Seminário
Entre o presencial e o digital: desafios pedagógicos para o ensino do PLNM (Português Língua não Materna)
26 de setembro de 2023 (presencial e online)
Apresentação
Entre o presencial e o digital: desafios pedagógicos para o ensino do PLNM é um seminário que visa ser um momento de reflexão e partilha de experiências de ensino do PLNM. Tendo como mote a apresentação do projeto reler – Recursos de Aprendizagem do Português, desenvolvido pela e na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria – o reLer materializou-se numa plataforma de recursos digitais (áudios), dirigida a professores de Português Língua não Materna (PLNM) e a aprendentes não nativos da língua portuguesa -, este evento contará com a participação de especialistas na área do Português Língua Não Materna e das Tecnologias na Educação que farão uma reflexão sobre os atuais desafios do ensino-aprendizagem do PLNM. Será, de igual modo, espaço para partilha de experiências de ensino do PLNM nas escolas de Ensino Básico e Secundário, públicas e privadas.
O objetivo do evento é dar a conhecer uma plataforma de recursos digitais, de livre acesso, dirigida a professores e aprendentes do Português Língua Não Materna e proporcionar a todos os interessados momentos de reflexão e de partilha de experiências inerentes aos atuais desafios pedagógicos que o ensino do PLNM traz às escolas portuguesas, em particular no Ensino Básico e no Ensino Secundário.
Programa completo: Brevemente disponível
Línguas de trabalho: Português
Participantes: Professores, estudantes do ensino superior, investigadores, órgãos de direção e de gestão de instituições.
Modalidade de participação: presencial e online
Acreditação: Formação acreditada pela ESECS como ação de curta duração (Despacho nº 5741/2015, de 29 de maio) destinada a Educadores e professores do ensino básico e secundário. A acreditação dos formandos só é possível com o cumprimento do requisito de assiduidade (ACD 6 horas).
Inscrições e Chamada de Trabalhos:
Inscrição no evento (com submissão de propostas de relato): https://forms.gle/x4BADkipxaaT4RmCA (Inscrição com submissão de propostas de relato até dia 8 de setembro de 2023 – Alargado para 12 de setembro)
Inscrição no evento (sem proposta de relato): https://forms.gle/xbcXr3f4exUWUh5b7 (Inscrição no evento sem proposta de relato até dia 15 de setembro de 2023)
As inscrições são gratuitas, mas de carácter obrigatório.
Normas para submissão de Relatos:
Podem ser submetidos relatos sobre experiências educativas e projetos que ainda estejam a decorrer. Um relato pode ser:
– uma experiência educativa (introdução, apresentação experiência, conclusões, referências)
– um projeto em curso (introdução, apresentação projeto, conclusões, referências)
– e/ou um projeto de investigação/educativo (com metodologia, resultados e referências).
Devem ser submetidos propostas inéditas, não editadas ou apresentadas em quaisquer outras publicações, e em Português. As propostas são limitadas a 400 palavras. A proposta de relato deve conter: título; afiliação e contacto; resumo e palavras-chave.
Nota Importante:
Os trabalhos submetidos serão sujeitos a uma avaliação por especialistas da Comissão Científica do Seminário. Nesta avaliação ter-se-á em consideração a:
i) Pertinência da proposta em relação à temática da conferência
ii) Qualidade científica e contributos do trabalho
iii) Respeito das normas de redação (nomeadamente das normas APA 7ª edição)
Após a avaliação, a Comissão Organizadora enviará aos autores, por correio eletrónico, nota sobre a aceitação das propostas submetidas, até ao dia 15 de setembro de 2023.
A apresentação dos relatos terá uma duração de 10 minutos.
Comissão organizadora:
Joana Carvalho Marques
Catarina Menezes
Alexandra Pereira
Catarina Mangas
Leonel Brites
João Pinheiro
Marta Oliveira
Email: reler@ipleiria.pt
Comissão científica:
Alexandra Pereira
Ana Vieira Barbosa
Catarina Mangas
Catarina Menezes
Cristina Nobre
Joana Carvalho Marques
Luís Barbeiro
Maria José Gamboa
Mark Daubney
Romain Gillain
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) – Politécnico de Leiria (Portugal)
GEPLE – Grupo de Ensino de Português Língua Estrangeira
Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria