ESAD.CR

Festival Ofélia 10.5

VEJA O PROGRAMA NA INTEGRA AQUI

Festival Ofélia de Teatro e Artes Performativas da ESAD.CR acontece desde 2011, sendo um evento cultural anual organizado pelos alunos do 2º ano do curso de Teatro da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.

O objetivo é promover o trabalho dos estudantes, assim como fomentar a criação artística intra e inter escolas de artes. Além disso, procura também inovar em conteúdo e forma, explorar toda e qualquer maneira de fazer teatro, atrair um público fiel e colaborar com todos os campos artísticos adjacentes às artes do espetáculo, como luz, som, cenografia, figurino, design, multimédia, gestão e produção cultural, entre outros.

Uma vez que a 10ª edição deste evento não ocorreu em 2020, devido ao confinamento obrigatório e ininterrupto, este ano será realizada a edição 10.5, a ocorrer nos dias de 26 a 29 de maio. A equipa de organização adjacente a esta edição constitui-se por: Ana Teresa Correia, Catarina Brito, Hanne Oliveira, Isabel Santos, Mariana Guerra e Marta Guimarães.

Foram as intercorrências causadas pela pandemia do Covid-19 que suscitaram a palavra tema desta edição: FRAGMENTOS, cada um de nós como partes de um todo. De modo que o Festival Ofélia 10.5, através das artes performativas, deseja despertar a comunidade para conectar os fragmentos, ora próximos ora distantes, a fim de gerar arte e lembrar o seu valor constante na vida humana.

As atividades deste evento são gratuitasabertas ao público, e terão lugar tanto nos espaços da própria ESAD.CR, como também em locais da cidade, como: o Parque D. Carlos, Céus de Vidro, Museu Leopoldo de Almeida, Museu de Cerâmica e o Museu do Hospital Termal.

A programação oficial será disponibilizada através das redes sociais do evento:
Instagram: @festivalofelia10.5
Facebook: Festival Ofélia

Para além dos espetáculos teatrais, performances e a participação das escolas convidadas: Universidade do MinhoUniversidade de Évora e Escola Superior de Teatro e Cinema, o evento contará com exposições dos alunos dos outros cursos da ESAD.CR, com trabalhos de desenho, fotografia e pintura, por exemplo; uma mesa-redonda intitulada “Cenografia Online” via webinar moderada pelo cenógrafo Henrique Ralheta, com os seguintes convidados: João Brites, Fernando Ribeiro e Júnior Rodrigues; dois workshops presenciais: “Ilumina-te”, workshop de som e luz com o técnico superior Daniel Coimbra e “Improvisação no movimento”, coordenado pelo coreógrafo Miguel Moreira. E ainda o workshop via webinar, através da plataforma Zoom, “Interpretando a Canção”, com a cantora e dubladora Kika Tristão e a atriz Karlla Guimarães, uma parceria do Festival Ofélia com a Escola de Artes Faz Assim, escola brasileira especializada em teatro musical.

A edição 10.5, tendo em conta o estado atual da cultura, decidiu apostar num reforço online, através da transmissão em livestream nas plataformas Youtube e Facebook de alguns espetáculos do Festival.

A realização desta edição do Festival Ofélia conta com a colaboração do coletivo artístico LuscoFusco e com o apoio da Junta de Freguesia N. Senhora do Pópulo, Coto e Gregório e da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.”

Até já.