Teoremas Clássicos da Geometria Euclidiana de Triângulos e Quadriláteros
Objetivos
Pretende-se com esta formação atingir os seguintes objetivos:
- melhorar a formação dos professores na área da geometria e consequentemente a sua atividade profissional
- desenvolver e consolidar conhecimentos na área da Geometria Euclidiana com recurso ao software de geometria dinâmica GeoGebra
- adquirir competências na demonstração de teoremas da geometria Euclidiana
- privilegiar a partilha de saberes e de experiências com todos os intervenientes no processo educativo
Conteúdos programáticos
- Teoremas de Ceva e de Menelaus
- Pontos notáveis de um triângulo, reta de Euler e círculo dos nove pontos
- Teoremas de Morley, de Napoleão e de Ptolomeu
- Avaliação
Metodologia de realização da ação
A ação de formação será realizada em laboratório de aplicações informáticas com recurso ao software de geometria dinâmica GeoGebra.
Os teoremas serão apresentados e exemplificados através do GeoGebra. Os formandos irão fazer construções geométricas no GeoGebra dos teoremas e depois será discutida a demonstração destes a partir de relações observadas através do GeoGebra e da ajuda dos formadores. Será privilegiada a partilha de experiências e de conhecimentos entre formadores e formandos.
Bibliografia
- Coxeter, H.S.M., Non-Euclidean geometry. 6th ed., Spectrum Series. Washington, DC: The Mathematical Association of America. xviii, 1998.
- Freitas, Vinícius Paulo e Oliveira, Nilomar Vieira, Alguns teoremas clássicos da Geometria Sintética e Aplicações, Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas – UFSM, V.37 N.3, 2015, 898–909.
- Veloso, E., Geometria: Temas actuais, Ministério da Educação, Instituto de Inovação Educacional, Lisboa, 1988.
Mais informações
Número mínimo de formandos – 10 formandos
Número máximo de formandos – 20 formandos