Avaliação Online na Matemática/Física

Objetivos

Num momento em que as escolas portuguesas se encontram com as atividades presenciais suspensas, a utilização de ferramentas e de metodologias de ensino a distância são fundamentais para dar continuidade aos processos de ensino e aprendizagem.

Nesta formação são abordados dois tipos de testes online: testes com perguntas aleatórias escolhidas de um banco de questões e testes com perguntas dependentes de parâmetros. Os tipos de pergunta abordados incluem escolha múltipla, verdadeiro e falso e campos de resposta na forma algébrica, avaliados por um sistema de álgebra computacional.

Pretende-se com esta formação atingir os seguintes objetivos:

• capacidade de construir perguntas online de diferentes tipos
  • capacidade para criar um teste com perguntas aleatórias escolhidas de um banco de questões na plataforma de ensino/aprendizagem Moodle
  • capacidade para criar um teste com perguntas dependentes de parâmetros no Moodle

Conteúdos programáticos

1. Tipos de perguntas no Moodle
  2. Criação de perguntas no Moodle
  3. Introdução ao código do sistema de álgebra computacional Maxima (http://maxima.sourceforge.net/)
  4. Criação de perguntas dependentes de parâmetros
  5. Elaboração e configuração de testes no Moodle
  6. Breve referência à elaboração de quizzes online através de outras aplicações tais como Socrative, Google Classroom, Testmoz, entre outras. Vantagens e desvantagens destas aplicações

Metodologia de realização da ação

Os diferentes temas serão realizados online através da partilha de ecrã do formador no software Zoom.

Os formandos executarão diversas tarefas dando mote aos conceitos desenvolvidos.

Metodologia de avaliação dos formandos

A avaliação é constituída pela elaboração e publicação de um teste online no Moodle com perguntas escolhidas de um banco de questões e com pelo menos uma questão dependente de parâmetros.

Custo da Ação de Formação: 16 euros
Número mínimo de formandos – 15 formandos