euraceLogo

O Departamento de Engenharia Eletrotécnica é uma unidade funcional da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria a que estão afetos 12 laboratórios, cerca de 40 docentes, atividades e serviços de apoio relacionados com o ensino de Engenharia Eletrotécnica. No Departamento encontram-se também localizadas as academias SIEMENS e PHOENIX CONTACT, na área da Automação Industrial e a Academia Microchip na área da Eletrónica/Robótica.

O Departamento de Engenharia Eletrotécnica (DEEstg) tem a sua origem no ano letivo de 1989/90 com o início do curso de Bacharelato em Engenharia Eletrotécnica – Manutenção Industrial, embora a sua criação formal venha apenas a acontecer mais tarde, com a aprovação dos Estatutos da ESTG em 1997.

Atualmente o Departamento oferece um curso de Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, sendo um curso diurno de três anos (EEC-D) e um noturno de quatro anos (EEC-N), um curso de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e cinco cursos Técnicos Superiores Profissionais na área da Engenharia Eletrotécnica:

  • Automação Robótica e Manutenção Industrial
  • Energias Renováveis e Eficiência Energética
  • Eletrónica e Redes de Telecomunicações
  • Sistemas Eletromecânicos (em parceria com o Dep. Eng. Mecânica)
  • Veículos Elétricos e Híbridos (em parceria com o Dep. Eng. Mecânica)

A Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica são cursos distinguido com o selo europeu EUR-ACE®, atribuído pela Ordem dos Engenheiros, sob credenciação da European Network for Accreditation of Engineering Education (ENAEE). Este selo consiste numa Marca de Qualidade que certifica a excelência do ensino nos cursos de engenharia ministrados na Europa e permite confirmar a natureza internacional dos diplomas da ESTG/IPLeiria, facilitando a aceitação de engenheiros diplomados pelo Politécnico de Leiria por toda a Europa.

 O Departamento colabora ainda na lecionação de diversos cursos na área da Engenharia Automóvel e na área da Engenharia da Energia e do ambiente.