Ferramentas colaborativas e recursos online no Ensino da Matemática

Objetivos

Nesta formação serão exploradas várias ferramentas gratuitas que poderão ser utilizadas em contexto do ensino da Matemática para:

  • Elaborar inquéritos, que serão uma mais-valia na lecionação de conteúdos do domínio da Estatística, permitindo que se trabalhem dados reais e que o aluno possa experimentar um exemplo da aplicação da Matemática;
  • Partilhar documentos, do âmbito organizacional e/ou pedagógico, e trabalhar colaborativamente entre pares;
  • Explorar conteúdos matemáticos disponíveis em bibliotecas colaborativas da Wolfram que se encontram online e, posteriormente, colaborar na elaboração dos mesmos;
  • Elaborar apresentações dinâmicas que incorporem esses mesmos conteúdos.

Para atingir estes objetivos, serão exploradas, entre outras, as seguintes ferramentas: Formulários do Google®, Ferramentas de partilha e edição do Google®, Wolfram Cloud® e Prezi®.

Conteúdos programáticos

  1. Formulários do Google para realização de inquéritos 
  2. Ferramentas do Google para partilha e edição online de documentos 
  3. Wolfram Cloud® para explorar conteúdos disponíveis em bibliotecas colaborativas 
  4. Prezi® para construir apresentações dinâmicas de conteúdos matemáticos
  5. Avaliação Final 

Metodologia de realização da ação

Os diferentes temas serão abordados em aulas teórico-práticas e laboratoriais, que decorrerão em Laboratórios Informáticos onde os formandos executarão diversas atividades, cujo mote serão os vários conceitos que se pretendem desenvolver.

Bibliografia

  1. Maia, D. L., & Filho, A. C. (2016). Aprendizagem colaborativa apoiada por TDIC na Educação Matemática de professores: tecendo argumentos para efetivação de uma proposta. Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação.
  2. Material bibliográfico de apoio colocado pelos formadores na página da ação no Moodle.

Mais informações

Número mínimo de formandos – 5 formandos
Número máximo de formandos – 20 formandos