Modelação Matemática no Ensino Secundário

Objetivos

Nesta ação de formação contínua pretende-se explorar a modelação matemática através da abordagem de diferentes problemas. O professor poderá posteriormente replicar estas atividades em sala de aula, potenciando assim a perceção do aluno sobre a ligação entre os conteúdos estudados e a sua aplicação a contextos reais. Esta utilização da matemática para representar, analisar e/ou fazer previsões acerca de fenómenos da vida real será apoiada pela utilização de software adequado, indo ao encontro das Aprendizagens Essenciais, homologadas no Despacho n.º 8476-A/2018, que referem como ação estratégica de ensino: utilizar a tecnologia para fazer verificações e resolver problemas numericamente, mas também para fazer investigações, descobertas, sustentar ou refutar conjeturas.

Adicionalmente, ter-se-ão também presentes as recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática, nomeadas no Despacho n.º 12530/2018, e as conclusões retiradas em sequência da consulta pública a que este documento esteve sujeito.

Conteúdos programáticos

Esta formação está concebida para um número total de 25 horas, distribuídas pelos temas abordados e pela avaliação da seguinte forma:

1. Introdução – 2 horas;
  2. Problemas na área das Funções – 5 horas;
  3. Problemas na área das Sucessões – 3 horas;
  4. Problemas na área da Estatística – 5 horas;
  5. Problemas na área da Lógica – 2 horas;
  6. Problemas na área dos Números Complexos – 2 horas;
  7. Problemas na área da Teoria de Grafos – 3 horas;
  8. Avaliação Final – 3 horas.

Os problemas matemáticos serão explorados recorrendo ao software: Wolfram Cloud, Geogebra, Excel e Formulários do Google.

Metodologia de realização da ação

Os diferentes temas serão abordados em aulas teórico-práticas e laboratoriais, que decorrerão em Laboratórios Informáticos onde os formandos executarão diversas atividades, cujo mote serão os vários conceitos que se pretendem desenvolver.

Metodologia de avaliação dos formandos

A avaliação nesta ação de formação será constituída por:

• Componente de avaliação contínua, com ponderação de 10% na classificação final. Em cada sessão é atribuída uma classificação de 1 a 10 valores a cada formando, de acordo com a sua participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula, na referida sessão. A nota final desta componente será obtida por média ponderada (pela duração da respetiva sessão) das classificações atribuídas em cada sessão.
  • Trabalho escrito individual, com ponderação de 90% na classificação final. Esta avaliação escrita individual será realizada em ambiente laboratorial, com uso de computadores, onde serão avaliados os conteúdos das ferramentas colaborativas abordadas nesta ação.

Em todas as sessões que constituem este curso de formação de professores, os formandos serão avaliados através da escala de 1 a 10 valores de acordo com a carta circular n.º 3/2007 do CCPFC.

Número mínimo de formandos – 10 formandos
Número máximo de formandos – 20 formandos