Novas Metas Curriculares para Matemática A do 12.º Ano

Com esta ação de formação pretende-se:

• Distinguir as principais alterações originadas por esta reforma curricular, em particular na Matemática A do 12º ano de escolaridade
• Sensibilizar para as principais alterações dos programas, nomeadamente na Matemática A do 12º ano de escolaridade
• Planificar os novos conteúdos programáticos de acordo com as indicações metodológicas introduzidas com as novas metas curriculares
• Auxiliar na exposição dos novos conteúdos programáticos, bem como na elaboração e resolução de exercícios em linha com a metodologia implementada nas novas metas curriculares
• Discutir diferentes abordagens aos temas propostos para o 12º ano
• Explorar as potencialidades dos recursos tecnológicos na elaboração e na resolução de atividades e exercícios

Conteúdos programáticos

1. Cálculo Combinatório
  2. Probabilidades
  3. Funções Reais de Variável Real
  4. Trigonometria e Funções Trigonométricas
  5. Funções Exponenciais e Logarítmicas
  6. Primitivas e Cálculo Integral
  7. Números Complexos
  8. Avaliação

Metodologia de realização da ação

Os diferentes temas serão realizados em aulas teórico-práticas e laboratoriais que decorrerão em Laboratórios Informáticos. Os formandos executarão diversas experiências dando mote aos conceitos desenvolvidos e com o respetivo enquadramento nos programas de Matemática, em sala de aula.

Bibliografia

1. Bivar, A., Grosso, C., Oliveira, F., Loura, L., & Timóteo, M. (2014). Caderno de Apoio 12.º Ano. Lisboa: Ministério da Educação.
  2. MEC – DGE. Programa e Metas Curriculares Matemática A Ensino Secundário. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.
  3. MEC – DGE (2016). Orientações de Gestão Curricular para o Programa e Metas Curriculares de Matemática A. Ministério da Educação e Ciência.
  4. Silva, J., Fonseca, M., Martins, A., Fonseca, C., & Lopes, I. (2002). Matemática A Programa do 12.º Ano. Lisboa: Ministério da Educação.
  5. Material bibliográfico de apoio colocado pelos formadores na página da ação no Moodle.

Número mínimo de formandos – 10 formandos
Número máximo de formandos – 20 formandos