Escrever Documentos de Matemática Utilizando Latex e o Geogebra

Objetivos

Uma das principais razões que levou Donald Knuth a iniciar o desenvolvimento da linguagem TeX foi a criação de uma forma simples de escrever fórmulas matemáticas, inseridas num documento com aparência profissional. O seu sucesso foi enorme e hoje a linguagem LaTeX (evolução da linguagem TeX) tornou-se muito popular na comunidade científica, sendo a notação matemática uma das razões fundamentais dessa popularidade.

Nesta ação pretendemos ensinar a utilizar a linguagem LaTeX, para escrever documentos com expressões matemáticas e o Geogebra como ferramenta de apoio à elaboração de gráficos que podem ser inseridos naqueles documentos ou noutros documentos elaborados utilizando, por exemplo, o Microsoft Word.

No final desta ação pretendemos que os formandos sejam capazes de escrever qualquer documento utilizando a linguagem LaTeX.

Conteúdos programáticos

Esta formação está concebida para um número total de 25 horas, sendo abordados os seguintes conteúdos e realizada uma avaliação no final:

  • Introdução e instalação do software necessário.
  • Documentos em Latex e documentos no Microsoft Word.
  • Escrever texto com fórmulas da matemática.
  • Listas, tabelas, gráficos e cor.
  • Criação de gráficos para documentos, utilizando o Geogebra.
  • Construção de diapositivos utilizando a linguagem Latex.

Metodologia de realização da ação

Os tópicos do curso de formação terão uma introdução teórica e aplicações práticas. Cada formando deverá ter o seu computador pessoal, que utilizará para resolver os problemas propostos.

Metodologia de avaliação dos formandos

A avaliação nesta acão de formação será constituída por:

  • Componente de avaliação contínua, com ponderação de 20% na classificação final. Em cada sessão é atribuída uma classificação de 1 a 10 valores a cada formando, de acordo com a sua participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula, na referida sessão. A nota final desta componente será obtida por média ponderada (pela duração da respetiva sessão) das classificações atribuídas em cada sessão.
  • Trabalho escrito individual, com a ponderação de 80%.

Em todas as sessões que constituem este curso de formação de professores, os formandos serão avaliados através da escala de 1 a 10 valores de acordo com a carta circular n.º 3/2007 do CCPFC.

Bibliografia

  • Kopka, H., Daly, P., Guide to Latex, tools and Techniques for Computer Typesetting, 2003, Addison-Wesley Professional, 4 edition.
  • Oetiker, T., Partl, H., Hyna, I., Schlegl E., Uma não tão pequena introdução ao LATEX 2ε, tradução portuguesa por Alberto Simões, 2007. (http://www.ptep-online.com/ctan/lshort_port.pdf)
  • Kllogjeri P., GeoGebra in Teaching and Learning Mathematics in Secondary Schools, 2017, LAP LAMBERT Academic Publishing.

Mais informações

Número mínimo de formandos – 10 formandos
Número máximo de formandos – 25 formandos