Modelação matemática no Ensino Secundário

− Os formandos podem consultar os materiais disponibilizados ao longo da formação bem como os seus apontamentos.

Objetivos

A experiência adquirida ao longo de mais 20 anos na área de investigação e lecionação dos formadores tem permitido uma atividade intensa na lecionação cursos de formação para professores do Ensino Básico e Secundário e na divulgação da matemática através de palestras dirigidas a alunos destes níveis de ensino. Os formadores têm vindo a lecionar cursos de formação para professores do Ensino Básico e Secundário, explorando novas formas de abordagem de temas destes níveis focando nomeadamente as revisões que têm sido realizadas nestes níveis de ensino.

Nesta ação de formação pretende-se explorar a modelação matemática através da abordagem de diferentes problemas. O professor poderá posteriormente replicar estas atividades em sala de aula, potenciando assim a perceção do aluno sobre a ligação entre os conteúdos estudados e a sua aplicação a contextos reais. Esta utilização da matemática para representar, analisar e/ou fazer previsões acerca de fenómenos da vida real será apoiada pela utilização de software adequado, indo ao encontro das Aprendizagens Essenciais, Despacho n.º 8476-A/2018, que referem como ação estratégica de ensino “Utilizar a tecnologia para fazer verificações e resolver problemas numericamente, mas também para fazer investigações, descobertas, sustentar ou refutar conjeturas”. Adicionalmente, ter-se-ão também presentes as novas Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática para o Ensino Secundário, homologadas pelo Despacho n.º 702/2023, de 13 de janeiro.

Conteúdos programáticos

Esta formação está concebida para um número total de 25 horas, distribuídas pelos temas abordados e pela avaliação da seguinte forma:

1. Introdução – 2 horas;
  2. Problemas na área das Funções – 5 horas;
  3. Problemas na área das Sucessões – 3 horas;
  4. Problemas na área da Estatística – 5 horas;
  5. Problemas na área da Lógica – 2 horas;
  6. Problemas na área dos Números Complexos – 2 horas;
  7. Problemas na área da Teoria de Grafos – 3 horas;
  8. Avaliação Final – 3 horas.

Os problemas matemáticos serão explorados recorrendo ao software: Wolfram Cloud®, Geogebra, Excel e Formulários do Google®.

Metodologia de realização da ação

Os diferentes temas serão abordados em aulas teórico-práticas e laboratoriais, que decorrerão em Laboratórios Informáticos onde os formandos executarão diversas atividades, cujo mote serão os vários conceitos que se pretendem desenvolver.

Regime de avaliação dos formandos:

Em todas as sessões que constituem este curso de formação de professores, os formandos serão avaliados através da escala de 1 a 10 valores de acordo com a carta circular nº3/2007 do CCPFC e da DGRHE:

“Excelente” – de 9 a 10 valores;

“Muito Bom” – de 8 a 8,9 valores;

“Bom” – de 6,5 a 7,9 valores;

“Regular” – de 5 a 6,4 valores;

“Insuficiente” – de 1 a 4,9 valores.

Metodologia de avaliação dos formandos

A avaliação nesta ação de formação será constituída por:

• Componente de avaliação contínua, com ponderação de 10% na classificação final. Em cada sessão é atribuída uma classificação de 1 a 10 valores a cada formando, de acordo com a sua participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula, na referida sessão. A nota final desta componente será obtida por média ponderada (pela duração da respetiva sessão) das classificações atribuídas em cada sessão.
  • Trabalho escrito individual, com ponderação de 90% na classificação final. Esta avaliação escrita individual será realizada em ambiente laboratorial, com uso de computadores, onde serão avaliados os conteúdos das ferramentas colaborativas abordadas nesta ação.

Bibliografia

Carvalho e Silva, J. et al., Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática, 30 de junho de 2019, https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/recomendacoes_para_a_melhoria_das_aprendizagens_dos_alunos_em_matematica.pdf

MEC – DGE. Aprendizagens Essenciais (AE), Agosto de 2018, Ministério da Educação e Ciência. https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundario

MEC – DGE. Programa e Metas Curriculares Matemática A Ensino Secundário. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.

MEC – DGE (2016). Orientações de Gestão Curricular para o Programa e Metas Curriculares de Matemática A. Ministério da Educação e Ciência.

Maia, D. L., & Filho, A. C. (2016). Aprendizagem colaborativa apoiada por TDIC na Educação Matemática de professores: tecendo argumentos para efetivação de uma proposta, Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação, http://ceur-ws.org/Vol-1667/CtrlE_2016_AC_paper_85.pdf.

Alves, J. C., Sistemas Digitais – Apontamentos, FEUP -2002/2004

Material bibliográfico de apoio colocado pelos formadores na página da ação no Moodle.