João Duque nasceu em Lisboa em 1961 onde vive. Licenciou-se em Organização e Gestão de empresas pela Universidade de Lisboa em 1984 e doutorou-se em Business Administration pela Universidade de Manchester em 1995.
É Professor Catedrático desde de 2003 e Presidente do ISEG desde novembro de 2022. Neste Instituto foi Presidente entre 2009 e 2014, presidiu ao Departamento de Gestão, coordenou a área científica de Finanças, o Master in Finance e a licenciatura em Finance. Leciona as disciplinas de Derivatives e de Case Studies in Financial Engineering, e é também coordenador da Pós-Graduação em Análise Financeira onde leciona Opções Financeiras, e Opções Reais e Engenharia Financeira. Leciona ainda a disciplina de Finanças no MBA do ISEG e Produtos Financeiros Complexos na Pós- Graduação em Análise Financeira na Porto Business School.
Publicou mais de duas dezenas de entradas como autor e coautor de livros, capítulos de livros e artigos em livros e revistas de natureza científica.
É vogal do Conselho Geral e de Supervisão da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, CRL, Presidente da Comissão de Remunerações da REN – Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S.A. vogal do Conselho Fiscal da Novabase, SGPS, SA e pertence ao PSI 20 Steering Committee da Euronext Lisbon S.A..
No passado, presidiu ao conselho de administração da Taguspark SA, foi administrador não- executivo da Novabase SGPS e da Sogevinus SGPS, membro da direção da APAF – Associação Portuguesa dos Analistas Financeiros, Presidente do Conselho Fiscal da Novabase Capital SA, membro do conselho fiscal da Sagres – Sociedade de Titularização de Créditos, SA e da FGP – Federação de Ginástica de Portugal e membro do Conselho Consultivo do IGCP e presidiu ao Conselho Científico da APOTEC – Associação dos Técnicos Oficiais de Contabilidade.
Foi o Diretor do gabinete de Estudos da CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários entre 1993 e 1995 e consultor da CMC – Comissão do Mercado de Capitais de Angola entre 2015 e 2016.
Escreve semanalmente no jornal Expresso na coluna “Confusion de Confusiones”, mantém um espaço de comentário semanal na Rádio Renascença inserido do Programa “As 3 da Manhã” e é comentador para a economia na SIC-Notícias.