Promoção da literacia estatística e financeira nas aulas de Matemática com recurso ao pensamento computacional

A ação de formação decorre presencialmente.

Objetivos

A proposta apresentada tem em conta o documento “Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática”, elaborado pelo Grupo de Trabalho de Matemática (GTM), equipa nomeada pelo Secretário de Estado de Educação (Despacho n.º12530/2018) em 28 de dezembro de 2018, ao qual foi atribuída a missão de elaborar um conjunto de recomendações sobre o ensino, a aprendizagem e a avaliação na disciplina de Matemática. Neste documento é referido que, entre outros tópicos, as aprendizagens essenciais introduzem modelos e processos eleitorais e a análise de modelos financeiros e valorizam o desenvolvimento da literacia estatística. É ainda dada ênfase ao desenvolvimento do pensamento computacional e à mais-valia da sua introdução nos programas de matemática, bem como a importância dada à sua integração na sala de aula. Nesta formação abordam-se problemas no âmbito da literacia financeira e da literacia estatística procurando sempre que possível integrar o pensamento computacional na sua resolução. Procura-se também introduzir os conceitos inerentes a estes tópicos bem como ajudar no planeamento e desenvolvimento de atividades didáticas para realização na sala de aula.

Principal objetivo: Promover a literacia estatística e financeira nas aulas de Matemática com recurso ao pensamento computacional.

Objetivos específicos:

1. Explorar atividades diversificadas, para os diferentes níveis do ensino secundário, que envolvam a utilização de conceitos de teoria Matemática das eleições, literacia estatística e análise de modelos financeiros, que poderão posteriormente ser utilizadas nas aulas de Matemática.
  2. Integrar o pensamento computacional na resolução de diversos problemas de literacia estatística e financeira.
  3. Abordar diferentes metodologias para exploração das atividades propostas, incluindo a utilização de recursos tecnológicos.

Conteúdos programáticos

Esta ação de formação está concebida para um número total de 25 horas, distribuídas pelos temas abordados e pela avaliação da seguinte forma:

1. Introdução/Palestras Mat-Oeste – 3h;
  2. Abordagem dos temas: teoria Matemática das eleições, literacia estatística e análise de modelos financeiros; exploração de atividades diversificadas sobre os temas propostos envolvendo também a integração do pensamento computacional e a resolução de atividades recorrendo a recursos tecnológicos – 19 horas.
  3. Avaliação Final – 3 horas.

As atividades propostas serão exploradas recorrendo a recursos diversificados, incluindo a utilização de recursos tecnológicos.

Metodologia de realização da ação

Os diferentes temas serão abordados em aulas teórico-práticas e laboratoriais, que decorrerão em Laboratórios Informáticos onde os formandos executarão diversas atividades, cujo mote serão os vários conceitos que se pretendem desenvolver.

Metodologia de avaliação dos formandos

A avaliação nesta ação de formação será constituída por:

− Componente de avaliação contínua, com ponderação de 30% na classificação final. Em cada sessão é atribuída uma classificação de 1 a 10 valores a cada formando, de acordo com a sua participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula, na referida sessão. A nota final desta componente será obtida por média ponderada (pela duração da respetiva sessão) das classificações atribuídas em cada sessão.

− Trabalho escrito individual, com ponderação de 70% na classificação final. Esta avaliação escrita individual será realizada em ambiente laboratorial, com uso de computadores, onde serão avaliados os conteúdos abordadas nesta ação.

Em todas as sessões que constituem este curso de formação de professores, os formandos serão avaliados através da escala de 1 a 10 valores de acordo com a carta circular nº3/2007 do CCPFC e da DGRHE:

“Excelente” – de 9 a 10 valores;

“Muito Bom” – de 8 a 8,9 valores;

“Bom” – de 6,5 a 7,9 valores;

“Regular” – de 5 a 6,4 valores;

“Insuficiente” – de 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

Carvalho e Silva, J. et al., Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática, 27 de março de 2020.

MEC – DGE. Aprendizagens Essenciais (AE), Agosto de 2018, Ministério da Educação e Ciência.

MEC – DGE. Programa e Metas Curriculares Matemática A Ensino Secundário. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.

MEC – DGE (2016). Orientações de Gestão Curricular para o Programa e Metas Curriculares de Matemática A. Ministério da Educação e Ciência.

Material bibliográfico de apoio colocado pelos formadores na página da ação no Moodle.