Elaboração de Questionários Online & Tratamento Estatístico usando o Excel
Objetivos
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria organiza mais uma edição do Mat-Oeste – Matemática na Região Oeste. O evento, promovido pelo Departamento de Matemática desta Escola, é gratuito e dirigido ao público em geral e, em particular, a todos os Professores dos Grupos de recrutamento 230 e 500. Este evento pretende ser um encontro de divulgação, discussão e partilha de ideias e experiências nas mais diferentes vertentes da Matemática. No âmbito deste evento decorrem várias comunicações que pretendem também estimular o conhecimento matemático junto dos participantes.
Em paralelo com o Mat-Oeste e à semelhança das suas edições anteriores decorre um conjunto de formações, com o objetivo de promover o diálogo e a troca de experiências entre professores do ensino básico, secundário e superior.
Pretende-se um aumento da tomada de consciência da importância do uso da estatística em todas as áreas do conhecimento. A ação de formação inclui:
Módulo 1: Elaboração de questionários online
Efetuar uma abordagem à construção de questionários online através da plataforma Google Drive. Como apoio de suporte à construção serão apresentadas algumas noções básicas de estatística.
Módulo 2: Tratamento estatístico usando o Excel
Utilizar o Excel como ferramenta para efetuar um tratamento estatístico de uma base de dados. Pretende-se, em particular, utilizar a estatística descritiva para analisar os dados provenientes dos questionários realizados no Módulo 1.
- Fornecer algumas recomendações e noções básicas de estatística, cruciais para facilitar o tratamento da informação recolhida através de um questionário;
- Introduzir algumas ferramentas de elaboração de questionários de forma rápida e simples através da plataforma Google Drive;
- Elaborar um questionário e efetuar a recolha de dados para posterior tratamento estatístico dos mesmos, com recurso ao Excel.
- Sensibilizar os formandos para as vantagens da utilização do Excel na análise preliminar de dados;
- Expor alguns conceitos de estatística descritiva;
- Utilizar as potencialidades do Excel para analisar estatisticamente os dados obtidos através do questionário a elaborar no Módulo 1;
- Explorar de que forma a organização e o tratamento de dados (OTD) pode ser uma mais-
-valia para as atividades relacionadas com o ensino da Estatística, tendo em conta que este conteúdo programático é transversal aos ciclos básico e secundário das disciplinas da área da Matemática.
Conteúdos programáticos
Esta formação está concebida para um número total de 25 horas, sendo abordados os seguintes conteúdos e realizada uma avaliação no final de cada módulo.
Módulo 1: Elaboração de questionários online
- Noções básicas de estatística
- Métodos de recolha de dados: questionários
- Introdução de algumas ferramentas de elaboração de questionários online
- Elaboração de um questionário
- Avaliação
Módulo 2: Tratamento estatístico usando o Excel
- Quadros de frequências
- Redução dos dados: medidas de tendência central e de dispersão
- Representação gráfica de frequências
- Elaboração de relatório com base nos dados do questionário
- Avaliação
Metodologia de realização da ação
Os tópicos da ação de formação terão uma introdução teórica, seguindo-se alguns exemplos práticos.
O Módulo 1 será ministrado com o apoio da plataforma Google Drive e no Módulo 2 recorrer-se-á ao Excel para o tratamento estatístico dos dados. Os diferentes temas serão expostos em aulas teórico-práticas que decorrerão em laboratórios de aplicações informáticas. Serão apresentados diversos exemplos práticos, dando aos formandos a possibilidade de completar o trabalho com o seu contributo pessoal.
Metodologia de avaliação dos formandos
Os tópicos da ação de formação terão uma introdução teórica, seguindo-se alguns exemplos práticos.
O Módulo 1 será ministrado com o apoio da plataforma Google Drive e no Módulo 2 recorrer-se–á ao Excel para o tratamento estatístico dos dados. Os diferentes temas serão expostos em aulas teórico-práticas que decorrerão em laboratórios de aplicações informáticas. Serão apresentados diversos exemplos práticos, dando aos formandos a possibilidade de completar o trabalho com o seu contributo pessoal.
Método de avaliação:
- Componente de avaliação contínua, com ponderação de 20% na classificação final. Em cada módulo é atribuído uma classificação de 1 a 10 valores a cada formando, de acordo com a sua participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula. A nota final desta componente será obtida por média ponderada (pela duração do respetivo módulo) das classificações atribuídas em cada módulo.
- Trabalho escrito individual, com ponderação de 80% na classificação final.
Esta avaliação individual será realizada em ambiente laboratorial, recorrendo ao uso de softwares em computadores, nos quais serão avaliados a construção de um questionário no Google Drive e o tratamento estatístico de um conjunto de dados recorrendo ao Excel.
Bibliografia
- Krosnick, J. and S. Presser. 2010. Question and Questionnaire Design, In Handbook of Survey Research, ed. P.V. Marsden and J. D. Wright, 2nd ed., 263-313. Bingley: Emerald Publishing Group.
- Exercícios de excel para estatística/ Adelaide Carvalho. – Lisboa : FCA – Editora de Informática, cop. 2015. – XVII, 421 p. : il. ; 24 cm. – Bibliografia, p. 417. – ISBN 978-972-722-809-6
- Material bibliográfico de apoio colocado pelos formadores na página da ação no Moodle.