Introdução à programação em Python e aplicações na matemática do ensino secundário

A ação de formação decorre online, via Zoom. Inscrições em https://bit.ly/inscricaoformacaopython

Objetivos

As escolas portuguesas esperam implementar o novo programa de matemática no ensino secundário, denominado por Aprendizagens Essenciais, a partir do ano letivo 2024/25. A inclusão da linguagem de programação Python no programa, implica a necessidade de formação dos docentes nesta área. Nesta formação será introduzido o Python e trabalhadas aplicações ao novo programa de matemática do ensino secundário.

Realçam-se os seguintes objetivos/competências:

1. Capacidade para elaborar programas elementares em Python, úteis na matemática;

2. Capacidade de trabalhar com variáveis, funções e estruturas de controlo;

3. Capacidade de implementar problemas de matemática e física específicos em programas escritos nesta linguagem;

4. Capacidade de reconhecer a utilidade prática da utilização do Python em diversos problemas da sociedade, que envolvem matemática.

Conteúdos programáticos

A ação de formação está concebida para um número total de 6 horas, dividida em 2 partes:

1. Características básicas da linguagem;

2. Variáveis;

3. Operações matemáticas;

4. Entrada de Dados;

5. Estruturas de controlo com aplicações na matemática;

6. Bibliotecas do Python, úteis na matemática.

Metodologia de realização da ação

Os diferentes temas serão realizados online através da partilha de ecrã do formador no software Zoom. Os formandos executarão diversas tarefas dando mote aos conceitos desenvolvidos.

Metodologia de avaliação dos formandos

A avaliação é constituída pela elaboração e publicação de um programa em Python relativo a um problema de matemática/física do ensino secundário. Em todas as sessões que constituem este curso de formação de professores, os formandos serão avaliados através da escala de 1 a 10 valores de acordo com a carta circular nº3/2007 do CCPFC e da DGRHE:

“Excelente” – de 9 a 10 valores;

“Muito Bom” – de 8 a 8,9 valores;

“Bom” – de 6,5 a 7,9 valores;

“Regular” – de 5 a 6,4 valores;

“Insuficiente” – de 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

1. Python, A Referência da Linguagem Python, https://docs.python.org/, 2023.

2. Meneses, N., Introdução à programação com Python, 3.ª Ed., Cultura Brasil, Brasil 2019.

3. Aprendizagens Essenciais de Matemática A 10.º, 11.º e 12.º, Direção-Geral da Educação, 2023.

Mais informações

Número máximo de formandos – 150 formandos

Inscrições em https://bit.ly/inscricaoformacaopython