Problemas de Aplicação de Máximos e de Mínimos

Objetivos

A necessidade de os professores criarem novas estratégias de ensino para os estudantes e o avanço no desenvolvimento de novas tecnologias e novas ferramentas levam à necessidade da sua formação contínua. A dificuldade em explicar e aprender conteúdos que envolvam conceitos geométricos levou ao aparecimento de materiais manipuláveis e de software de geometria dinâmico. O conhecimento destes materiais pelos professores dar-lhes-á liberdade de escolha de diferentes técnicas de ensino, para a lecionação dos conteúdos.

Neste curso são apresentados vários problemas clássicos de otimização e outros percorrendo diferentes áreas do conhecimento. Para tal, são apresentados diversos problemas de máximos e de mínimos cuja sua resolução será acompanhada de uma pequena fundamentação teórica e do apoio do software GeoGebra. Assim, um dos principais objetivos deste curso consiste em mostrar que o uso de um software de geometria dinâmico pode tornar o processo de ensino/aprendizagem menos abstrato e, portanto, mais atrativo.

Conteúdos programáticos

Nesta formação são abordados os seguintes conteúdos e realizada uma avaliação no final.

  • Programação Linear – Breve Introdução
  • Formulação e resolução de problemas de programação linear
  • Cálculo diferencial em IR – Breve introdução
  • Formulação e resolução problemas de otimização

Metodologia de realização da ação

Os tópicos do curso de formação terão uma introdução teórica e aplicações práticas. Cada formando deverá ter o seu computador pessoal, que utilizará para resolver os problemas propostos.

Bibliografia

– Anton, H., Bivens, I., Davis, S., “Cálculo”, Vol. I, 8ª Edição, Bookman, 2007 (versão portuguesa).

 – Durbin, Michael, “All about derivatives”, Mc Graw Hill, 2001.

– Stewart, J., Redlime, L., Sallem, S., Precalculus: Mathematics for calculus, 7th ed., Broos/Cole Cengage Learning, 2016.

Mais informações

Mais se certifica que, para os efeitos previstos no n° 1 do artigo 8°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 500.

Para efeitos de aplicação do artigo 9° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 500.

 

Número mínimo de formandos – 5 formandos
Número máximo de formandos – 20 formandos