Elaboração de Questionários Online & Tratamento Estatístico Usando o Excel

A ação de formação pode decorrer em regime híbrido (horas presenciais e horas a distância).

Objetivos

As razões justificativas da ação de formação contínua que propomos realizar prendem-se com o aumento da tomada de consciência da importância do uso da estatística em praticamente todas as áreas do conhecimento. A ação de formação contínua de professores que propomos inclui os dois módulos que se seguem.

Módulo I: elaboração de questionários online

Neste módulo pretende-se efetuar uma abordagem elementar à construção de questionários online através da plataforma Google Drive. Como apoio de suporte à construção serão apresentadas algumas noções básicas de estatística.

Na elaboração de qualquer questionário é necessário definir previamente todos os elementos sobre os quais vai incidir o estudo, estabelecer de forma bem clara os objetivos deste, assim como o seu modo de aplicação

Pretende-se:

• fornecer algumas recomendações e noções básicas de estatística cruciais para facilitar o tratamento da informação recolhida através de um questionário;
  • introduzir algumas ferramentas de elaboração de questionários de forma rápida e simples através da plataforma Google Drive;
  • elaborar um questionário e efetuar a recolha de dados para posterior tratamento estatístico dos mesmos, com recurso ao Excel.

Módulo II: tratamento estatístico usando o excel

Neste módulo o principal objetivo é utilizar o excel como ferramenta para efetuar um tratamento estatístico de uma base de dados. Pretende-se, em particular, utilizar a estatística descritiva para analisar os dados provenientes dos questionários realizados no Módulo I.

Após a recolha de dados através de questionários é comum efetuar-se o tratamento estatístico dos mesmos com o intuito de elaborar uma apresentação ou um relatório, destacando a informação mais relevante dos dados

Pretende-se:

• sensibilizar os formandos para as vantagens da utilização do excel na análise preliminar de dados;
  • expor alguns conceitos de estatística descritiva que permitam ilustrar de forma sucinta e apelativa a informação mais relevante de um conjunto de dados;
  • utilizar as potencialidades do excel para analisar estatisticamente os dados obtidos através do questionário a elaborar no Módulo I;
  • explorar de que forma a organização e o tratamento de dados (OTD) pode ser uma mais valia para as atividades relacionadas com o ensino da Estatística, tendo em conta que este conteúdo programático é transversal aos ciclos básico e secundário das disciplinas da área da Matemática.

Conteúdos programáticos

Módulo I: elaboração de questionários online

1. Noções básicas de estatística
  2. Métodos de recolha de dados: questionários
  3. Introdução de algumas ferramentas de elaboração de questionários online
  4. Elaboração de um questionário
  5. Avaliação

Módulo II: tratamento estatístico usando o excel

1. Quadros de frequências
  2. Redução dos dados: medidas de tendência central e de dispersão
  3. Representação gráfica de frequências
  4. Elaboração de relatório com base nos dados do questionário
  5. Avaliação

Metodologia de realização da ação

Os tópicos do curso de formações terão uma introdução teórica, seguindo-se alguns exemplos práticos.

O Módulo I será ministrado com o apoio da plataforma Google Drive e no Módulo II recorrer-se–á ao Excel para o tratamento estatístico dos dados. Os diferentes temas serão expostos em aulas teórico-práticas que decorrerão em laboratórios de aplicações informáticas. Serão apresentados diversos exemplos práticos, dando aos formandos a possibilidade de completar o trabalho com o seu contributo pessoal.

Metodologia de avaliação dos formandos

A avaliação nesta ação de formação será constituída por:

• Componente de avaliação contínua, com ponderação de 20 % na classificação final. Em cada módulo é atribuído uma classificação de 1 a 10 valores a cada formando, de acordo com a sua participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula durante as sessões de cada módulo. A nota final desta componente será obtida por média ponderada (pela duração do respetivo módulo) das classificações atribuídas em cada módulo.
  • Trabalho escrito individual, com ponderação de 80 % na classificação final. Esta avaliação individual será realizada em ambiente laboratorial, recorrendo ao uso de softwares em computadores, no quais serão avaliados a construção de um questionário no Google Drive e o tratamento estatístico de um conjunto de dados recorrendo ao Excel.

Em todas as sessões que constituem este curso de formação de professores, os formandos serão avaliados através da escala de 1 a 10 valores de acordo com a carta circular n.º 3/2007 do CCPFC.

Bibliografia

• Krosnick, J. and S. Presser. 2010. Question and Questionnaire Design, In Handbook of Survey Research, ed. P.V. Marsden and J. D. Wright, 2nd ed., 263-313. Bingley: Emerald Publishing Group.
  • Exercícios de excel para estatística, Adelaide Carvalho. Lisboa, FCA – Editora de Informática. ISBN 978-972-722-809-6.
  • Material bibliográfico de apoio colocado pelos formadores na página da ação no Moodle.

Número mínimo de formandos – 10 formandos
Número máximo de formandos – 25 formandos