Medidas COVID
da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

Com o objetivo de garantir a segurança, saúde e bem-estar de todos os que se deslocarem ao campus 1, durante este estado de emergência, consideramos necessário retomar/recordar um conjunto de medidas que regulem a entrada e permanência nas instalações da ESECS.

Estas medidas são orientadas pelo princípio da minimização de risco, nomeadamente tendo em conta as orientações de ocupação máxima dos espaços, higienização, etiqueta respiratória e distanciamento físico, pelo que apelamos à cooperação ativa de toda a comunidade académica, nomeadamente adotando um comportamento responsável e cumprindo rigorosamente as práticas recomendadas pela Direção Geral de Saúde (DGS).

As medidas agora retomadas serão objeto de monitorização sistemática e atualização, em função das necessidades verificadas com a evolução da atual situação, pelo que se aconselha a sua consulta regular.

1 de fevereiro de 2021


Entrada e permanência nas instalações da ESECS

  1. A entrada nas instalações deverá efetuar-se, preferencialmente, pelo Edifício A.
  2. Não deve entrar nas instalações da ESECS, se:
    1. Sentir algum sintoma associado à covid-19, entre os quais tosse, febre e dificuldade respiratória.
    2. Manteve contacto próximo com casos confirmados ou suspeitos de covid-19.
  3. Antes de entrar nas instalações, deve desinfetar as mãos. Se tal não for possível, deve lavar as mãos logo que entrar, cumprindo as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) sobre a forma de higienização das mãos.
  4. Durante a permanência nas instalações, deve cumprir as recomendações da DGS sobre higienização das mãos, etiqueta respiratória e distanciamento físico.

Nesse sentido:
1  É obrigatório o uso de máscara.

2  Deve evitar o contato físico, nomeadamente na entrega de equipamentos ou documentos.

3  Deve assegurar uma distância mínima de 2 metros das outras pessoas, em espaços fechados, e de 1 metro em espaços abertos.

4  Deve lavar as mãos com frequência e sempre que contactar com outras pessoas, bem como equipamentos de uso partilhado (ex.: fotocopiadoras, telefones, teclados, ratos).

5  Apenas deve entrar uma pessoa por vez nos WC, verificando a informação assinalada na porta de acesso aos WC.

6  A utilização de elevador deve ser evitada, só podendo ser utilizado por uma pessoa de cada vez, com prioridade a pessoas com mobilidade condicionada, grávidas, idosos ou pessoas que transportam cargas.

7  Apelamos a que a permanência nas áreas comuns dos edifícios tenha a duração mínima indispensável para a ação/atividade pretendida.

8  Deve desinfetar as mãos imediatamente antes de sair.



Utilização de equipamentos informáticos por estudantes

Será permitida a utilização dos computadores existentes nos espaços a seguir identificados, mediante o cumprimento das seguintes regras de segurança e saúde, que visam reduzir riscos de contágio, nomeadamente o cumprimento da lotação máxima dos espaços e a prévia desinfeção dos equipamentos:

  1. Apenas poderá aceder ao espaço na sequência de autorização, solicitada presencialmente junto da portaria da ESECS ou previamente por email para esecs@ipleiria.pt ;
  2. Antes da utilização, os interessados deverão exibir o cartão de estudante ou outro documento de identificação e confirmar a disponibilidade de computador;
  3. Para sua proteção, antes de utilizar o equipamento, deve desinfetar o posto de trabalho (mesa, teclado, rato e outros locais onde vá tocar).
  4. O mesmo equipamento não pode ser utilizado, em simultâneo, por mais do que uma pessoa.
  5. De forma a permitir um maior acesso aos computadores, o equipamento não deve ser usado por um período superior a 3 horas.
  6. Decorrido este período, é possível continuar a utilizar o computador, no caso de não existirem outras pessoas a aguardar ou de existirem outros equipamentos disponíveis.
  7. Deverá ser sempre assegurado o cumprimento das medidas gerais de ENTRADA E PERMANÊNCIA NAS INSTALAÇÕES DA ESECS.


