Números Complexos
Objetivos
O “Programa e Metas Curriculares de Matemática A” do Ministério de Educação introduz o capítulo dos “Números Complexos” nos conteúdos do 12.º ano e nesse contexto, AF tem por objetivo complementar os conhecimentos e competências dos docentes dos vários grupos disciplinares para lecionação deste domínio: Nesse sentido serão abordados os conteúdos:
- origem histórica dos Números Complexos e a fórmula de Cardano;
- o corpo do Números Complexos e as suas operações algébricas;
- a representação dos Números Complexos no plano complexo e as definições de afixo, de módulo e de argumento principal;
- a representação dos Números Complexos na forma polar e na forma exponencial;
- as fórmulas de De Moivre;
- a resolução de problemas envolvendo Números Complexos.
Os Números Complexos constituem um suporte matemático para muitas áreas do saber e surgem no esforço de descrever vários fenómenos, físicos ou sociais. Nesta formação são abordadas algumas aplicações relevantes.
Realçam-se os seguintes objetivos/competências a atingir:
- Conhecimento e compreensão de conceitos e procedimentos;
- Capacidade de operar com Números Complexos nas formas algébrica, polar e exponencial;
- Capacidade em definir e representar regiões planas usando Números Complexos;
- Capacidade em resolver problemas que envolvem Números Complexos;
- Capacidade de compreender os enunciados dos problemas aplicando a linguagem matemática;
- Capacidade de realizar experiências práticas em laboratório e interpretar os resultados obtidos.
Conteúdos programáticos
- Introdução aos Números Complexos
- Origem história e fórmula de Cardano
- O corpo dos Números Complexos
- Definição e operações algébricas
- Propriedades das operações algébricas
- Definição de Número Complexo conjugado e suas propriedades
- O Plano Complexo
- Definição e representação de Números Complexos
- A forma polar e a forma exponencial de um Número Complexo
- Fórmulas de De Moivre
- Aplicações envolvendo Números Complexos
Metodologia de realização da ação
Os diferentes temas serão realizados em aulas teórico-práticas que decorrerão numa sala de aula normal. Os formandos realização a resolução de exercícios sobre os conceitos desenvolvidos e com possibilidade de enquadramento nos programas de Matemática, em sala de aula.
Bibliografia
- Anton, H., Rorres, C., Elementary Linear Algebra with Applications, 11.º edição, 2015.
- Anton, H., Rorres, C., Álgebra Linear com Aplicações, 10.º edição, 2012.
Mais informações
Mais se certifica que, para os efeitos previstos no n° 1 do artigo 8°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 500.
Para efeitos de aplicação do artigo 9° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 500.
Número mínimo de formandos – 5 formandos
Número máximo de formandos – 25 formandos