Composição Quantitativa de Soluções Recorrendo à Representação Gráfica e Análise de Regressão
Objetivos
Com esta ação de formação, em contexto do ensino da Matemática e da Físico-Química, pretende-se:
- Representar uma amostra de dados bivariados quantitativos;
- Determinar o declive e a ordenada na origem da reta de mínimos quadrados;
- Calcular e interpretar o coeficiente de correlação;
- Aplicar a lei de Lambert-Beer para determinação da concentração de um analito;
- Representar a cuva de calibração – reta dos mínimos quadrados da absorvância (variável resposta) em função da concentração (variável explicativa);
- Estimar os erros da determinação a partir dos parâmetros da reta de regressão.
Para atingir estes objetivos, será utilizado o software Excel e a recolha de dados em laboratório (análise espetrofotométrica).
Conteúdos programáticos
- Reta de mínimos quadrados, amostras bivariadas quantitativas e coeficiente de correlação;
- Recolha de dados através da análise quantitativa;
- Tratamento dos resultados e elaboração de um trabalho escrito individual.
Metodologia de realização da ação
Os diferentes temas serão abordados em aulas laboratoriais, que decorrerão nos Laboratórios de Informática e de Análise Instrumental, onde os formandos executarão diversas atividades, cujo mote será a aplicação dos conceitos a um caso de estudo prático.
Bibliografia
- Ribeiro, H., Martins, M. A. & Santos, R. (2012). A regressão linear simples no ensino secundário. Gazeta de Matemática, SPM, 42-48.
- Reis, E. (2008). Estatística descritiva, 7.ª edição, Edições Sílabo.
- Skoog Douglas, Holler James, Nieman Timothy (1998). Principles of Instrumental Analysis, 5th
- Harris Daniel C. (2017). Quantitative Chemical Analysis, 9th
- Simões, A. M. S. et al. (2013). Guia do laboratório de Química e Bioquímica, 3.ª edição, Lidel.
Mais informações
Mais se certifica que, para os efeitos previstos no n° 1 do artigo 8°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 500 e 510.
Para efeitos de aplicação do artigo 9° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente acção releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 500 e 510.
Número mínimo de formandos – 5 formandos
Número máximo de formandos – 20 formandos