O Departamento de Engenharia Eletrotécnica é uma unidade funcional da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria a que estão afetos 12 laboratórios, cerca de 40 docentes, atividades e serviços de apoio relacionados com o ensino de Engenharia Eletrotécnica. No Departamento encontram-se também localizadas as academias SIEMENS e PHOENIX CONTACT, na área da Automação Industrial e a Academia Microchip na área da Eletrónica/Robótica.

O Departamento de Engenharia Eletrotécnica (DEEstg) tem a sua origem no ano letivo de 1989/90 com o início do curso de Bacharelato em Engenharia Eletrotécnica – Manutenção Industrial, embora a sua criação formal venha apenas a acontecer mais tarde, com a aprovação dos Estatutos da ESTG em 1997.

Atualmente o Departamento oferece um curso de Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, um curso de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e três cursos Técnicos Superiores Profissionais na área da Engenharia Eletrotécnica:

  • Automação Robótica e Manutenção Industrial
  • Energias Renováveis e Eficiência Energética
  • Eletrónica e Redes de Telecomunicações
  • Sistemas Eletromecânicos

O Departamento colabora ainda na lecionação de diversos cursos na área da Engenharia Automóvel e na área da Engenharia da Energia e do ambiente.