Elaboração de Questionários Online & Tratamento Estatístico Usando o Excel
Objetivos
As razões justificativas da ação de formação contínua que propomos realizar prendem-se com o aumento da tomada de consciência da importância do uso da estatística em praticamente todas as áreas do conhecimento. A ação de formação contínua de professores que propomos inclui os dois módulos que se seguem.
Módulo I: elaboração de questionários online
Neste módulo pretende-se efetuar uma abordagem elementar à construção de questionários online através da plataforma Google Drive. Como apoio de suporte à construção serão apresentadas algumas noções básicas de estatística.
Na elaboração de qualquer questionário é necessário definir previamente todos os elementos sobre os quais vai incidir o estudo, estabelecer de forma bem clara os objetivos deste, assim como o seu modo de aplicação
Pretende-se:
- fornecer algumas recomendações e noções básicas de estatística cruciais para facilitar o tratamento da informação recolhida através de um questionário;
- introduzir algumas ferramentas de elaboração de questionários de forma rápida e simples através da plataforma Google Drive;
- elaborar um questionário e efetuar a recolha de dados para posterior tratamento estatístico dos mesmos, com recurso ao Excel.
Módulo II: tratamento estatístico usando o excel
Neste módulo o principal objetivo é utilizar o excel como ferramenta para efetuar um tratamento estatístico de uma base de dados. Pretende-se, em particular, utilizar a estatística descritiva para analisar os dados provenientes dos questionários realizados no Módulo I.
Após a recolha de dados através de questionários é comum efetuar-se o tratamento estatístico dos mesmos com o intuito de elaborar uma apresentação ou um relatório, destacando a informação mais relevante dos dados
Pretende-se:
- sensibilizar os formandos para as vantagens da utilização do excel na análise preliminar de dados;
- expor alguns conceitos de estatística descritiva que permitam ilustrar de forma sucinta e apelativa a informação mais relevante de um conjunto de dados;
- utilizar as potencialidades do excel para analisar estatisticamente os dados obtidos através do questionário a elaborar no Módulo I;
- explorar de que forma a organização e o tratamento de dados (OTD) pode ser uma mais valia para as atividades relacionadas com o ensino da Estatística, tendo em conta que este conteúdo programático é transversal aos ciclos básico e secundário das disciplinas da área da Matemática.
Conteúdos programáticos
Módulo I: elaboração de questionários online
- Noções básicas de estatística
- Métodos de recolha de dados: questionários
- Introdução de algumas ferramentas de elaboração de questionários online
- Elaboração de um questionário
- Avaliação
Módulo II: tratamento estatístico usando o excel
- Quadros de frequências
- Redução dos dados: medidas de tendência central e de dispersão
- Representação gráfica de frequências
- Elaboração de relatório com base nos dados do questionário
- Avaliação
Metodologia de realização da ação
Os tópicos do curso de formações terão uma introdução teórica, seguindo-se alguns exemplos práticos.
O Módulo I será ministrado com o apoio da plataforma Google Drive e no Módulo II recorrer-se–á ao Excel para o tratamento estatístico dos dados. Os diferentes temas serão expostos em aulas teórico-práticas que decorrerão em laboratórios de aplicações informáticas. Serão apresentados diversos exemplos práticos, dando aos formandos a possibilidade de completar o trabalho com o seu contributo pessoal.
Metodologia de avaliação dos formandos
A avaliação nesta ação de formação será constituída por:
- Componente de avaliação contínua, com ponderação de 20 % na classificação final. Em cada módulo é atribuído uma classificação de 1 a 10 valores a cada formando, de acordo com a sua participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula durante as sessões de cada módulo. A nota final desta componente será obtida por média ponderada (pela duração do respetivo módulo) das classificações atribuídas em cada módulo.
- Trabalho escrito individual, com ponderação de 80 % na classificação final. Esta avaliação individual será realizada em ambiente laboratorial, recorrendo ao uso de softwares em computadores, no quais serão avaliados a construção de um questionário no Google Drive e o tratamento estatístico de um conjunto de dados recorrendo ao Excel.
Em todas as sessões que constituem este curso de formação de professores, os formandos serão avaliados através da escala de 1 a 10 valores de acordo com a carta circular n.º 3/2007 do CCPFC.
Bibliografia
- Krosnick, J. and S. Presser. 2010. Question and Questionnaire Design, In Handbook of Survey Research, ed. P.V. Marsden and J. D. Wright, 2nd ed., 263-313. Bingley: Emerald Publishing Group.
- Exercícios de excel para estatística, Adelaide Carvalho. Lisboa, FCA – Editora de Informática. ISBN 978-972-722-809-6.
- Material bibliográfico de apoio colocado pelos formadores na página da ação no Moodle.
Mais informações
Número mínimo de formandos – 10 formandos
Número máximo de formandos – 25 formandos