Elaboração de Questionários Online & Tratamento Estatístico usando o Excel

Objetivos

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria organiza mais uma edição do Mat-Oeste – Matemática na Região Oeste. O evento, promovido pelo Departamento de Matemática desta Escola, é gratuito e dirigido ao público em geral e, em particular, a todos os Professores dos Grupos de recrutamento 230 e 500. Este evento pretende ser um encontro de divulgação, discussão e partilha de ideias e experiências nas mais diferentes vertentes da Matemática. No âmbito deste evento decorrem várias comunicações que pretendem também estimular o conhecimento matemático junto dos participantes.

Em paralelo com o Mat-Oeste e à semelhança das suas edições anteriores decorre um conjunto de formações, com o objetivo de promover o diálogo e a troca de experiências entre professores do ensino básico, secundário e superior.

 

Pretende-se um aumento da tomada de consciência da importância do uso da estatística em todas as áreas do conhecimento. A ação de formação inclui:

Módulo 1: Elaboração de questionários online

Efetuar uma abordagem à construção de questionários online através da plataforma Google Drive. Como apoio de suporte à construção serão apresentadas algumas noções básicas de estatística.

Módulo 2: Tratamento estatístico usando o Excel

Utilizar o Excel como ferramenta para efetuar um tratamento estatístico de uma base de dados. Pretende-se, em particular, utilizar a estatística descritiva para analisar os dados provenientes dos questionários realizados no Módulo 1.

 

  • Fornecer algumas recomendações e noções básicas de estatística, cruciais para facilitar o tratamento da informação recolhida através de um questionário;
  • Introduzir algumas ferramentas de elaboração de questionários de forma rápida e simples através da plataforma Google Drive;
  • Elaborar um questionário e efetuar a recolha de dados para posterior tratamento estatístico dos mesmos, com recurso ao Excel.
  • Sensibilizar os formandos para as vantagens da utilização do Excel na análise preliminar de dados;
  • Expor alguns conceitos de estatística descritiva;
  • Utilizar as potencialidades do Excel para analisar estatisticamente os dados obtidos através do questionário a elaborar no Módulo 1;
  • Explorar de que forma a organização e o tratamento de dados (OTD) pode ser uma mais-
    -valia para as atividades relacionadas com o ensino da Estatística, tendo em conta que este conteúdo programático é transversal aos ciclos básico e secundário das disciplinas da área da Matemática.

Conteúdos programáticos

Esta formação está concebida para um número total de 25 horas, sendo abordados os seguintes conteúdos e realizada uma avaliação no final de cada módulo.

Módulo 1: Elaboração de questionários online

  • Noções básicas de estatística
  • Métodos de recolha de dados: questionários
  • Introdução de algumas ferramentas de elaboração de questionários online
  • Elaboração de um questionário
  • Avaliação

Módulo 2: Tratamento estatístico usando o Excel

  • Quadros de frequências
  • Redução dos dados: medidas de tendência central e de dispersão
  • Representação gráfica de frequências
  • Elaboração de relatório com base nos dados do questionário
  • Avaliação

Metodologia de realização da ação

Os tópicos da ação de formação terão uma introdução teórica, seguindo-se alguns exemplos práticos.

O Módulo 1 será ministrado com o apoio da plataforma Google Drive e no Módulo 2 recorrer-se-á ao Excel para o tratamento estatístico dos dados. Os diferentes temas serão expostos em aulas teórico-práticas que decorrerão em laboratórios de aplicações informáticas. Serão apresentados diversos exemplos práticos, dando aos formandos a possibilidade de completar o trabalho com o seu contributo pessoal.

Metodologia de avaliação dos formandos

Os tópicos da ação de formação terão uma introdução teórica, seguindo-se alguns exemplos práticos.

O Módulo 1 será ministrado com o apoio da plataforma Google Drive e no Módulo 2 recorrer-se–á ao Excel para o tratamento estatístico dos dados. Os diferentes temas serão expostos em aulas teórico-práticas que decorrerão em laboratórios de aplicações informáticas. Serão apresentados diversos exemplos práticos, dando aos formandos a possibilidade de completar o trabalho com o seu contributo pessoal.

Método de avaliação:

  • Componente de avaliação contínua, com ponderação de 20% na classificação final. Em cada módulo é atribuído uma classificação de 1 a 10 valores a cada formando, de acordo com a sua participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula. A nota final desta componente será obtida por média ponderada (pela duração do respetivo módulo) das classificações atribuídas em cada módulo.
  • Trabalho escrito individual, com ponderação de 80% na classificação final.

Esta avaliação individual será realizada em ambiente laboratorial, recorrendo ao uso de softwares em computadores, nos quais serão avaliados a construção de um questionário no Google Drive e o tratamento estatístico de um conjunto de dados recorrendo ao Excel.

Bibliografia

  1. Krosnick, J. and S. Presser. 2010. Question and Questionnaire Design, In Handbook of Survey Research, ed. P.V. Marsden and J. D. Wright, 2nd ed., 263-313. Bingley: Emerald Publishing Group.
  2. Exercícios de excel para estatística/ Adelaide Carvalho. – Lisboa : FCA – Editora de Informática, cop. 2015. – XVII, 421 p. : il. ; 24 cm. – Bibliografia, p. 417. – ISBN 978-972-722-809-6
  3. Material bibliográfico de apoio colocado pelos formadores na página da ação no Moodle.