Modelos Financeiros e Modelos Populacionais na Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS)

Número máximo de participantes: 20

Objetivos

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria organiza mais uma edição do Mat-Oeste – Matemática na Região Oeste (http://www.matoestedmat.ipleiria.pt/). O evento é gratuito e dirigido ao público em geral e, em particular, a todos os Professores dos Grupos de recrutamento 230 e 500. Este evento pretende ser um encontro de divulgação, discussão e partilha de ideias e experiências nas mais diferentes vertentes da Matemática. Neste evento decorrem várias comunicações e formações que visam promover o diálogo e a troca de experiências entre professores dos vários níveis de ensino.

O programa de Matemática Aplicada às Ciências Sociais inclui um capítulo denominado Modelos Financeiros, o qual pretende sensibilizar para os problemas matemáticos da área financeira, entre os quais, impostos, inflação e investimentos financeiros. O programa inclui ainda um capítulo intitulado Modelos Populacionais, que visa compreender modelos discretos e contínuos de crescimento populacional, entre os quais, os modelos linear, exponencial, logarítmico e logístico.

Os formadores são doutorados em áreas da Matemática Aplicada (Probabilidades e Estatística e Investigação Operacional), com mais de 20 anos de experiência de ensino no Departamento de Matemática da ESTG do Instituto Politécnico de Leiria, tendo participado na organização e/ou lecionação de diversas ações de formação acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores.

Realçam-se os seguintes objetivos/competências:

  • Conhecer e interpretar os principais conceitos de modelos financeiros, tais como impostos, juros, poupança, contas bancárias, empréstimos, investimentos, inflação, tarifários, entre outros.
  • Sensibilizar para os problemas matemáticos da área financeira.
  • Conhecer os principais modelos discretos e contínuos de crescimento populacional.
  • Comparar o crescimento linear com o crescimento exponencial através do estudo de progressões aritméticas e geométricas.
  • Comparar os crescimentos linear, exponencial, logarítmico e logístico.
  • Conceber e analisar estratégias variadas de resolução de problemas e desenvolver a análise crítica dos resultados obtidos.
  • Sensibilizar os professores para as vantagens de utilizar software no ensino da matemática.

Usar situações do dia-a-dia que podem ser exploradas e estudadas com recurso a modelos financeiros ou a modelos populacionais.

 

Conteúdos programáticos

A ação de formação está concebida para um número total de 25 horas, dividida em 3 partes:

  1. Palestras do evento Mat-Oeste
  2. Modelos Financeiros
    • Impostos e inflação
    • Aplicações financeiras
    • Tarifários
  3. Modelos populacionais
    • Introdução ao crescimento populacional
    • Modelos discretos: crescimento linear e crescimento populacional
    • Modelo linear
    • Modelo exponencial
    • Modelo logarítmico
    • Modelo logístico

Metodologia de realização da ação

Os diferentes temas serão realizados em aulas teórico-práticas e laboratoriais que decorrerão num laboratório de Aplicações Informáticas (com um computador disponível para cada formando). Os conceitos desenvolvidos serão aplicados em exemplos práticos com recurso ao software Excel e enquadrados nos programas de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS).

Metodologia de avaliação dos formandos

A avaliação será composta por:

  • Avaliação Contínua (30% da classificação final)
    • Em cada sessão (exceto a última na qual é realizada a prova escrita) é atribuída aos formandos uma classificação de 1 a 10 valores, de acordo com a sua participação na sessão;
    • A classificação na Avaliação Contínua corresponde à média ponderada (pela duração de cada sessão) das classificações atribuídas em cada sessão.
  • Prova Escrita Individual (70% da classificação final)
    • Os formandos podem consultar os materiais disponibilizados na formação, bem como os seus apontamentos;
    • Os formandos podem utilizar um computador na resolução dos problemas propostos;
    • A prova realiza-se nas últimas 3 horas da formação.

Deste modo, os formandos serão avaliados através da escala de 1 a 10 valores de acordo com a carta circular n.º 3/2007 do CCPFC e da DGRHE:

“Excelente” – de 9 a 10 valores;

“Muito Bom” – de 8 a 8,9 valores;

“Bom” – de 6,5 a 7,9 valores;

“Regular” – de 5 a 6,4 valores;

“Insuficiente” – de 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

  • Matias, R. (2009). Cálculo Financeiro – Teoria e Prática, 3.ª edição, Escolar Editora.
  • Neves, M.A., Faria, L., Ribeiro, B. (2019). Máximo (manual 10.º e 11º ano de MACS),ª edição, Porto Editora.
  • Silva, J.C., Graça Martins, M.E., Martins, A.A. e Loura, L.C.C. (2001). Programa de Matemática Aplicada às Ciências Sociais – 10.º, 11.º anos, Ministério da Educação.
  • Qualquer manual escolar certificado para a disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais que contenha os capítulos de Modelos financeiros e de Modelos populacionais.