo que estes conceitos sustentam o seu ethos e princípios educativos.





Bruno Leite

Colégios Rik&Rok

bleite333@hotmail.com  

Licenciado pela ESELX em Educação de Infância.
Educador nos colégios Rik&Rok desde 2009. Formador creditado pelo CCB em didáticas em Educação de Infância.
Formador cooperante da APEI. Vice-presidente da associação Onda Promissora, destinada ao apoio às famílias no trabalho com jovens e seniores. Apaixonado por Educação de Infância e pelo Benfica!

É propósito desta conferencia dar a conhecer as potencialidades do uso da Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP) de forma integrada nas práticas pedagógicas, independentemente dos modelos pedagógicos aplicados. Traçar paralelismos do trabalho com esta ferramenta nas valências de Creche e JI. Perceber e refletir sobre qual o papel do adulto, para auxiliar e promover a criança de forma a que esta se torne agente preponderante do seu processo de aprendizagem

 


28 maio | 17:30
Percursos em educação de infância: um experiência em angola

Sessão: Link
ID da reunião: 844 1781 8389
Senha: esecs

04 junho | 17:30
Tornar visível a aprendizagem da criança: a construção do portefólio em educação de infância

Sessão: Link
ID da reunião: 885 3737 7476
Senha: esecs




Ana Martins 
Educadora em Angola 
ana.i.g.l.martins@gmail.com 

Licenciada em Educação de Infância na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria. Educadora de Infância na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos entre 2001 a 2016, exerceu as funções também de Diretora Técnica da Creche Familiar, Coordenadora Geral da Valência de Infância, Responsável da área da Qualidade. Tem duas Pós-graduações em Educação, na Universidade do Minho, na área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas e na área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos. É Mestre em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humano na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, do Politécnico do Porto. Tem os cursos de Gestão de IPSS nível V, Auditor Interno na área de Recursos Humanos, Auditor Interno de Sistemas de Gestão e de Avaliador de Assessment Center. É Coordenadora Técnico-Pedagógica de um Infantário Privado em Angola.

Nesta apresentação pretende-se partilhar a experiência do percurso profissional de um Educador de Infância. Um percurso que contempla o desafio, as dificuldades e as conquistas de abraçar a Educação de Infância num contexto sociocultural distinto, mais precisamente em Angola. A valorização da Educação Pré-Escolar, a formação dos profissionais de Educação de Infância e os recursos para a prática pedagógica serão alguns dos pontos a abordar.





Beatriz Gomes

Jardim do Fraldinhas

abeatrizbbg10@gmail.com 

Licenciada em Educação Básica pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria. Aguarda defesa do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na ESECS. É responsável numa sala de Pré-escolar no Jardim do Fraldinhas. Tem participado em congressos nacionais e internacionais e é autora de publicações no âmbito da avaliação na Educação de Infância.

Procurarei evidenciar as aprendizagens que foram emergindo no decorrer de uma construção partilhada de um portefólio em contexto de Educação de Infância. A minha experiência vem reforçar a ideia de que os portefólios contam uma história, uma história da criança que vive, age e interage no mundo que a rodeia. Cada portefólio reflete o percurso, o desenvolvimento e as aprendizagens do seu autor. Tal como não há duas crianças iguais, não deverá haver dois portefólios iguais. O portefólio, além de reforçar a unicidade da criança, dá-lhe agência consciencializando-a das suas escolhas, aprendizagens, dificuldades e superações. Entendo o portefólio como um objeto de fronteira, que integra vários contributos e relatos de diferentes vozes, da criança, do educador e da família.

 


05 junho | 17:30
Desafios de um recomeço

Sessão: Link
ID da reunião: 843 7109 0792
Senha: esecs

08 junho | 17:30
Pedagogia das relações 

Sessão: Link
ID da reunião: 883 8778 8447
Senha: esecs




Patrícia Roberts 
Agrupamento José Afonso, Loures
patriciaroberts19@hotmail.com 

Licenciatura em Educação de Infância na Universidade do Algarve em 2008. Entre 2008 e 2020 tem sido Educadora em Jardim de Infância do Ministério da Educação. Fez em 2013 o Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor na Escola Superior de Educação de Almada. Integrou o MEM em 2010, enquanto associada, realizando oficinas, estágios, grupos de aprofundamento e grupos cooperativos. Participando nos congressos com algumas comunicações com base nas reflexões dos grupos cooperativos.

Esta comunicação resulta da reflexão sobre a prática articulada com a sintaxe do modelo do Movimento da Escola Moderna de um grupo de auto-formação cooperada ao longo do ano letivo 2019/2020. Neste espaço de reflexão, pretendo analisar o papel do adulto como inquietador e potenciador de desenvolvimento.
Das partilhas, feitas pelas crianças, na reunião da manhã, com o contributo do grupo, surgiam propostas de atividade que alimentavam os diferentes tempos da agenda semanal, nomeadamente o tempo de atividades em projetos. Nesse sentido, o meu foco incidirá no seguinte módulo da sintaxe do modelo: Trabalho de aprendizagem curricular por projetos cooperativo. Tendo em conta a importância da reunião da manhã, decidi partilhar alguns exemplos da minha prática pedagógica.





Ana Lopes-Mesquita

KALAMBAKA
analopesmesquita@gmail.com  


Licenciada em Educação de Infância pela Universidade de Évora, Pós-Graduada em Educação Artística – Teatro Educação pela Escola Superior Educação de Lisboa. Estudiosa da Infância e da Abordagem Reggio Emilia em Itália desde 2004, fez a sua primeira visita à escola Diana e ao Centro Internacional Loris Malaguzzi no ano de 2006, obtendo os diplomas de estudos internacionais em 2013 e 2018. Foi Diretora Pedagógica do Colégio Infantil Cubo Mágico, inspirado na Abordagem Reggio Emília, até 2017. Criadora e mentora do Projeto KALAMBAKA: Centro de Formação, Consultoria e Documentação Pedagógica, onde trabalhada como Diretora, Formadora e Consultora, capacitando profissionais e instituições a inovar e repensar as suas práticas pedagógicas.

Reggio Emilia: Um processo de investigação contínuo; O olhar sobre o aqui e o agora: contextualização de uma abordagem; A relação como motor da aprendizagem; Crianças e adultos em relação; Materiais e conteúdos em relação; Interesses e necessidades em relação; Investigação e aprendizagens em relação; As dinâmicas do quotidiano como um espelho de relações; A documentação como forma de promover, sustentar e aprofundar relações; As qualidade das relações como um dos desafios na atualidade.

 


Moderador






Miguel Oliveira
 

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais Politécnico de Leiria

miguel.oliveira@ipleiria.pt 

Coordenador do Mestrado em Educação Pré-escolar e Professor Adjunto na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPLeiria desde 2000. É docente e supervisor de Práticas Pedagógicas e Estágios na formação de educadores e professores. É Investigador no CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – IPL/ Universidade Nova. É Doutorado em Ciências da Educação pela UTAD. Frequentou o mestrado e tem Pós-Graduação em Ciências da Educação – Área de Especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular pelo IE/ Universidade de Lisboa. Concluiu a Licenciatura em Educação de Infância, em 1999, no IPLeiria. É Presidente da Associação Nacional de Animação e Educação. É deputado Municipal de Óbidos, coordena o Plano Educativo Estratégico Municipal do concelho e é comissário da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.