Estatística Descritiva e Regressão Linear com o Software SPSS
Objetivos
A Matemática desempenha, de um modo geral, um papel transversal num leque variado de áreas do conhecimento e, em particular, o ramo da estatística apresenta-se atualmente como uma ferramenta indispensável e fundamental na organização e tratamento de dados.
Esta ação de formação pretende efetuar a introdução ao software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) com o objetivo de fornecer ferramentas básicas para organizar e tratar dados de forma rápida, eficaz e cómoda, quer ao nível de tabelas, gráficos, indicadores estatísticos ou até mesmo de ajustamento de modelos.
Para além dos conteúdos abordados de estatística descritiva, pretende-se que cada formando possa identificar a potencialidade do software na aplicação de outras análises estatísticas mais complexas, assim como ferramenta elementar na ajuda à lecionação dos conteúdos de Estatística e à elaboração de fichas de trabalho e testes para os alunos, de relatórios e de teses de cursos.
A ação de formação tem como principais objetivos introduzir o software SPSS, efetuar o tratamento de dados ao nível da estatística descritiva e aplicar o modelo da regressão linear simples com o intuito de que essas análises possam ser úteis para a elaboração de trabalhos, testes, apresentações ou relatórios, destacando a informação mais relevante dos dados.
Pretende-se:
- apresentar alguns breves conceitos teóricos de estatística descritiva e da regressão linear simples que permitam ilustrar de forma sucinta e apelativa a informação mais relevante de um conjunto de dados;
- sensibilizar os formandos para as vantagens da utilização do SPSS na análise preliminar de dados;
- efetuar uma introdução ao SPSS através das ferramentas mais usuais e dar a conhecer os procedimentos ideais para atingir os objetivos propostos;
- utilizar as potencialidades do SPSS para análises elementares dos dados, em particular através de quadros de frequências, gráficos, indicadores estatísticos e modelos de regressão linear simples.
- explorar de que forma a organização e o tratamento de dados (OTD) pode ser uma mais valia para as atividades relacionadas com o ensino da Estatística, tendo em conta que este conteúdo programático é transversal aos ciclos básico e secundário das disciplinas da área da Matemática.
Conteúdos programáticos
- Estatística Descritiva com software SPSS
- Apontamentos teóricos de Estatística Descritiva
- Iniciação ao SPSS
- Quadros de frequências
- Representação gráfica de frequências
- Indicadores estatísticos (medidas de tendência central, medidas de dispersão, medidas de assimetria e de achatamento)
- Regressão linear simples
- Avaliação
Metodologia de realização da ação
Os diferentes tópicos serão realizados em aulas teórico-práticas e laboratoriais que decorrerão em uma sala de aula normal e no laboratório de Informática. A maioria dos tópicos terão uma introdução teórica seguindo-se exemplos de aplicações e interpretação dos resultados recorrendo ao software SPSS.
Metodologia de avaliação dos formandos
A avaliação nesta ação de formação será constituída por:
- Componente de avaliação contínua, com ponderação de 30 % na classificação final. Em cada sessão é atribuída uma classificação de 1 a 10 valores a cada formando, de acordo com a sua participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula (15 %) e nas tarefas propostas nas atividades autónomas (15 %).
- Prova escrita individual, com ponderação de 70 % na classificação final. Esta avaliação é individual e será realizada em ambiente laboratorial, recorrendo ao uso do SPSS.
Em todas as sessões que constituem este curso de formação de professores, os formandos serão avaliados através da escala de 1 a 10 valores de acordo com a carta circular n.º 3/2007 do CCPFC.
Bibliografia
- IBM SPSS Statistics 25 Core System User’s Guide.
- Maroco, J. (2014). Análise Estatística com o SPSS Statistics, 6.ª ed., ReportNumber.
- Pereira, A. e Patrício, T. (2016). SPSS – Guia Prático de Utilização, 8.ª ed., Edições Sílabo.
- Pestana, M. e Gageiro, J. (2014). Análise de Dados para Ciências Sociais: a Complementaridade do SPSS, 6.ª ed., Edições Sílabo.
- Reis, E. (2008). Estatística Descritiva, 7.ª ed., Edições Sílabo.
Mais informações
Mais se certifica que, para os efeitos previstos no n° 1 do artigo 8°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 500.
Para efeitos de aplicação do artigo 9° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores do Grupo 500.
Número mínimo de formandos – 10 formandos
Número máximo de formandos – 25 formandos