Aplicação do Software Jamovi na Estatística Descritiva e na Regressão Linear

Objetivos

A ação de formação tem como principais objetivos introduzir o software Jamovi, efetuar o tratamento de dados ao nível da estatística descritiva e aplicar o modelo da regressão linear simples com o intuito de que essas análises possam ser úteis para a elaboração de trabalhos, testes, apresentações ou relatórios, destacando a informação mais relevante dos dados.

Pretende-se:

1. apresentar alguns breves conceitos teóricos de estatística descritiva e da regressão linear simples que permitam ilustrar de forma sucinta e apelativa a informação mais relevante de um conjunto de dados;

2. sensibilizar os formandos para as vantagens da utilização do Jamovi na análise preliminar de dados;

3. efetuar uma introdução ao Jamovi através das ferramentas mais usuais e dar a conhecer os procedimentos ideais para atingir os objetivos propostos;

4. utilizar as potencialidades do Jamovi para análises elementares dos dados, em particular através de quadros de frequências, representações gráficas, medidas estatísticas e modelos de regressão linear simples.

5. explorar de que forma a organização e o tratamento de dados (OTD) pode ser uma mais-valia para as atividades relacionadas com o ensino da Estatística, tendo em conta que este conteúdo programático é transversal ao 3.º ciclo do ensino básico e ao ensino secundário regular e profissional, das disciplinas da área da Matemática.

Conteúdos programáticos

A ação de formação está concebida para um número total de 25 horas com os seguintes conteúdos programáticos:

1. Introdução à estatística descritiva

2. Iniciação ao Jamovi

3. Quadros de frequências

4. Representações gráficas

5. Medidas estatísticas (medidas de localização e medidas de dispersão)

6. Regressão linear simples (diagrama de dispersão, coeficiente de correlação linear, reta de regressão)

7. Avaliação

Metodologia de realização da ação

Os diferentes tópicos serão realizados em aulas teórico-práticas e laboratoriais que decorrerão numa sala de aula normal e num laboratório de aplicações informáticas. A maioria dos tópicos terão uma introdução teórica seguindo-se exemplos de aplicações e interpretação dos resultados recorrendo ao software Jamovi. Serão ainda propostos exercícios para os formandos resolverem.

Metodologia de avaliação dos formandos

Em todas as sessões que constituem este curso de formação de professores, os formandos serão avaliados através da escala de 1 a 10 valores de acordo com a carta circular nº3/2007 do CCPFC e da DGRHE:

“Excelente” – de 9 a 10 valores;

“Muito Bom” – de 8 a 8,9 valores;

“Bom” – de 6,5 a 7,9 valores;

“Regular” – de 5 a 6,4 valores;

“Insuficiente” – de 1 a 4,9 valores.

MÉTODO DE AVALIAÇÃO:

A avaliação nesta ação de formação será constituída por:

− Componente de avaliação contínua, com ponderação de 30% na classificação final. Em cada sessão é atribuída uma classificação de 1 a 10 valores a cada formando, de acordo com a sua participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula e nas tarefas propostas nas atividades autónomas.

− Realização de uma prova escrita, com ponderação de 70% na classificação final. Esta avaliação é individual e será realizada em ambiente laboratorial, com uso de computadores, recorrendo ao uso do Jamovi.

Os formandos podem consultar os materiais disponibilizados ao longo da formação bem como os seus apontamentos.

Bibliografia

1. ActivAlea – Associação entre variáveis quantitativas. O coeficiente de correlação.

Obtido a partir de https://www.alea.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=272&Itemid=1651&lang=pt

2. ALEA – Noções de Estatística, obtido de https://www.alea.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=131&Itemid=1203&lang=pt

3. Navarro, D. J. e Foxcroft, D. R. (2022). Learning statistics with Jamovi: a tutorial for psychology students and other beginners. DOI: 10.24384/hgc3-7p15

4. Reis, E. (2008). Estatística Descritiva, 7.ª ed., Edições Sílabo.

5. Richardson, P. e Machan, L. (2021). Jamovi for Psychologists, Macmillan Education UK. 6. The Jamovi project: https://www.jamovi.org/

Mais informações

Número máximo de participantes: 25