Teoremas clássicos da geometria euclidiana de triângulos e quadriláteros

Objetivos

Pretende-se com esta formação atingir os seguintes objetivos:

  • melhorar a formação dos professores na área da geometria e consequentemente a sua atividade profissional
  • desenvolver e consolidar conhecimentos na área da Geometria Euclidiana com recurso ao software de geometria dinâmica GeoGebra
  • adquirir competências na demonstração de teoremas da geometria Euclidiana
  • privilegiar a partilha de saberes e de experiências com todos os intervenientes no processo educativo

Conteúdos programáticos

  1. Teoremas de Ceva e de Menelaus
  2. Pontos notáveis de um triângulo, reta de Euler e círculo dos nove pontos
  3. Teoremas de Morley, de Napoleão e de Ptolomeu
  4. Avaliação

Metodologia de realização da ação

A ação de formação será realizada em laboratório de aplicações informáticas com recurso ao software de geometria dinâmica GeoGebra.

Os teoremas serão apresentados e exemplificados através do GeoGebra. Os formandos irão fazer construções geométricas no GeoGebra dos teoremas e depois será discutida a demonstração destes a partir de relações observadas através do GeoGebra e da ajuda dos formadores. Será privilegiada a partilha de experiências e de conhecimentos entre formadores e formandos.

Bibliografia

  1. Coxeter, H.S.M., Non-Euclidean geometry. 6th ed., Spectrum Series. Washington, DC: The Mathematical Association of America. xviii, 1998.
  2. Freitas, Vinícius Paulo e Oliveira, Nilomar Vieira, Alguns teoremas clássicos da Geometria Sintética e Aplicações, Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas – UFSM, V.37 N.3, 2015, 898–909.
  3. Veloso, E., Geometria: Temas actuais, Ministério da Educação, Instituto de Inovação Educacional, Lisboa, 1988.

 

Mais informações

Número mínimo de formandos – 10 formandos
Número máximo de formandos – 20 formandos