Modelos Financeiros e Modelos Populacionais na Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS)

Objetivos

O programa de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) inclui um capítulo denominado Modelos Financeiros, o qual pretende sensibilizar para os problemas matemáticos da área financeira, entre os quais, impostos, inflação e investimentos financeiros. O programa inclui ainda um capítulo intitulado Modelos Populacionais, que visa compreender modelos discretos e contínuos de crescimento populacional, entre os quais, os modelos linear, exponencial, logarítmico e logístico.

Em edições anteriores do Mat-Oeste, foi relatado pelos formandos a necessidade de formação específica nesta área. Deste modo, nesta ação de formação são explorados os conceitos elementares inerentes a estes modelos.

Realçam-se os seguintes objetivos/competências:

• Conhecer e interpretar os principais conceitos de modelos financeiros, tais como impostos, juros, poupança, contas bancárias, empréstimos, investimentos, inflação, tarifários, entre outros.
  • Sensibilizar para os problemas matemáticos da área financeira.
  • Conhecer os principais modelos discretos e contínuos de crescimento populacional.
  • Comparar o crescimento linear com o crescimento exponencial através do estudo de progressões aritméticas e geométricas.
  • Comparar os crescimentos linear, exponencial, logarítmico e logístico.
  • Conceber e analisar estratégias variadas de resolução de problemas e desenvolver a análise crítica dos resultados obtidos.
  • Sensibilizar os professores para as vantagens de utilizar software no ensino da matemática.
  • Usar situações do dia-a-dia que podem ser exploradas e estudadas com recurso a modelos financeiros ou a modelos populacionais.

Conteúdos programáticos

1. Modelos Financeiros
    • Impostos e inflação
    • Aplicações financeiras
    • Tarifários
  2. Modelos populacionais
    • Introdução ao crescimento populacional
    • Modelos discretos: crescimento linear e crescimento populacional
    • Modelo linear
    • Modelo exponencial
    • Modelo logarítmico
    • Modelo logístico

Metodologia de realização da ação

Os diferentes temas serão realizados em aulas teórico-práticas e laboratoriais que decorrerão num laboratório de Aplicações Informáticas (com um computador disponível para cada formando). Os conceitos desenvolvidos serão aplicados em exemplos práticos com recurso ao software Excel e enquadrados nos programas de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS).

Metodologia de avaliação dos formandos

A avaliação nesta ação de formação será composta por:

• Avaliação Contínua, com ponderação de 30% da classificação final
    • Em cada sessão (exceto a última sessão na qual é realizada a prova escrita de avaliação) é atribuída aos formandos uma classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, de acordo com a sua participação na sessão.
    • A classificação na Avaliação Contínua corresponde a uma média ponderada (pela duração de cada sessão) das classificações atribuídas em cada sessão.
  • Prova Escrita Individual, com ponderação de 70% da classificação final
    • Os formandos podem consultar os materiais disponibilizados ao longo da formação, bem como os seus apontamentos.
    • Os formandos podem utilizar um computador na resolução dos problemas propostos.
    • A prova realiza-se nas últimas 3 horas da formação.

Em todas as sessões que constituem este curso de formação de professores, os formandos serão avaliados através da escala de 1 a 10 valores de acordo com a carta circular n.º 3/2007 do CCPFC.

Bibliografia

• Matias, R. (2009). Cálculo Financeiro – Teoria e Prática, 3.ª edição, Escolar Editora.
  • Neves, M.A., Faria, L., Ribeiro, B. (2019). Máximo (manual 10.º e 11º ano de MACS), 1.ª edição, Porto Editora.
  • Silva, J.C., Graça Martins, M.E., Martins, A.A. e Loura, L.C.C. (2001). Programa de Matemática Aplicada às Ciências Sociais – 10.º, 11.º anos, Ministério da Educação.
  • Qualquer manual escolar certificado para a disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais que contenha os capítulos de Modelos financeiros e de Modelos populacionais.

Número mínimo de formandos – 10 formandos
Número máximo de formandos – 20 formandos