Equações Diferenciais: resolução e aplicações laboratoriais
Objetivos
Realçam-se os seguintes objetivos/competências:
- Conhecimento e compreensão de conceitos e procedimentos
- Capacidade para usar estratégias e formulação de condições iniciais com vista à resolução de equações diferenciais
- Capacidade em resolver problemas que envolvem equações diferenciais
- Capacidade de compreender os enunciados dos problemas aplicando a linguagem matemática
- Capacidade de realizar experiências práticas em laboratório e interpretar os resultados obtidos
Conteúdos programáticos
- Equações diferenciais de 1ª ordem
- Conceitos básicos
- Problemas de valor inicial
- Cinemática da partícula – Parte I
- Circuitos elétricos
- Datação por carbono 14
- Crescimento populacional
- Taxa contínua de juros
- Arrefecimento segundo Newton
- Concentração de produtos químicos
- Equações diferenciais de 2ª ordem
- Conceitos básicos
- Problemas de valor inicial
- Cinemática da partícula – Parte II
- Oscilações (livres, amortecidas e forçadas)
- Equações diferenciais de 4ª ordem
- Conceitos básicos
- Problemas de valor inicial
- Deflexões em vigas com carga retangular
- Deflexões em vigas com carga triangular
- Avaliação
Metodologia de realização da ação
Os diferentes temas serão realizados em aulas teórico-práticas e laboratoriais que decorrerão no numa sala de aula normal e no laboratório de Física. Os formandos executarão diversas experiências dando mote aos conceitos desenvolvidos e com possibilidade de enquadramento nos programas de Matemática, em sala de aula.
Bibliografia
- Kreyszig, E., “Advanced Engineering Mathematics”, 10th edition, John Wiley & Sons, 2011
- Simmons, G., Krantz, S., “Equações Diferenciais: Teoria, Técnica e Prática”, McGraw Hill, 2008.
Mais informações
Número mínimo de formandos – 10 formandos
Número máximo de formandos – 20 formandos