Construção de uma Disciplina Online e Ferramentas do Google para o Ensino

Objetivos

Num momento em que as escolas portuguesas se encontram com as atividades presenciais suspensas, a utilização de ferramentas e de metodologias de ensino a distância são fundamentais para dar continuidade aos processos de ensino e aprendizagem. Nesta formação são abordadas as plataformas de disponibilização de conteúdos online e diversas ferramentas do Google para o ensino.

Pretende-se com esta formação atingir os seguintes objetivos:

  • capacidade para usar ferramentas e técnicas úteis no ensino a distância
  • capacidade de resolver problemas técnicos elementares na comunicação e partilha de conteúdos online
  • capacidade de construir disciplinas online e trabalhar com as seguintes ferramentas do Google para o ensino: Classroom, Drive e formulários Google

Conteúdos programáticos

  1. Criação e configuração de disciplinas no Moodle
  2. Módulos e recursos do Moodle
  3. Criação e gestão de uma disciplina no Google Classroom
  4. Google Drive: docs, sheets e slides
  5. Criação de formulários no Google Drive
  6. Comparação do Moodle com o Google Classroom

Metodologia de realização da ação

Os diferentes temas serão realizados online através da partilha de ecrã do formador no software Zoom.

Os formandos executarão diversas tarefas dando mote aos conceitos desenvolvidos.

Metodologia de avaliação dos formandos

A avaliação é constituída pela elaboração e publicação de pelo menos um recurso no Moodle e a publicação de pelo menos um conteúdo do Google Drive numa disciplina do Google Classroom.

Bibliografia

  • Cooperman, L. (2017), The Art of Teaching Online: How to Start and How to Succeed as an Online Instructor, Netherlands: Chandos.
  • Miranda, G.L. (2009), Ensino on-line e Aprendizagem Multimédia, Relógio D’Água.
  • Paiva, R.C., Ferreira, M.S., Eusébio, A., & Mendes, A. (2015), Interactive and multimedia contents associated with a system for computer-aided assessment, Journal of Educational Computing Research, 52(2), 224-256 (doi: 10.1177/0735633115571305).
  • Paiva, R.C., Ferreira, M.S., & Frade, M.S. (2017), Intelligent tutorial system based on personalized system of instruction to teach or remind mathematical concepts, Journal of Computer Assisted Learning, 33 (4), 370 – 381 (doi: 10.1111/jcal.12186).

Mais informações

Custo da Ação de Formação: 16 euros
Número mínimo de formandos – 15 formandos
Número máximo de formandos – 60 formandos