Utilização de outros espaços por estudantes

A utilização de gabinetes de trabalho, espaços multimédia, centros de recursos, laboratórios e ginásio (sem acesso aos balneários) apenas será permitida mediante o cumprimento das seguintes regras de segurança e saúde, que visam reduzir riscos de contágio, nomeadamente o cumprimento da lotação máxima dos espaços e a prévia desinfeção dos equipamentos:

  1. Apenas poderá aceder ao espaço na sequência de solicitação, presencialmente junto da portaria da ESECS ou autorização solicitada previamente por email para esecs@ipleiria.pt.
  2. Antes da utilização, os interessados deverão exibir o cartão de estudante ou outro documento de identificação e confirmar a disponibilidade do espaço.
  3. O mesmo espaço não deve ser utilizado, em simultâneo, por mais do que uma pessoa. Sempre que se pretenda efetuar uma utilização conjunta com outras pessoas, esta informação deve ser transmitida, a fim de garantir a utilização de um espaço de dimensões adequadas.
  4. De forma a permitir um maior acesso aos espaços, o espaço não deve ser usado por um período superior a 3 horas.
  5. Decorrido este período, é possível continuar a utilizar o espaço, no caso de não existirem outras pessoas a aguardar ou de existirem outros espaços disponíveis.
  6. Deverá ser sempre assegurado o cumprimento das medidas gerais de ENTRADA E PERMANÊNCIA NAS INSTALAÇÕES DA ESECS.


Utilização de espaços por docentes e técnicos

A utilização de salas, gabinetes de trabalho e laboratórios deverá assegurar o cumprimento das seguintes medidas de segurança e saúde, que visam reduzir riscos de contágio, nomeadamente o cumprimento da lotação máxima dos espaços e a prévia desinfeção dos equipamentos:

  1. A utilização deverá ser realizada na sequência de informação prévia por email esecs@ipleiria.pt ou telefone 244 829 405.
  2. Sempre que se pretenda efetuar uma utilização conjunta com outras pessoas, esta informação deve ser transmitida, a fim de garantir a utilização de um espaço de dimensões adequadas.
  3. O mesmo equipamento informático não pode ser utilizado por mais do que uma pessoa sem prévia desinfeção.
  4. ANTES e APÓS a utilização de uma máquina multifunções, deve desinfetá-la, utilizando os frascos de limpeza disponibilizados no local e, de preferência.
  5. Deverá ser sempre assegurado o cumprimento das medidas gerais de ENTRADA E PERMANÊNCIA NAS INSTALAÇÕES DA ESECS.


Atendimento ao público

Deverá ser sempre assegurado o cumprimento das medidas gerais de ENTRADA E PERMANÊNCIA NAS INSTALAÇÕES DA ESECS.
Deverá privilegiar-se o atendimento não presencial – por email ou telefone – possibilitando-se, contudo,
o agendamento de atendimentos presenciais, a efetuar para os seguintes contactos:
Telefone: + 351 244 829 400

 

E.MAIL
  • Direção
esecs@ipleiria.pt
dir.esecs@ipleiria.pt
  • Serviços Académicos

academicos@ipleiria.pt

  • Serviços Informáticos

suporte.dsi@ipleiria.pt

  • Biblioteca

biblioteca.campus1@ipleiria.pt

  • Requisições

requisicoes.esecs@ipleiria.pt

  • Estudantes Internacionais e Mobilidades

internacional.esecs@ipleiria.pt

  • Gabinete de Apoio à Formação e Projetos

gafp.esecs@ipleiria.pt

formacao.continua.esecs@ipleiria.pt

  • LAPE – Leiria – Português Língua Estrangeira

lape@ipleiria.pt

  • Gabinete de Relações Públicas e Cooperação Internacional

grpci.esecs@ipleiria.pt

  • Centro de Recursos para a Inclusão Digital

crid.esecs@ipleiria.pt

  • Centro de Recursos Multimédia

crm.esecs@ipleiria.pt

  • Serviços financeiros e patrimoniais

sfp.esecs@ipleiria.pt

  • Gabinete de Apoio Jurídico

gaj.esecs@ipleiria.pt



Outras medidas técnicas e organizacionais de segurança e saúde

A ESECS adotou um conjunto de medidas técnicas e organizacionais de forma a garantir o distanciamento físico e a proteção de pessoas, entre as quais:

  1. Disponibilização de desinfetante para as mãos nas entradas de todos os espaços.
  2. Os meios de acesso comuns (como escadas, portas, elevadores e instalações sanitárias) estão adaptados para garantir a distância segura, nomeadamente através de marcação no pavimento ou com informação visível.
  3. Nos espaços comuns, as distâncias seguras encontram-se identificadas nos pavimentos, através de marcação visível.
  4. Nas áreas comuns, as mesas e cadeiras encontram-se dispostas com distância de segurança, as quais não deverão ser alteradas.
  5. A limpeza dos espaços foi reforçada, quer pelo aumento da frequência, quer pela utilização de produtos adequados para limpeza e desinfeção dos espaços, especialmente superfícies com as quais haja um contacto frequente (ex.: mesas, maçanetas, interruptores, instalações sanitárias).
  6. É efetuada a ventilação dos espaços, preferencialmente através do reforço da ventilação natural.