Composição Quantitativa de Soluções Recorrendo à Representação Gráfica e Análise de Regressão

Objetivos

Com esta ação de formação, em contexto do ensino da Matemática e da Físico-Química, pretende-se:

  • Representar uma amostra de dados bivariados quantitativos;
  • Determinar o declive e a ordenada na origem da reta de mínimos quadrados;
  • Calcular e interpretar o coeficiente de correlação;
  • Aplicar a lei de Lambert-Beer para determinação da concentração de um analito;
  • Representar a cuva de calibração – reta dos mínimos quadrados da absorvância (variável resposta) em função da concentração (variável explicativa);
  • Estimar os erros da determinação a partir dos parâmetros da reta de regressão.

 

Para atingir estes objetivos, será utilizado o software Excel e a recolha de dados em laboratório (análise espetrofotométrica).

Conteúdos programáticos

  1. Reta de mínimos quadrados, amostras bivariadas quantitativas e coeficiente de correlação;
  2. Recolha de dados através da análise quantitativa;
  3. Tratamento dos resultados e elaboração de um trabalho escrito individual.

Metodologia de realização da ação

Os diferentes temas serão abordados em aulas laboratoriais, que decorrerão nos Laboratórios de Informática e de Análise Instrumental, onde os formandos executarão diversas atividades, cujo mote será a aplicação dos conceitos a um caso de estudo prático.

Bibliografia

  1. Ribeiro, H., Martins, M. A. & Santos, R. (2012). A regressão linear simples no ensino secundário. Gazeta de Matemática, SPM, 42-48.
  2. Reis, E. (2008). Estatística descritiva, 7.ª edição, Edições Sílabo.
  3. Skoog Douglas, Holler James, Nieman Timothy (1998). Principles of Instrumental Analysis, 5th
  4. Harris Daniel C. (2017). Quantitative Chemical Analysis, 9th
  5. Simões, A. M. S. et al. (2013). Guia do laboratório de Química e Bioquímica, 3.ª edição, Lidel.

Mais informações

Mais se certifica que, para os efeitos previstos no n° 1 do artigo 8°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 500 e 510.

Para efeitos de aplicação do artigo 9° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente acção releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 500 e 510.

Número mínimo de formandos – 5 formandos
Número máximo de formandos – 20 formandos