Inferência Estatística na Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS)
Objetivos
O programa de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) inclui um capítulo denominado Introdução à Inferência Estatística, no qual se pretende transmitir a possibilidade de tirar conclusões sobre o geral (população) com base na informação do particular (amostra). Em edições anteriores do Mat-Oeste, foi relatado, pelos formandos, a necessidade de formação específica nesta área. Deste modo, com base nos conhecimentos previamente adquiridos em Estatística (Descritiva) e em Modelos de Probabilidade, são explorados alguns conceitos elementares de Inferência Estatística, nomeadamente, a estimação pontual e intervalar (intervalos de confiança) para a média e para a proporção.
Nesta formação, propõe-se fazer uma breve resenha da história e enquadramento da Inferência Estatística, expor os seus principais conceitos (população, amostra, amostragem, parâmetro, estatística, estimador, estimativa, intervalo aleatório, intervalo de confiança, nível de confiança, entre outros), explorar as distribuições amostrais e o Teorema Limite Central, abordar técnicas de construção de intervalos de confiança, realizar a construção de intervalos de confiança para a média e para a proporção. Na formação proposta, pretende-se ainda ilustrar a utilidade dos conceitos abordados, através de exemplos práticos reais e com recurso ao software Excel.
Com esta ação de formação pretende-se:
- Conhecer e aplicar algumas das principais técnicas de inferência estatística;
- Sensibilizar os professores para a importância da metodologia de amostragem, nomeadamente, na relevância da aleatoriedade no processo de recolha de dados para a Inferência Estatística;
- Sensibilizar para o facto que a Inferência Estatística utiliza um raciocínio indutivo, procurando tirar conclusões sobre o geral com base na informação do particular, o qual é inverso ao usual raciocínio matemático, essencialmente dedutivo;
- Conhecer e interpretar os principais conceitos de inferência estatística, nomeadamente, população, amostra, amostragem, parâmetro, estatística, estimador, estimativa, intervalo aleatório, intervalo de confiança e nível de confiança;
- Conhecer a noção de estimativa pontual e aplicá-la para a média e para a proporção;
- Conhecer e utilizar as distribuições amostrais da média e da proporção;
- Sensibilizar para a relevância do Teorema Limite Central na inferência estatística;
- Construir e interpretar intervalos de confiança para a média e para a proporção;
- Sensibilizar os professores para as vantagens de utilizar software no ensino da Inferência Estatística;
- Usar situações do dia-a-dia que podem ser exploradas e estudadas com recurso à Inferência Estatística;
Conteúdos programáticos
- Breve história e enquadramento da Inferência Estatística.
- Revisão de algumas noções de Estatística Descritiva e de Modelos de Probabilidades relevantes para a Inferência Estatística.
- População e Amostra. Parâmetro e Estatística.
- Distribuição Amostral de uma Estatística.
- Estimativa Pontual.
- Estimativa Pontual da Média.
- Teorema Limite Central.
- Construção de Intervalos de Confiança para a Média.
- Estimativa Pontual da Proporção.
- Construção de Intervalos de Confiança para a Proporção.
- Interpretação do Conceito de Intervalo de Confiança.
- Avaliação.
Metodologia de realização da ação
Os diferentes temas serão realizados em aulas teórico-práticas e laboratoriais que decorrerão num laboratório de Aplicações Informáticas (com um computador disponível para cada formando). Os conceitos desenvolvidos serão aplicados em exemplos práticos com recurso ao software Excel e enquadrados nos programas de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS).
Metodologia de avaliação dos formandos
A avaliação nesta ação de formação será composta por:
- Avaliação Contínua, c om ponderação de 30 % da classificação final:
- Em cada sessão (exceto a última sessão na qual é realizada a prova escrita de avaliação) é atribuída aos formandos uma classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, de acordo com a sua participação na sessão.
- A classificação na Avaliação Contínua corresponde a uma média ponderada (pela duração de cada sessão) das classificações atribuídas em cada sessão.
- Prova Escrita Individual, com ponderação de 70 % da classificação final:
- Os formandos podem consultar os materiais disponibilizados ao longo da formação bem como os seus apontamentos.
- Os formandos podem utilizar um computador na resolução dos problemas propostos.
- A prova realiza-se nas últimas 3 horas da formação.
Em todas as sessões que constituem este curso de formação de professores, os formandos serão avaliados através da escala de 1 a 10 valores de acordo com a carta circular n.º 3/2007 do CCPFC.
Bibliografia
- Branco, J. and Graça Martins, M. E. Literacia estatística, Educação e Matemática 69, p. 9-13.
- Graça Martins, M. E. (1998). Introdução às Probabilidades e à Estatística. Sociedade Portuguesa de Estatística.
- Silva, J.C., Graça Martins, M.E., Martins, A.A. e Loura, L.C.C. (2001). Programa de Matemática Aplicada às Ciências Sociais – 10.º, 11.º anos, Ministério da Educação.
- Projeto ALEA – http://alea-estp.ine.pt/
- Qualquer manual escolar certificado para a disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais que contenha o capítulo de Introdução à Inferência Estatística.
Mais informações
Mais se certifica que, para os efeitos previstos no n° 1 do artigo 8°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 500.
Para efeitos de aplicação do artigo 9° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 500.
Número mínimo de formandos – 10 formandos
Número máximo de formandos – 25 formandos