Sistema Interno de Garantia da Qualidade do IPLeiria – SIGQ/IPLeiria

A garantia interna da qualidade das atividades do instituto tem-se revestido de uma importância central e estratégica para o IPLeiria.

O Sistema Interno de Garantia da Qualidade do IPLeiria – SIGQ/IPLeiria – traduz-se na implementação de estratégias e políticas de garantia da qualidade dos seus ciclos de estudos, bem como dos procedimentos adequados à sua concretização, com vista à melhoria contínua.



O Manual de Apoio ao Sistema Interno de Garantia da Qualidade do IPLeiria estabelece as bases de todo o sistema, definindo e caracterizando os principais mecanismos, processos e intervenientes.

O Sistema Interno de Garantia da Qualidade do Politécnico de Leiria foi sujeito a um processo de auditoria pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), que resultou na sua certificação pelo período de 2 anos. Consulte mais informação aqui

Avaliação Pedagógica das UCs

O A avaliação pedagógica das UC é um instrumento fundamental de monitorização e melhoria contínua dos processos de ensino e aprendizagem
do Politécnico de Leiria. 

Semestralmente, estudantes, professores e diversos órgãos participam ativamente na resposta aos inquéritos pedagógicos, na análise de resultados e na proposta de medidas que visam a qualidade e sucesso académico
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Avaliação Interna dos Cursos

Em conformidade com o previsto nos Estatutos do IPLeiria o coordenador de cada curso (TeSP, licenciatura ou mestrado) elabora anualmente, em articulação com a respetiva Comissão Científico-Pedagógica de curso, um relatório crítico, que avalia o seu funcionamento com base num conjunto de dados s (ingressos, diplomados, sucesso escolar/UC, metodologias de ensino/avaliação, resultados dos inquéritos pedagógicos, reclamações, atividades desenvolvidas, abandono escolar, entre outros).



Este relatório é, posteriormente, alvo de apreciação pelo Conselho Técnico-Científico e pelo Conselho Pedagógico da ESECS e objeto de apreciação geral dos cursos e análise SWOT, realizadas pela Direção da Escola e submetidas ao Conselho para a Avaliação e Qualidade do IPLeiria.

Os relatórios de avaliação anual do curso, bem como os pareceres dos Órgãos internos encontram-se disponíveis no Sistema de Informação sobre Cursos do IPLeiria.

Avaliação externa

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior – A3ES

Todos os cursos do IPLeiria cumprem com os requisitos legais e estão acreditados pela A3ES.
A informação relativa ao processo de acreditação de cada curso pode ser consultada na página do IPLeiria, na informação disponibilizada sobre o curso.

European University Association – EUA

Em 2007, o Politécnico de Leiria submeteu-se voluntariamente a uma avaliação externa pela EUA. Desta avaliação inicial resultaram 23 recomendações, que o instituto deveria implementar ou reforçar a curto prazo. As mesmas incidiam no planeamento estratégico, governo e gestão do Instituto, na implementação do Processo de Bolonha e internacionalização e, no que toca ao ensino, na aprendizagem e cursos ministrados, e no desenvolvimento de sistemas de garantia de qualidade.


Na sequência deste processo, entendeu o IPLeiria solicitar uma avaliação de follow-up, que foi realizado pela EUA em Novembro de 2010. A equipa de avaliação, que visitou o Instituto e reuniu com mais de uma centena de pessoas representativas não só do instituto como da comunidade regional, evidenciou, no relatório final, que «ficou muito impressionada com o progresso do IPLeiria e com o facto de ter transformado em realidade grande parte das recomendações da avaliação inicial» e satisfeita com o «entusiasmo e motivação da comunidade académica em alcançar os seus objetivos».

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Avaliação do desempenho dos docentes

A Avaliação do Desempenho dos Docente do IPLeiria tem por base o Regulamento de Avaliação do Desempenho dos Docentes do Instituto Politécnico de Leiria (RADD), com a alteração do art.º 10.º em 2015, que é aplicado a todos os docentes independentemente da sua integração na carreira. Tendo como objeto «evidenciar o mérito demonstrado, em obediência aos princípios da

diferenciação do desempenho, confiança, justiça, abrangência, consistência, transparência e isenção», o RADD constitui «um instrumento que traduz os objetivos estratégicos institucionais, tendo como fim último contribuir para a melhoria da qualidade do desempenho dos docentes».

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Provedor do Estudante

O Provedor do Estudante é um órgão independente do Instituto Politécnico de Leiria que tem como função a defesa e a promoção dos direitos e interesses dos estudantes.


Manual de Controlo Interno

O Manual de Controlo Interno do IPLeiria integra um conjunto de princípios e procedimentos de controlo interno a adotar no Politécnico de Leiria, organizados sob a forma de Manual de Controlo Interno, com o objetivo de apoiar a gestão dos recursos públicos de acordo com o estabelecido na legislação e regulamentação vigente.

Quadro de Avaliação e Responsabilização

De acordo com a Lei n.º 66-B/2007, de 28 de dezembro, o sistema integrado de gestão e avaliação do desempenho na Administração Pública (SIADAP) integra, entre outros, o subsistema de Avaliação do Desempenho dos Serviços da Administração Pública (SIADAP 1).

A avaliação do desempenho de cada serviço assenta num Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) onde se evidenciam os objetivos, indicadores de desempenho e a avaliação final do desempenho do serviço.

Quadros de Avaliação e Responsabilização do IPLeiria


Plano de Gestão de Riscos

A gestão de riscos no universo do Politécnico de Leiria é um processo que beneficia da consciência coletiva e que, tendo como base as boas práticas de gestão, privilegia a transparência e a participação individual e colegial no sentido de estimular a confiança e coesão institucional e de promover a boa utilização dos dinheiros públicos.

O Plano de Gestão de Riscos do Politécnico de Leiria e dos seus Serviços de Ação Social (PGR) pretende reforçar o prestígio e a estabilidade nas práticas de gestão da comunidade académica do IPLeiria, seguindo em linha com a legislação e as orientações e recomendações do Conselho de Prevenção da Corrupção, do Tribunal de Contas e do Conselho Europeu.

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Plano e Relatório de Atividades

O Plano de Atividades é um instrumento de gestão que integra o processo de planeamento e constitui uma peça fundamental, a partir da qual se define para um determinado período de tempo (em regra, um ano) os objetivos, a estratégia e metodologia a seguir, assim como os meios e recursos a afetar com vista à prossecução dos objetivos determinados, e se especificam as ações a implementar que convergem para a concretização de metas.
Planos Anuais de Atividades da ESECS
Planos Anuais de Atividades do IPLeiria  

O Relatório de Atividades pretende registar o percurso da atividade anual da ESECS face ao que tinha sido estabelecido no Plano de Atividades, referindo a execução dos objetivos, o grau de realização dos programas e ações propostas, assim como o nível de recursos utilizados.
Relatórios Anuais de Atividades da ESECS 
Relatórios Anuais de Atividades IPLeiria

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