Percorrendo a Fila: uma abordagem descritiva

Objetivos

O Departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria promove ações de formações com o objetivo de promover o diálogo e a troca de experiências entre professores dos vários níveis de ensino, nomeadamente, do ensino básico, secundário e superior.
Numa altura em que se apela aos gestores uma otimização na coordenação e gestão dos serviços e aos utentes à sua utilização racional, o estudo do seu funcionamento revela-se indispensável. A utilização da teoria das filas de espera funciona como uma ferramenta de apoio à tomada de decisões permitindo minimizar custos, reduzir atrasos e ineficiências, aumentando, por outro lado, a satisfação dos utilizadores. Sempre que o número de indivíduos que procuram um serviço é superior aos servidores disponíveis há formação de uma fila. Ficamos em fila para pagar a conta no supermercado, entrar num elevador ou quando nos dirigimos a um hospital, por exemplo. As filas de espera cumprem uma missão de organização social indispensável no dia-a-dia, permitindo uma prestação de serviços ordeira e mais justa.
Nesta formação propomos fazer uma breve resenha da história dos modelos de fila de espera, conhecer a sua estrutura básica e algumas das suas medidas de desempenho com o recurso à Estatística Descritiva. Propomos uma análise num âmbito que possa ser desenvolvido pelos alunos do ensino secundário, recorrendo a exemplos do quotidiano.

Com esta ação de formação pretende-se:

• Sensibilizar os professores para as vantagens de encontrar novos modelos bem como aplicações que permitam explorar as diferentes valências da análise preliminar de dados estatísticos, que poderão ser adequadas na efetiva aprendizagem dos estudantes.
  • Conhecer a estrutura básica de uma fila de espera e principais medidas de desempenho, através da ilustração de exemplos.
  • Usar situações do dia-a-dia que podem ser modelados por uma fila de espera e utilizar a estatística descritiva para uma análise preliminar dos resultados.
  • Conhecer e avaliar as vantagens que o tema pode trazer para as suas atividades letivas, no ensino da Estatística.

Conteúdos programáticos

A ação de formação está concebida para um número total de 25 horas, sendo distribuídas pelos temas abordados e pela avaliação da seguinte forma:

1. História e enquadramento
  2. Exemplos de aplicação
  3. Elementos que caracterizam a fila – (chegadas, triagem (FIFO/LIFO), servidores)
  4. Medidas de desempenho de uma fila
  5. Análise de sensibilidade
  6. Tratamento de um exemplo (via software Excel)
  7. Avaliação

Metodologia de realização da ação

Os diferentes temas serão realizados em aulas teórico-práticas e laboratoriais que decorrerão num Laboratório de Aplicação Informática. Os conceitos desenvolvidos serão aplicados num exemplo prático, utilizando medidas da Estatística Descritiva com recurso ao software Excel.

Metodologia de avaliação dos formandos

A avaliação será composta por:

• Avaliação Contínua (30% da classificação final)
    • Em cada sessão (exceto a última na qual é realizada a prova escrita) é atribuída aos formandos uma classificação de 1 a 10 valores, de acordo com a sua participação na sessão;
    • A classificação na Avaliação Contínua corresponde à média ponderada (pela duração de cada sessão) das classificações atribuídas em cada sessão.
  • Prova Escrita Individual (70% da classificação final)
    • Os formandos podem consultar os materiais disponibilizados na formação, bem como os seus apontamentos;
    • Os formandos podem utilizar um computador na resolução dos problemas propostos;
    • A prova realiza-se nas últimas 3 horas da formação.

Bibliografia

1. Batanero, C. (2001). Didáctica de la estadística, Grupo de Investigación en Educación Estadística, Granada.
  2. Batanero, C. (2003). La Simulación como Instrumento de Modelizacion en Probabilidade, Educación y Pedagogía XV, 39–54.
  3. Martins, M.E. & Ponte, J.P. (2010). Organização e Tratamento de Dados. Ministério da Educação, Lisboa.
  4. Martins, M.E. (2011). Como Estimar a Probabilidade de um Acontecimento por Simulação. Actas do PROFMAT, 1-16.

Número mínimo de formandos – 10 formandos
Número máximo de formandos – 20 formandos